Como Combater o Spam

Desde os primórdios da internet, as pessoas têm como um dos usos mais recorrentes o envio de e-mail. O e-mail é uma maneira rápida, eficiente e barata de se comunicar com outras pessoas, seja essa uma comunicação pessoal ou profissional. Mas essa maravilha da comunicação também é marcada pela forma mais irritante de publicidade, o spam.
O spam é um problema que está se tornando maior a cada mês, de acordo com o aumento desenfreado da população on-line. Verdadeiras pilhas de spam podem ficar na sua caixa de entrada, e as pessoas acabam por perder tempo valioso para lidar com este problema (um tempo que poderia ser melhor gasto para fazer algo produtivo). Para piorar ainda mais o quadro, por vezes, esse tipo de e-mail é usado para distribuir conteúdo malicioso. Os vírus são incluídos nos anexos que, quando abertos, fazem com que o computador seja infectado.

Como Combater o Spam

A definição do spam

O spam é geralmente definido como to tipo de mensagem eletrônica não solicitadas e enviada para um grande número de destinatários. Embora o spam enviado via e-mail seja o mais comum, o mesmo também é enviado através de mensagens instantâneas, mensagens de Usenet e mensagens de texto SMS dos telefones celulares. Outro problema intimamente relacionado ao spam é o “phishing”, caracterizado por mensagens que contém informações falsas, a fim de obter acesso a informações confidenciais do usuário.

Qual é a solução para o problema do spam?

Não importa o tipo de conta de e-mail que você usa, seja gratuita ou paga, há métodos para combater o spam. Os filtros podem reduzir muito a quantidade de spam em sua caixa de entrada. Há muitos programas sharewares e freewares disponíveis para você instalar como filtros de spam. Alguns filtros são tão avançados que eles bloqueiam o spam antes mesmo de entrar no seu computador.

Como Combater o Spam: Qual a Solução?

Uma das maneiras mais eficientes para proteger a sua caixa de entrada do spam é proteger o seu endereço de email. Abster-se de digitar seu endereço de e-mail para sites que você visita, apenas passando o mesmo onde você realmente conhece ou onde o tem relação estreita com o proprietário do site. Ainda mais importante, não publicar o seu e-mail no próprio site. Os spammers usam programas automatizados para rastrear a internet atrás de endereços de e-mail em locais públicos e, assim, colocar o seu endereço em uma página da web é com certeza uma maneira fácil de receber spam.

Conclusão

Inscrever-se em um serviço de e-mail que utilize filtros de spam ou instale o seu próprio filtro de spam é mais que primordial.

Como Combater o Spam: Conclusão

Não abrir anexos de e-mails ou qualquer coisa que parece ser spam, ou melhor, de onde você não esteja certo que não seja spam. Instale um programa anti-vírus no seu computador e certifique-se de verificar seus e-mails quando chegam e também de checar o seu computador regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>