Dicas Para Evitar Vírus em Computadores e Celulares

Com a acessibilidade muito grande nos dias atuais, a quantidade de vírus que se espalha pela internet aumentou consideravelmente. Muitas vezes não temos controle sobre os sites que acessamos e acabamos instalando algum software malicioso sem ao mesmo saber nada sobre ele. Isso faz com que percamos nossos computadores e celulares com muito mais facilidade, além de ter contas de email e dados roubados por hackers.

Dicas Para Evitar Vírus em Computadores e Celulares

Dicas Para Evitar Vírus em Computadores e Celulares

Durante o seu acesso à internet, com alguns cuidados bem básicos você consegue evitar que esse tipo de problema acometa os seus aparelhos, mas muita gente ainda não tem conhecimento sobre isso. Que tal então conhecer algumas dicas que vão ajudar e muito você nessa hora? Mais abaixo você encontrará algumas delas.

Vírus de Celular é Igual a Vírus de Computador?

Apesar de ter a mesma finalidade, eles são um pouco diferentes. Os vírus que chegam aos seus computadores funcionam de um jeito diferente daqueles que são instalados em celulares. Isso porque as configurações de segurança são diferentes desses dois aparelhos e eles também rodam seus processadores e afins de forma diferenciadas. Mesmo as dicas para evitar esse problema serem comum entre os dois, a forma de infecção acontece diferente para cada um deles.

Qual é o Vírus da Vez?

Manter-se informado sobre quais são os golpes de hackers que estão sendo aplicados na última semana ou no último mês é importante para evitar ser pego desprevenido também. Os vírus hoje em dia estão cada vez mais disfarçados e potentes, então quando você mesmo espera aquele link que você clica em um site aparentemente seguro, no email ou até mesmo nas redes sociais que acessa, vai causar um problemão em seu computador ou celular.

Qual é o Vírus da Vez?

Qual é o Vírus da Vez?

O mais indicado é você pesquisar em diversos sites sobre o assunto, buscando saber quais os vírus aplicados, como eles agem, quem vem sendo o principal alvo. Dessa forma se você se deparar com um acesso do tipo, já evitará problemas.

Faça Limpezas de Sistema Frequentemente

A medida que vamos utilizando os nossos aparelhos, vamos acumulando dados de navegação neles e muitas vezes estes também deixam nosso acesso vulnerável. Então pelo menos 1 (uma) vez por mês faça uma varredura tanto no seu computador, como em seu celular para limpar históricos e atualizações desnecessárias, deixando sua navegação mais segura.

Mantenha seu Anti Vírus Atualizado

Todo computador vem com um anti vírus de fábrica e se você tem um smartphone, eles também estão saindo de seus fabricantes com esse tipo de configuração. Geralmente a programação desses programas possuem uma validade de 1 (um) ano e depois disso é necessário fazer a atualização.

Mantenha seu Anti Vírus Atualizado

Mantenha seu Anti Vírus Atualizado

Como dependendo do tipo de anti vírus que você tem em seu computador ou celular, depois de um ano a empresa cobra para a atualizar, muitas pessoas deixam de lado e optam pela opção gratuita e acabam deixando os aparelhos vulneráveis sem imaginar. Então se esse é o seu caso, instale um novo anti vírus ou pague pelo que já tem instalado para manter o seu aparelho atualizado. Evite deixar atualizações pendentes para não deixar seu acesso fácil para infecções de hackers.

Realize Formatações Antes de Comprar um Usado

Nem todo mundo possui grana suficiente para comprar um celular ou computador novo em folha e então optam por aparelhos usados e em bom estado. Independente da origem desses aparelhos, sempre faça uma formatação antes de comprar para se certificar que o aparelho está totalmente livre de vírus. Algumas infecções de softwares maliciosos são tão potentes que podem danificar definitivamente alguma programação e deixar o aparelho sempre vulnerável. No computador a formatação pode ser feita por você, caso saiba realizar esse procedimento, ou por um profissional de informática.

Ele vai zerar o seu sistema operacional e instalar tudo novamente com as suas devidas configurações. Já nos celulares, você mesmo pode fazer essa formatação que geralmente está no menu “Configurações” com o nome “Restaurar configurações de Fábrica”, “Master Reset”, “Resetar Celular” ou outra nomenclatura nesse mesmo sentido. Você terá todos os dados apagados por isso é também indicado salvar os contatos no chip ou em outro ambiente online.

Cuidado ao Instalar Aplicativos e Programas

É muito comum instalarmos aplicativos em nossos celulares. Eles estão tão comuns que alguns já saem do fabricante instalados no aparelho, como é o caso do Facebook, Instagram, Whatsapp e outras redes sociais. Da mesma forma existem programas bem interessantes qe podemos instalar em nossos computadores que facilitam nosso acesso, nos divertem ou até mesmo, são programas de trabalho. Saber a origem desses programas é importante para evitar instalar algo que quebre o ambiente de segurança da sua máquina. No caso dos celulares, busque pesquisar o desenvolvedor do aplicativo e informações sobre o seu funcionamento em fóruns e sites do assunto. Isso vai evitar que você instale algum software malicioso e tenha sua máquina e/ou aparelho infectado. Verifique as permissões dos programas instalados também. Quase sempre deixamos passar esse detalhe por preguiça mesmo de ler todas as modificações que serão feitas em nossas máquinas ao instalar algum software.

Cuidado ao Instalar Aplicativos e Programas

Cuidado ao Instalar Aplicativos e Programas

Para saber se o software é seguro ou não, veja se ele pede permissão para fazer alterações além do que aquelas que você vai usar. Digamos que você vai instalar um aplicativo de despertador em seu celular e nas permissões ele pede para realizar modificações em “caso de necessidade” em seus contados. Com certeza esse aplicativo não é algo seguro já que os seus contatos não tem relação alguma com o despertador do aparelho.

Instale Softwares de Fontes Oficiais

Se você precisa instalar um aplicativo em seu celular você terá a opção de fazer isso através da loja de apps que vem instalada nele. Alguns são oferecidos em sites na internet onde você pode baixar a extensão APK e instalar no aparelho, mas estas podem vir com vírus. No caso dos computadores, nada como baixar um programa direto do site oficial da marca, mesmo que existam meios mais rápidos de fazer isso.

Desligue o Bluetooth

Apesar de alguns computadores móveis possuírem a função de Bluetooth, essa dica é válida mais para quem usa os celulares. Evite deixar o Bluetooth do seu aparelho ligado porque algum hacker pode transmitir vírus através dele, principalmente se o seu aparelho não pede permissão para receber arquivos.

Desligue o Bluetooth

Desligue o Bluetooth

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.