Bola Com Chip

Uma situação tão comum quanto o esperado gol nos jogos de futebol, sem dúvida é uma jogada duvidosa. Em quase todas as partidas importantes de futebol, costuma ocorrer uma jogada polêmica, como uma bola que nem o juiz ou os bandeirinhas notaram se entrou ou não no gol.

Bola

Bola

Se um acontecimento desses ocorre em um jogo de Copa do Mundo, onde todo jogo é decisivo, a situação é ainda pior, já que se for computado ou não um gol pode significar o avanço do time no torneio ou a sua volta prematura para casa.

Foi o que aconteceu na última edição da Copa do Mundo FIFA, realizada em 2010 na África do Sul. Em uma partida das oitavas de final do torneio, entre Alemanha e Inglaterra, o juiz uruguaio Jorge Larrionda não notou um gol legítimo decorrente de uma entrada da bola chutada pelo jogador inglês Frank Lampard, que seria o gol de empate da Inglaterra na partida, que estava 2 a 1 para o time alemão.

Bola Com Chip

Bola Com Chip

O gol anulado pelo juiz uruguaio serviu para desestabilizar o time inglês, que acabou perdendo para a seleção da Alemanha por 4 a 1. Com esse resultado, a Inglaterra foi desclassificada da Copa e voltou mais cedo para casa.

Para minimizar situações polêmicas como a que aconteceu na última Copa do Mundo, a FIFA planeja utilizar nas partidas da próxima Copa, que será realizada em 2014, no Brasil, uma bola de futebol muito especial: equipada com um chip.

A bola com chip foi inventada no ano de 2005, por cientistas alemães, com o objetivo de ter um maior controle de jogo e evitar gols fantasmas. Além da bola, as caneleiras dos jogadores também são equipadas com chips durante a partida, comunicando entre si, aumentando a precisão de impedimentos, faltas e gols controversos.

Segundo o presidente da FIFA, Joseph Blatter, será discutida a possibilidade de implantar essa nova tecnologia, verificando se é viável financeiramente sua aplicação na próxima edição do torneio de futebol mais famoso do mundo.

Blatter declarou à imprensa em 2011 que o assunto será resolvido pela International Board possivelmente até julho deste ano, após a Eurocopa, a mais importante competição entre as principais seleções de futebol do continente europeu.

Como nas últimas Copas ocorreram diversas críticas também sobre a arbitragem nos jogos, mesmo que a bola com chip não seja aprovada para ser usada na Copa 2014, uma coisa é certa: a FIFA realizará mudanças na arbitragem, tanto que pretende reestruturar o seu departamento, visando atuar somente com juízes e bandeirinhas credenciados pela Federação.

Chip Na Bola

Chip Na Bola

Porém, o próprio presidente da FIFA admitiu que a tarefa não será fácil, já que em muitos países os árbitros atuam de forma amadora, devido a poucos recursos financeiros para buscar uma profissionalização.

Por causa dessa carência de profissionais, pode ser que a bola com chip possa ser utilizada já na próxima Copa em 2014, pois a tendência é que o equipamento não seja só aplicado a jogos de futebol, mas também em diversos esportes coletivos, como basquete e vôlei, onde os casos de jogadas duvidosas e erros na arbitragem também são comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>