Erros Que Blogueiros Cometem Para Ter Popularidade

Muitos blogueiros estão constantemente em busca de um melhor design, conteúdo de maior qualidade, fotografias nítidas e muitos mais seguidores do que eles já têm. Não há nada de errado em investir mais tempo e dinheiro em seu blog, porém, existem algumas medidas que mais prejudicam do que ajudam.

Para te ajudar, preparamos uma lista com os erros mais comuns que os blogueiros cometem a fim de se tornarem mais populares.

Não Ter uma Motivação Clara para Blogar

Quando blogs surgiram, eles eram como diários em que as pessoas escreviam coisas sobre suas vidas. Mas hoje as opções são infinitas e você pode fazer o seu blog sobre o assunto que quiser. O que é importante é ter uma motivação clara que vai mantê-lo no caminho e fazê-lo se lembrar o motivo de ter começado o blog. Você precisará se manter motivado nos momentos em que as ideias faltarem.

Como Evitar: Seja claro sobre o motivo que te faz criar um blog e isso vai ajudá-lo a moldar o conteúdo que você está criando e manter-se motivado sempre que se lembrar.

Usar Brindes e Outros Atalhos Para Atrair Leitores

Você, com certeza, vai receber uma tonelada de comentários se oferecer brindes para seus leitores. Você irá conseguir muitos novos seguidores se fizer sorteios e colocar como regra que sigam as redes sociais do seu blog.

Você verá o número de seguidores e visitantes aumentar rapidamente, porém esse número irá cair no momento em que você deixar de oferecer esses brindes e fazer sorteios. Pense na relação blogueiro – leitor como uma amizade, quando é por interesse não dura. Os amigos verdadeiros são aqueles que permanecem por afinidade e não porque estão ganhando algo.

Como Evitar: É melhor ter dez leitores que comentam diariamente e espalham o seu conteúdo com os amigos do que mil novos assinantes que nem sequer sabem quem você é. Não há nada de errado em querer presentear seus seguidores, mas não faça isso pensando em atrair leitores fiéis, porque dificilmente é isso o que irá acontecer.

Obsessão com Números e Page Views

A verdade é dura, números baixos de visualização significam apenas algumas pessoas estão lendo o que você leva horas para produzir, da mesma forma, ter números maiores não significa automaticamente que o mundo inteiro está apreciando o seu trabalho.

Se uma página famosa compartilhar um link do seu blog, você terá um número grande de visitas. Porém, no dia seguinte os números voltarão ao normal e você continuará com a quantidade de page views do dia anterior à divulgação famosa. Portanto, não se prenda tanto a números, faça conteúdo de qualidade, a fama é uma consequência.

Como Evitar: Crie conteúdo para o seu público-alvo. Foque em oferecer posts de qualidade dentro do assunto que você se dispôs a abordar. O aumento das visualizações é algo que irá acontecer gradativamente. Ficar muito apegado a números irá mais atrapalhar do que ajudar.

Não Responder aos Comentários dos Leitores

Não há maior alegria para um blogueiro do que ler comentários. Da mesma forma, os leitores gostam de obter uma resposta, mesmo que não tenham feito uma pergunta. Quando um blogueiro deixa de responder seus leitores ele acaba decepcionando os seus leitores, nem é preciso dizer que, com isso, as visitas podem diminuir.

Como Evitar: Mesmo se você tenha milhares de comentários para ler diariamente, tente responder às perguntas dos leitores. Além disso, não se esqueça de agradecer de vez em quando os seus leitores, tanto nos posts quanto nos comentários. Faça isso sempre que achar necessário, especialmente quando as reações dos seus leitores sobre determinado post te surpreenderem. Afinal, sem eles não há blog, já que você escreve para ser lido.

Buscar Inspiração em Outros Blogs Quando Ficar Sem Ideias

É normal que em determinados dias as pessoas fiquem sem ideias. No caso dos blogueiros, a ausência de ideias pode significar também a ausência de posts. Então, você precisa visitar vários outros sites para buscar inspiração, e pode ser que precise passar o dia todo fazendo isso, comprometendo o tempo que teria para escrever e publicar.

Além disso, ao buscar inspiração em outros blogs, acabará fazendo posts sobre os mesmo conteúdos que eles. Claro que não há mal nenhum em se inspirar, mas se você escrever sobre o que todos estão escrevendo perderá a sua identidade.

Como Evitar: Tente fazer uma programação de conteúdo, tenha, pelo menos, uma ou duas semanas com os temas já definidos, assim você não corre o risco de ficar sem ideias ou de publicar os mesmo assuntos que os outros.

Não Fazer Contatos

Não é impossível ter um blog de sucesso sem ter contatos, mas pode ser extremamente difícil. Especialmente se você vem de um país cheio de grandes blogueiros, como o Brasil, pode ser bastante difícil fazer sucesso. Além disso, ser blogueiro é uma profissão relativamente nova e muitas pessoas não entendem muitas coisas sobre, assim, ter alguém para conversar sobre as dificuldades ou apenas para celebrar uma conquista é muito importante.

Como Evitar: Use as redes sociais para fazer contato com leitores e também outros blogueiros. No Facebook, por exemplo, existem vários grupos de blogueiros. Nesses grupos você poderá fazer novas amizades, trocar experiências, divulgações, etc.

Postar Sobre um Assunto Qualquer Apenas Para Preencher um Dia

Por mais que você se esforce para colocar no ar pelo menos um post por dia, vai ter algum momento em que um imprevisto irá acontecer e você não terá muito tempo para escrever. Então, o que fazer nesse caso?

Muitos blogueiros acabam postando um sobre um assunto qualquer apenas para não deixar a página atualizada. Esse é um grande erro. É melhor não publicar nada do que oferecer um conteúdo sem qualidade e relevância para os leitores.

Como Evitar: Em dias como esse, você pode pedir um que um colega blogueiro faça um post para você em troca de divulgação ou você pode simplesmente compartilhar um conteúdo antigo de uma maneira nova.

No entanto, não tenha medo de ser sincero com os seus leitores. Se eles sabem que você não está se sentindo bem ou alguma coisa está acontecendo em sua vida, certamente eles serão compreensivos e esperarão até que você possa voltar a publicar normalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.