Como Funciona o Bitcoin

Com a chegada da era digital onde quase tudo passou a ser feito pelo computador, a cada dia encontramos novidades partindo de todas as áreas. Os bancos virtuais chegaram já há um bom tempo e vem sendo utilizado em compras online para facilitar a segurança tanto de quem compra como de quem vende. Assim como existem esses bancos, existem também as moedas que só têm valor na internet. A Bitcoin é uma delas. Saber um pouco mais sobre esse sistema faz muita diferença não somente na hora de comercializar com esse tipo de moeda, mas também na hora de precisar comprar para realizar transações ela internet com ela, já que existem estabelecimentos que adotaram a bitcoin como moeda de circulação oficial e só recebem esse tipo de dinheiro. Se você começou agora a fazer transações online, com certeza carrega algumas dúvidas e saber mais como funciona esse sistema de compra e venda, saber utilizar as bitcoin faz uma diferença enorme nas suas compras e vendas também. Então para ajudá-lo, elaboramos um pequeno orientador sobre a moeda e também como você pode fazer comércio na internet utilizando-a sempre que for necessário.

História e Definição

A bitcoin foi criada no ano de 2009 pelo oriental Satoshi Nakamoto. O nome foi dado levando em consideração o programa de código aberto que foi utilizado para projetar a sua ideia e o uso dessa moeda na internet e também a rede de peer to peer, onde ela é utilizada. As moedas tradicionais quando são colocadas em circulação, precisam de um órgão emissor centralizado. Já no caso das bitcoins, elas não precisam desse emissor porque utiliza um tipo próprio de banco de dados que são distribuídos pela rede peer-to-peer e assim registram todas as transações feitas com a moeda. Essa rede especializada para bitcoin faz uso de uma criptografia que provém funções de segurança que apesar de básicos, são muito bem fiscalizados e estudados. Essa rede não permite, por exemplo, que uma pessoa não utilize mais de uma vez as suas bitcoins ou então que outra pessoa faça esse uso. A Bitcoin foi uma das primeiras ideia que chamamos de criptomoeda, que é um conceito de moeda que funciona totalmente virtual. A diferença da bitcoin de outras moedas é que apesar de funcionar pela internet, ela ainda é considerada um ativo quando se fala e economia, já que tem todo um processo de “impressão” de moeda.

Cotações em 2013

Apesar de não ser uma moeda real e principalmente, por funcionar de uma forma paralela a todas as outras ao redor do mundo, a bitcoin precisa passar por um sistema de cotação para ser adquirida. Muitas moedas possuem outro nome mas o valor equiparado ao real, ou seja, você a compra mas o valor continua sendo em real, dólar, euro ou qualquer outra moeda ao redor do mundo como acontece com o Paypal. No caso da bitcoin não, você precisa comprar a moeda e a partir de então, realizar suas compras no valor relativo a essa moeda. Para 2013 a cotação em dólar, por exemplo, já que por ser uma moeda internacional para muitos ela é comprada em dólar, teve um crescimento considerável e passou a valer 13 dólares cada bitcoin em janeiro, já em abril esse valor disparou e chegou a 190 cada bitcoin. De acordo com estudiosos e economistas, esse aumento exagerado do valor se deu devido a crise financeira que acontecia na Europa, principalmente a crise financeira Chipre. Hoje já existe mais de 1 bilhão de bitcoin no mercado, o que fez com que esse número fosse considerado o valor de mercado dessa moeda virtual.

Cotações em 2013

Cotações em 2013

Endereço

Esse é o nome que cada usuário da rede Bitcoin recebe ao adquirir suas primeiras moedas. Podemos dizer que o Endereço é a carteira de cada indivíduo. Cada usuário também tem um número arbitrário de pares de chave pública/privada.

Endereço

Endereço

O Que é Cada uma Dessas Chaves?

As chaves públicas, é um tipo de endereço da bitcoin, e são utilizados para identificar o remetente e o destinatário de cada pagamento que é feito. Já as chaves privadas, são também os endereços, mas nesse caso servem apenas para autorizar os pagamentos que serão feitos exclusivamente por um dono da moeda. Apesar de receber o nome de “Endereços” estes não contém nenhuma informação sobre os donos das bitcoin, assim como o valor ou circulação que é feita com a moeda. Esses dados são geralmente totalmente anônimos. Quando é pedido o endereço de alguém em alguma transação da bitcoin, em geral eles são legíveis através de uma sequência aleatória de dígitos e letras maiúsculas e minúsculas. São cerca de 33 caracteres e são identificados apenas pelo sistema oficial da moeda. Sendo um usuário de bitcoin, você pode ter diversos endereços sem nenhum problema. Isso acontece porque praticamente a cada nova transação feita com a moeda, um novo endereço é gerado pelo sistema. Ele só pode ou é reutilizado em caso de transação com o mesmo destinatário e mesmo assim, caso o cliente ache mais seguro, pode optar pela geração de um novo endereço. A criação de endereços sempre que existir uma nova transação é uma forma de deixar essa ação mais segura para cada cliente, assim como proteger a sua privacidade.

Gerando Bitcoins

Não existe um descontrole na geração de Bitcoin, onde no caso, não é permitido que você compre uma quantidade ilimitada dessa moeda por dia. O sistema online desta, gera e distribui um lote certo de bitcoins novas mais ou menos 6 vezes por hora de forma aleatória entre os usuários que estão com o programa de geração de moedas aberto. A chance que um usuário tem de ganhar um lote de bitcoin depende diretamente do poder de distribuição que ele dá a moeda. Geralmente cada lote contém 50 bitcoins e de acordo com responsáveis pela “mineração” de bitcoin, como é chamada a produção da moeda, esse valor vai diminuir consideravelmente no decorrer do tempo já que a meta de circulação de bitcoin no mundo não poderá nunca passar dos 21 milhões. Para conhecer melhor sobre a bitcoin, assim como para começar a utilizá-la, basta visitar o site clicando aqui.

Gerando Bitcoins

Gerando Bitcoins

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.