Aplicativos de Chat Para Smartphone e Diferenças com SMS

Quando os celulares ficaram populares nos anos noventa do século XX os envios de SMS se tornaram práticas constantes não apenas por causa da economia como também necessidade das pessoas se comunicarem de forma rápida e quase instantânea. Na sequência surgiram os programas para PC (Computador Pessoal), com a dificuldade de usar a estrutura em locomoção. Com a chegada dos smartphones o problema de se locomover e comunicar melhorou junto com a franca economia que os aplicativos do gênero por trazer para o bolso.

Aplicativos de Chat Para Smartphone e Diferenças com SMS

Aplicativos de Chat Para Smartphone e Diferenças com SMS

Aplicativos e Disputa de Mercado

Nos dias de hoje existem diversos tipos de aplicativos que de forma prática representam a substituição dos torpedos. De forma prática, grande parte dos projetos traz a estrutura no estilo de bate-papo. Interessante notar que parte da oferta do mercado funciona de forma grátis, o que representa um sonho de forma prática para quem aprecia o ato de ficar trocando mensagens grande parte do dia e ao mesmo tempo fazer economia de dinheiro. Em termos práticos não existe limite para sonhar! Ou seja, as trocas de mensagens podem acontecer sem limitação, desde que os dois celulares inteligentes estejam conectados na rede mundial de computadores (internet) e com o mesmo aplicativo a fazer o trabalho. No que tange ao mercado as operadoras de celulares se sentem ameaçada com a queda na procura por SMS e sentem o peso da concorrência.

Cobertura Wi-Fi

Nem tudo consiste em maravilha, afinal, nada é perfeito. Além de ter o mesmo aplicativo para fazer a troca de mensagens de forma gratuita, existe a necessidade de ter planos ilimitados para enviar dados na internet, ou mesmo encontrar local nos qual a rede WI-FI funcione sem problemas, o que pode ser encarado como uma problemática em terras nacionais que não possui um plano público para fazer esse tipo de cobertura. Outro tipo de vantagem consiste no fato de os técnicos trabalharem de forma ativa para que a tecnologia consiga se adequar aos diferentes sistemas operacionais que existem nos celulares inteligentes.  Por exemplo, quem usa IPHONE pode conversar sem maiores problemas com usuários que possuem ANDROID. Porém, existe a necessidade de ter o mesmo tipo de programa gratuito ou pago em forma de aplicativo.

Cobertura Wi-Fi

Cobertura Wi-Fi

Lado SMS!              

.           Vale ressaltar que o SMS também tem as suas vantagens mesmo nos dias atuais, quando aplicativos surgem aos montes no sentido de dominar o mercado de chat para celulares inteligentes. Para enviar a mensagem não existe preocupação em estar com a mente preparada para fazer o trabalho com tecnologias avançadas, como o fato de salvar, instalar e habilitar o aplicativo no smartphone. Existe apenas a necessidade de ter a linha com habilitação junto com o crédito disponível apenas por quem envia a mensagem. Com o tempo os valores por cada mensagem diminuem em níveis a se considerar de forma positiva ao bolso do usuário quando se compara com os cenários dos anos noventa do século XX, quando no Brasil não existia celular inteligente. Também existe a questão do aplicativo e da rede. Por exemplo, locais nos quais o sinal da internet está baixo ou congestionado faz com que a troca de mensagens entre aplicativos de celulares inteligentes seja prejudicada e por consequência acontece maior demora por conta da chegada do envio ao destino. No mercado da atualidade a grande parte das operadoras traz planos que custam cerca de quinze reais mensais para quem quer ter acesso à internet em locais nos quais não existe plano WI-FI. Por exemplo, representa opção interessante para quem está viajando de avião e quer trocar mensagens durante a viagem para que a mesma tenha a sensação de ter sido mais rápida e animada. Porém, conforme o limite representa realidade na rede à velocidade começa a diminuir ao ponto de parecer ser sinal de net gratuita e discada. Entretanto, a dificuldade do gênero acontece de forma principal ao fazer acesso de sites ou outros ambientes virtuais. Quem permanece no programa pode trocar mensagens sem notar diferença de velocidade, visto que grande parte das sentenças é menor.

Celulares Pré-Pagos: Preço SMS       

De forma prática os preços para trocar mensagens do tipo SMS fica na faixa entre trinta centavos e cinquenta centavos. Quem troca poucas mensagens pode não sentir no bolso a diferença. Por outro lado, o envio de trezentas mensagens mensais traz a soma de noventa reais apenas por causa do envio da mensagem entre celulares tradicionais, preços que estão além dos quinze reais pagos para ter internet nos smartphones, visto que grande parte dos aplicativos trazem o download e formas de uso gratuitas, visto que há inclusive opções que trazem chamadas de texto ou voz. Não se pode ignorar o fato de que as empresas de celulares compreendem a problemática em termos de concorrência e de forma frequente oferece pacotes para enviar mensagens, como, por exemplo, duzentas mensagens por quinze reais. Mesmo com a tentativa em nível mercadológico o quadro dos smartphones traz menos custos e maior tempo para poder trocar mensagens instantâneas. Porém, quem usa celular do tipo pós-pago pode encontrar certa vantagem na troca das mensagens, o que varia de acordo com o plano.

Celulares Pré-Pagos: Preço SMS

Celulares Pré-Pagos: Preço SMS

Múltiplas Opções: Tecnologia Multimídia

Um ponto a se considerar de forma positiva consiste no fato de que os programas dos celulares inteligentes estão repletos de opções multimídia que tornam SMS tecnologia do tipo atrasada. Além de poder receber ou enviar o conteúdo informativo sem dificuldade, também existe maior variedade em termos de emoticons, usados de forma preferencial entre crianças e público feminino. Também existe a possibilidade de enviar um tipo de texto para lista extensa de amigos sem ter custo adicional por causa do ato de envio.

Múltiplas Opções: Tecnologia Multimídia

Múltiplas Opções: Tecnologia Multimídia

Organização das Mensagens: Smartphone

Em termos organizacionais os aplicativos para smartphones também possuem vantagens práticas, de principal ao levar em conta que as mensagens ficam organizada na estrutura chat. Ou seja, possível analisar as mensagens anteriores com facilidade apenas com um toque do dedo na tela. Também existe a possibilidade de enviar links para vídeos, fotos ou outro tipo de arquivo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.