Como Identificar um Perfil Falso no Facebook

Praticamente todo mundo possui uma conta em uma rede social hoje em dia. Estes sites são bons e divertidos sob diversos aspectos e muitas vezes, ficar fora deles vai deixar você alheio à muita coisa que acontece no mundo virtual. Nos últimos anos o Facebook cresceu em uma proporção imensa e passou para trás muitos outros sites do tipo, inclusive o Orkut que foi a sensação por anos. Com o crescimento vieram também alguns problemas bem comuns na rede: a falsidade de informação pessoal. Muitas pessoas mentem sobre quem são na internet e não falamos em fingir sentimentos ou intenções, falamos em falsidade ideológica mesmo.

Como Identificar um Perfil Falso no Facebook

Como Identificar um Perfil Falso no Facebook

Desde que as redes sociais crescerem, o número de perfis falsos nesses sites também aumentou. Alguns são somente de brincadeira, outros para uso pessoal, mas que por algum motivo não querem ou podem mostrar quem verdadeiramente são, mas ainda existe o pior tipo de perfil fake (falso em inglês), que são aqueles perfis de criminosos que usam outra identidade para ludibriar os internautas. Diante dos motivos que colocamos mais acima, você saberia identificar um perfil fake no Facebook? Existem alguns detalhes que facilitarão você nessa identificação e ajudarão a não cair em nenhum tipo de golpe, mesmo que inocente!

Crime de Falsidade Ideológica

O crime de falsidade ideológica consta no nosso código pena, sob o artigo 299, sendo atribuído à qualquer pessoa que realize algum tipo de fraude com adulteração de documento, sendo ele público ou particular, com o intuito de obter alguma vantagem sobre isso. Até pouco tempo, ter um perfil fake em qualquer site de rede social não era considerado um crime de falsidade ideológica porque perfis sociais não é documento. Acontece que diante os diversos recursos sobre esse assunto, encaixou-se em outros parâmetros do artigo, já que o que gera o crime de falsidade ideológica não é somente a reprodução de um documento e sim as ações que você toma sobre ele. Portanto, ter apenas um perfil fake em nome de outra pessoa não é considerado um crime de falsidade ideológica, mas o que você vai fazer com esse perfil, sim, poderá ser incubado do crime. Observar alguns pontos sobre um perfil, vai dizer muito se ele é ou não um perfil falsificado. Vejamos.

Mais Mulheres do que Homens

De acordo com diversas análises feitas, inclusive pela equipe que fiscaliza a política de privacidade do Facebook (basta visitar o fórum  do site para ver esta e outras análises), a maioria dos perfis fakes encontrados no site são de mulheres. Os dados mostram que 97% dos perfis falsos encontrados no site são de mulheres e um dos principais motivos disso ocorrer, é que a quantidade de arquivo de imagens disponível para isso na internet apontam mais fotos femininas do que masculinas.

Mais Mulheres do que Homens

Mais Mulheres do que Homens

Busque Pelo Nome em Outras Redes Sociais

Dificilmente uma pessoa tem apenas uma rede social. Então se você está na dúvida se aquele perfil que lhe adicionou no Facebook é falso ou não, realize uma busca pelo nome na rede. Isso é bem fácil de se fazer, basta que você acesse o seu buscador preferido e busque pelo nome que figura no site. Caso encontre em outros sites, observe as informações e veja se fotos também batem e comprove se é fake ou não. Caso você tenha mais informações sobre o perfil, como o email, a sua pesquisa ainda será mais eficiente porque as chances de achar cadastros em outros sites é bem maior.

Analisando as Imagens do Perfil

A primeira ação tomada por alguém que utiliza um perfil falso no Facebook é usar imagem de outra pessoa que não seja a sua própria. Essas imagens podem variar entre pessoas famosas, o que facilita a identificação do perfil falso, ou imagens colhidas de bancos de dados. Alguns perfis fakes são tão bem criados que a pessoa tem o extremo cuidado em usar sempre a mesma pessoa para compor o seu perfil, principalmente com os álbuns. Essas imagens podem ser colhidas na internet e já existem sites cm banco de fotos somente para essa finalidade. Existe um meio muito simples de identificar se o perfil daquela pessoa que você está olhando é falso ou não, analisando apenas as imagens do site. Para saber como, elaboramos um pequeno passo a passo para você. Confira logo abaixo.

Analisando as Imagens do Perfil

Analisando as Imagens do Perfil

  • Passo 1: Abra o perfil no facebook da pessoa que você deseja analisar e abra a foto do perfil. Com esta aberta clique no botão direito do seu mouse e escolha opção “copiar endereço de imagem”. Em alguns casos vai aparecer a palavra “url” no lugar de “endereço” então é só fazer a comparativa e seguir o mesmo procedimento.
  • Passo 2: Com o seu navegador aberto em outra aba, acesse o site do Googe e selecione a aba “Imagens” que fica no canto superior direito da tela. Com essa nova página aberta, você vai selecionar o desenho de uma câmera fotográfica que tem logo ao lado da caixa de busca.
  • Passo 3: Com o mouse selecionado nessa nova caixa de busca que vai abrir, copie a url da imagem e clique em pesquisar.

Caso você queira também é possível salvar a imagem no seu computador e fazer o mesmo processo só que ao invés de colar a url da imagem você vai escolher a aba “Envie uma imagem”. Agora o Google fará uma busca em toda a internet e detectará todas as informações sobre tal foto que você enviou. Dessa forma você saberá se o perfil é fake ou não apenas pela imagem.

Como Denunciar um Perfil Falso no Facebook

Em alguns casos, o perfil falso pode ser feito sem a intenção de denegrir a imagem de alguém e somente como uma opção mais reservada de se manter no site. Cada um tem seus motivos e são por completo inquestionáveis, mas quando essa falsidade acontece e a pessoa utiliza o perfil fake para enganar outros usuários ou transmitir vírus para seus perfis também, o mais indicado e denunciar para que a administração do Facebook delete tal conta.

Isso é bem simples de fazer e basta que você visite o perfil da pessoa e na aba onde fica o desenho de uma engrenagem com uma setinha para baixo você clica e escolhe a opção “Denuncia/Bloquear”. Então é só escolher o motivo, fazer a descrição da denúncia e aguardar a análise do site.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.