Dicas Para Comprar um Notebook

Para praticamente tudo nos dias de hoje, usamos computadores. A conexão com a internet tem sido o maior dos motivos, mas trabalhar, estudar, escrever e muito mais podemos fazer com essa máquina. Quando os computadores foram criados, eram máquinas enormes e nada comparadas com as que encontramos hoje no mercado. Atualmente, você encontra computadores do tamanho de um relógio, vide os celulares ultra modernos que existem no mercado. Então como nem todo mundo entende de computadores e hoje em dia, as pessoas preferem ter em casa um notebook por toda questão de mobilidade e custo x benefício que esse aparelho oferece, separamos alguns detalhes que farão toda diferença nessa sua escolha e ajudarão você a decidir qual o melhor notebook.

Dicas Para Comprar um Notebook

Dicas Para Comprar um Notebook

Valor Investido

Saber quanto você pode ou quer investir em um notebook vai fazer total diferença no produto que você vai comprar. A ideia de que os mais caros sempre são os melhores é aplicável apenas para modelo e marca. Em muitos casos, um computador mais simples supre todas as suas necessidades e não vai fazer com que você gaste tanto. Então veja basicamente para o que você deseja um computador, se é somente para acessar internet, se é para jogar, para fazer trabalhos com programas específicos e pesados, entre diversos outros motivos.

Tela

Então você vai se perguntar, o que de tão importante tem a tela em um notebook  que vai influenciar na sua escolha. A resposta é muito simples! A tela é um fator importantíssimo no consumo de bateria do seu notebook. Os aparelhos com tela em LCD gastam muito mais energia porque a lâmpada da tela é única e isso puxa mais luz para o computador. Já os notebooks em tela LED usam diversas pequenas lâmpadas, não carregando demais a máquina e exigindo mais energia para que ela funcione. Em compensação, os notebooks em tela LED são mais caros, pois precisam de uma configuração diferenciada. Então a solução é fazer uma média de gastos incluindo o tempo que você passa em seu computador.

Tela

Tela

Tamanho

Os notebooks foram criados com a intenção de facilitar a movimentação de uma pessoa com o seu computador. Como eles são categorizados, são computadores móveis e por esse motivo, devem encaixar-se em tal lista. Apesar de ultra modernos, os notebooks encontrados no mercado estão aumentando de tamanho a cada dia. Isso se dá pelo fato, também, das pessoas procurarem aparelhos com telas maiores. Se você vai comprar um notebook pela praticidade que ele apresenta e porque quer um aparelho para carregar para trabalho, escola, viagens e etc, o ideal é que escolha os menores ou até mesmo um netbook. Se o que você quer mesmo, é um computador eficiente, com uma tela grande e também portátil, então com certeza tamanho será documento, nesse caso.

Notebook x Netbook

Já que citamos os netbooks mais acima, eles chegaram com tudo no mercado e tornaram-se uma grande concorrência para os notebooks. O problema e motivo que leva muitas pessoas comprarem errado é pensarem que os netbooks são notebooks pequenos apenas. Netbooks de fato são uma versão menor do notebook, mas somente a aparência, já que as suas configurações são bem diferentes. Os netbooks  não  possuem leitores de DVD, por exemplo. Então se você é daqueles que não larga mão do seu computador nem na hora de ver um filme, vai encontrar um big problema com o netbook nesse momento . Se a sua intenção é apenas um aparelho para conectar a internet, escrever um texto e conversar com seus amigos através de mensageiros, tendo um computador mais potente como segunda opção, com certeza o netbook vai resolver o seu problema. Agora se você não tem computador em casa e vai usar os nets para tudo, eles podem não ser tão funcionais então indicamos que você faça um investimento um pouco maior e compre seu notebook.

Notebook x Netbook

Notebook x Netbook

Teclado e Mouse

Se você nunca teve um notebook e está acostumado com os teclados de computadores de mesa, com certeza vai sentir uma certa estranheza entre os teclados dos dois aparelhos. Os teclados de notebooks são um pouco diferentes. Eles possuem teclas adaptadas e com funções diferenciadas, a maioria não tem o teclado numérico (aquele que fica ao lado direito do teclado convencional) e as teclas também são menores e mais próximas. No início você vai estranhar um pouco na hora de digitar, mas nada que alguns dias não resolvam esse problema e logo logo você estará digitando em seu notebook como uma luva. Se você for comprar um notebook importado, provavelmente terá um teclado diferente. Aqui, a ABNT adotou os teclados QWERT como oficiais, mas se você comparar teclados de notebooks importados da Europa, por exemplo, verá que as letras e sinais estão em pontos totalmente diferentes. Isso pode confundir bastante na hora de digitar, principalmente se você for traduzir o sistema operacional. Já falando em mouse, os notebooks sem vêm com touchpads, que é uma pequena região localizada logo abaixo do teclado e que você manuseia o cursor do seu computador com o dedo. Esse mouse também vai causar uma certa estranheza se você não está acostumado, principalmente se não tiver botões de direito e esquerdo, pois facilitam bastante seus cliques. No mercado você encontra uma infinidade de mouses para notebooks então se não quiser arriscar de cara, compre um desses aparelhos até pegar o costume.

Sistema Operacional

O Windows é o sistema operacional mais popular que existe e raramente você vai comprar um computador com outro. Acontece que devido o custo, muitas empresas utilizam sistemas alternativos como o Linux e isso pode gerar desconforto, já que eles são totalmente diferentes e cada um mantém as suas vantagens e desvantagens.

Sistema Operacional

Sistema Operacional

Então veja se vale a pena economizar nesse quesito e terminar com um aparelho que não combina com você, precisando posteriormente desinstalar e pagar para colocar o sistema que você deseja. Caso o seu problema seja exatamente o inverso, você preferir outro sistema operacional ao Windows, pesquise com a loja a  possibilidade de ter o sistema que você quer já instalado na máquina quando for comprar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.