Aprenda a Escolher o Melhor Computador Para Você

Como você escolhe um sistema de computador adequado para o ambiente de trabalho e que irá atender às suas necessidades de computação? Há muitos fatores que você precisa analisar com atenção antes de gastar seu dinheiro fazendo a escolha de um computador. Esses detalhes a serem analisados são coisas como CPU, memória, espaço em disco rígido, placas de som e outros periféricos, que são fatores essenciais a considerar ao escolher o sistema. Este artigo ensina você a analisar cada um desses fatores para ajudar a evitar as muitas armadilhas que se pode cair na compra de um PC. Lembre-se de considerar o uso pretendido por você com essa máquina, o seu orçamento disponível para comprar, juntamente com os recursos do sistema e também o nível de suporte técnico para o seu produto.

Imagem de Amostra do You Tube

Uso Pretendido

Você pretende usar o computador que será comprado para que? Essa é uma das principais considerações ao comprar um sistema desktop. O principal objetivo aqui é conseguir um sistema que irá atender as suas necessidades de computação, e que além disso proporcione alguma durabilidade desta máquina executando essa aplicação. Se você estiver usando o computador para fins profissionais ou de negócios, você vai querer estabilidade e apoio como fatores essenciais na sua decisão de compra. Por outro lado, se você pretende usar o sistema para atividades domésticas, você pode querer um PC mais completo, que pode lidar com aplicações multimídia, e também navegar na web facilmente.

Uso Pretendido

Uso Pretendido

Quanto Dinheiro Há Para Gastar?

Você vai precisar considerar o seu orçamento para comprar um novo PC. Sistemas low-end vão fazer você economizar muito dinheiro e são adequados para a maioria dos usuários domésticos. Sistemas high-end vão custar mais e serão mais adequados para aqueles que querem jogar os mais recentes jogos 3D ou fazer edição de vídeo pesadas ou ainda trabalhar com edição de imagens.

Recursos do Sistema

OK, aqui é onde começa a ficar complicada a brincadeira. Um PC desktop típico tem tantos componentes que fica difícil decidir qual sistema é bom ou ruim para determinado usuário. Estamos falando de toda uma infinidade de componentes, como cartões de memória, vídeo, placas de som, drives óticos e assim por diante. Aqui segue uma lista dos componentes mais essenciais no PC, que você deve olhar bem ao comprar uma nova máquina:

CPU

O processador é o cérebro do seu sistema, por isso é uma questão fundamental no momento da compra de um PC. Se você quer que seu sistema possa durar algum tempo com boa performance, escolha máquinas que tenham os processadores mais recentes, como a família Intel Core i7.

Memória

A memória do sistema também é muito importante: você nunca pode ter somente o suficiente. Normalmente, procure pelo menos 4 GB de memória para máquinas que vão operar em ambiente de trabalho. Qualquer coisa a menos, representarão um problema para aplicações de negócios ou que exijam do hardware como elementos gráficos.

Motherboards

Se você está comprando o sistema de fabricantes como HP, Dell ou IBM, a placa-mãe geralmente não será um problema. Na verdade, a maioria dos fabricantes de PC não diz o tipo de placa-mãe usado em seus desktops. A marca da placa-mãe é de maior importância, se você está construindo o seu próprio PC.

Discos Rígidos

Meu conselho a você é obter espaço em disco tanto quanto você possa pagar. Um disco rígido típico pelos padrões de hoje seria de cerca de 160 GB, pelo menos. Se você costuma baixar muita coisa da Internet, ou editar vídeos ou ainda possui uma enorme coleção de fotos e vídeos, você estaria melhor equipado com pelo menos um disco rígido de um terabyte de capacidade.

Discos Rígidos

Discos Rígidos

Drives Óticos

Um gravador de DVD é agora um recurso padrão em todos os computadores. Certifique-se de que você está recebendo pelo menos um DVD com 24X de velocidade de leitura. Melhor ainda se vier com drive Blu-Ray, que lhe permitirá gravar discos dessa tecnologia.

Monitores

Minha opinião é a de ir para pelo menos um monitor de LCD de 22 polegadas, que pode exibir vídeo em HD, ou seja, que suporta 1080p. As melhores marcas que podemos citar são: LG e Samsung.

Gráficos

Sistemas de computador vêm com vídeo integrado na placa-mãe, ou uma placa de vídeo dedicada. Se você for um jogador inveterado, especialmente aqueles viciados em jogos 3D, você não vai querer contar com vídeo integrado, aquele que vem com a placa mãe. Verifique se o seu PC tem uma placa de vídeo dedicada com pelo menos 1 GB de memória de vídeo.

Som

Mais uma vez, é comum que os computadores venham com som integrado na placa-mãe nos dias de hoje. No entanto, se você é um aficcionado por áudio do computador, opte por uma placa de som separada.

Portas

As portas USB são padrão nos sistemas de computadores desktop atualmente. Na verdade, você deve verificar se o sistema vem com suporte para a mais recente especificação do padrão USB, a versão 3.0. Seria ainda melhor se o sistema contasse com portas FireWire (que são essenciais para a captura e edição de vídeo).

Sistema Operacional

A maioria dos sistemas de computador nos dias de hoje vem instalada com o Windows 7 Home Premium, que é adequado para usuários domésticos. As empresas devem preferir utilizar o Windows 7 Professional nas máquinas que irá adquirir.

Imagem de Amostra do You Tube

Suporte Técnico

O suporte pós-venda e os prazos de garantia são uma consideração principal, especialmente se você não tem experiência em solução de problemas de computadores. Os períodos de garantia mais básicos tem um ou dois anos de duração e são mais que suficientes para o usuário médio. Não faça a aquisição de um período de garantia estendida sem ler tudo direitinho. Na maioria das vezes, não é necessário ter períodos de garantia excessivamente longos, pois a vida útil razoável do seu computador será de cerca de 4 a 5 anos, no máximo.

Suporte Técnico

Suporte Técnico

Conclusão

Em resumo, a compra do melhor computador para você é uma questão de fazer sua pesquisa e trabalho de casa, considerando cada um dos fatores listados nesse artigo. Se possível, vá para o site do fabricante para encontrar material mais aprofundado. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>