Como Saber Se Minha Internet Está Sendo ‘Roubada’?

O roteador sem fio deve ter indicadores luminosos que mostram conectividade com a Internet, conexões de rede com fio. Maneira interessante de perceber o roubo caminho está em desligar dispositivos sem fio e ir ver se a luz sem fio ainda está piscando. O problema com isso é que você pode ter muitos outros dispositivos Wi-Fi (por exemplo, a TV ou console de jogos) para se lembrar de desligar. Ainda sim é um método rápido e sujo, porém, que pode confirmar as suspeitas.

Imagem de Amostra do You Tube

Método Network: Verificar a Lista de Dispositivos

O console administrativo do roteador pode ajudar em saber sobre a atividade de rede sem fio e alterar as configurações de segurança. Para efetuar login no console, vá para o endereço IP do roteador. Quem tem Windows pode encontrar em “prompt” de comando, “Default Gateway” w verifique o endereço IP. Em um Mac? Abra o painel de preferências de rede e pegar o endereço IP listado ao lado de “Roteador”. Em seguida, digite o endereço IP na janela do navegador. Você será solicitado a acessar seu roteador. Se não tiver alterado as configurações padrões a documentação do roteador terá a informação de login.

Método Network: Verificar a Lista de Dispositivos

Método Network: Verificar a Lista de Dispositivos

Dispositivos Conectados

Todos os roteadores são diferentes, mas possuem sempre para setor relacionado aos dispositivos conectados. Isso pode ser chamado de “My Network” em roteadores Verizon. Ele deve fornecer lista de endereços IP, MAC e nomes de dispositivos (se detectável) a verificar na conta. Compare os dispositivos conectados ao equipamento para encontrar usuários indesejáveis. Nota: Roteadores DHCP não mostram todos os dispositivos conectados, mas sim os clientes – dispositivos que tem seu endereço IP automaticamente a partir do roteador. Um hacker furtivo, no entanto, pode entrar em sua rede com IP estático, ignorando que a tabela de DHCP. Então você vai precisar se referir à lista de clientes sem fio não real, a listagem de DHCP. Em roteadores Linksys se pode encontrar por trás da função wireless o filtro de endereços MAC, que precisa ser ativado para mostrar a lista de todos os dispositivos conectados (estático ou DHCP).

O Que Fazer Para Encontrar Dispositivo Não Autorizado?

Simples! Alterar a segurança para WPA2-AES (ou a criação de uma nova senha) evita o acesso à rede Wi-Fi de usuários não autorizados. Os endereços IP e MAC apenas não identificam de forma exata os autores. Porém, se é isso que você está procurando, então entre no seu painel de administração de rede no qual se altera as configurações e os logs de vista. Assistente de kit de ferramentas de auditoria sem fio (MOOCHERHUNTER) tem sido usado por organizações de aplicação da lei na Ásia para acompanhar Wi-Fi. A descrição do software diz que pode localizar o hacker sem fio do tráfego com até 2 metros de precisão. O software não é executado como um arquivo executável em Windows, mas sim que precisa ser gravado em CD e depois usado para inicializar o computador.

O Que Fazer Para Encontrar Dispositivo Não Autorizado?

O Que Fazer Para Encontrar Dispositivo Não Autorizado?

Avançando: Reforço da Segurança Wi-Fi

Se a conexão não for criptografada, ou se estiver usando WEP, que é muito fácil para cracks, o Wi-Fi é bastante vulnerável a qualquer pessoa que procura passeio livre. Se você não tiver certeza de qual tipo de criptografia demandada, vá para as propriedades de conexão sem fio que o tipo de segurança vai ser identificado. Quem quer executar uma rede sem fio aberta ou ter que usar WEP para obter alguns dispositivos (por exemplo, Nintendo DS) tem melhor aposta ao adicionar uma nova rede separada e sem fios protegida para coisas importantes e só abrir o inseguro para os hóspedes e WEP quando necessário. É possível ainda usar roteador que transmite sinal sem fio separado para convidados.

Roubo Via Wi-Fi

Segurança online não está relacionada com antivírus e firewall ou praticar navegação segura. Às vezes, a segurança de rede sem fio pode ser comprometida sem usuários perceberem. Com tantos dispositivos capazes de se conectar automaticamente a qualquer rede Wi-Fi, há um grande número de não intencionais WI-FI “mutuários”. No entanto, há também aqueles que podem intencionalmente roubar sua conexão Wi-Fi e até mesmo usar para bisbilhotar o computador e obter informações confidenciais, algo perigoso às empresas. Roubo via Wi-Fi representa razão considerável para problemas de rede sem fio em casa. Conte todos os dispositivos usando a conexão Wi-Fi. Identifique todos os dispositivos habilitados para Wi-Fi em sua casa que usa a rede, incluindo IP ou endereço de Media Access Controller (MAC). Isso irá incluir outros computadores, impressoras, smartphones e aparelhos que usam a conexão. Depois de ter identificado os seus dispositivos e seus respectivos endereços, abra o painel de controle do seu roteador para executar usando a conexão. É possível acessar o painel de controle do roteador digitando 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 em seu navegador, se isso não funcionar, procure o endereço IP conectado ao roteador em si, este também deve ter o nome de usuário e senha necessários fazer login. Veja a lista de dispositivos em anexo para as máquinas que utilizam a conexão de rede Wi-Fi e execute contra a própria lista para fazer a identificação. Se você quer chutar um entalhe se pode fisicamente rastrear os dispositivos que estão roubando a conexão usando o software que triangula sinais de rede com antena direcional. Depois de ter identificado o culpado, você pode realmente ajustar as configurações do seu roteador firewall para bloquear essas ligações e tomar medidas adicionais de segurança, tais como Wi-Fi usando o WPA ou WPA2, protocolos de autenticação para proteger a rede.

Roubo Via Wi-Fi

Roubo Via Wi-Fi

Segurança de Rede sem Fio

As redes sem fio ganharam popularidade e forneceram um meio para conectar vários computadores em casas e dispositivos móveis para a Internet sem o custo de rede cabeada. Mas com a despesa reduzida acontece a diminuição da segurança. Muitos dispositivos de rede sem fio não vêm com nenhum dos recursos de segurança ativados. Isto significa que os dados e computadores estão desprotegidos por padrão. Não há medidas de segurança para impedir pegar os dados para a fora do ar. Então, como você pode proteger sua rede sem fio?

Para Proteger a sua Rede, o Roteador sem Fio usa Métodos de Segurança:

  •  Service Set Identification (Aka SSID)
  • Filtragem de Endereço MAC
  • Criptografia de dados
  • SSID

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>