Grooming Scrum Significado

Todos nós entendemos a grande importância que as grandes empresas têm nas nossas vidas. Isso porque, com elas, nós podemos ter vários produtos e serviços que pode nos atender no dia a dia: por exemplo, o MC Donald’s pode aliviar naqueles dias onde o tempo é o nosso inimigo e precisamos fazer rápidas refeições para poder dar conta de tudo. Se algo der errado com a nossa saúde, podemos contar com vários hospitais (tanto públicos quanto privados), que irão oferecer diversos serviços para restabelecer a nossa saúde e por aí vai.

Apesar de não sermos obrigados a saber a fundo como funciona uma empresa, temos em mente que uma mínima organização é necessária, para que ela possa funcionar de uma maneira satisfatória para todos. Além disso, sabemos muito bem o risco que uma empresa corre quando ela não se policia para poder se estruturar e, assim, ficar a mercê da sorte: quando alguma crise (pode ser, até mesmo, pequena) chegar, pode ser que, por falta de planejamento e desorganização, a empresa possa sofrer sérias consequências e, assim, chegar até mesmo à falência.

Para evitar que as novas empresas tenham problemas nesse tipo de coisa, já que as grandes geralmente tem uma noção maior sobre a importância da organização, são muitas as ferramentas, os conceitos e as teorias que podem ajudar nesse quesito. Um desses tipos é o Scrum, o qual já foi abordado em posts anteriores. No entanto, você sabe como ele funciona? Não? Pois, então, venha saber mais sobre esse tipo de ferramenta, bem como, também, algumas informações bem úteis a respeito dele. Confira:

O Que É O Scrum?

O Scrum nada mais é do que uma ferramenta que está intrinsecamente ligada com a parte de gestão e planejamento, além de elencar, também, um cuidado maior com o projeto de software. Uma das vantagens desse sistema é que, quando o seu projeto é submetido a esse tipo de plataforma, esse projeto passa a ser dividido em ciclos, ciclos esses que são conhecidos como sprints.

Os Sprints, por sua vez, nada mais são do que o chamado “Time Box”, que está situado em um conjunto de atividades que devem ser realizados para que o projeto, num todo, se concretize. Os ciclos que o projeto se divide recebe o nome de “metodologia interativa”, ou, como já conhecemos, os sprints.

Nesse  processo, pode-se falar, também, do Product Backlog, que é uma lista onde está contido tudo aquilo que deve estar presente no projeto, incluindo os detalhes mínimos que podem existir. O sprint, apesar de ter vários, recebe, individualmente, um sprint planning maeeting. Trocando em miúdos, é uma reunião onde tudo o que foi trabalhado até então é discutido entre todos os componentes da equipe, no qual se discute possíveis melhorias a serem empregados na próxima etapa do projeto, ou seja, um novo sprint.

As Reuniões

Nesse ponto, é muito importante dizer que essas reuniões serão constantes na rotina da equipe. Prova disso é que, cada vez que um sprint chega ao fim, é preciso que ele seja validado na reunião, discutindo todos os pontos que foram obtidos com a sua realização. É de extrema importância o sprint, haja visto que, com ele, podem-se identificar erros crassos ou menos visíveis, podendo corrigi-lo mais facilmente, evitando que se propague por todo o projeto, podendo minar um possível êxito desse tipo de projeto. Quando essas reuniões são encerradas, os pontos tratos na sprint anterior são retornados, com o propósito de fazer com que os funcionários entendam o que precisa ser mudado ou melhorado. Assim, é mais fácil manter os funcionários em sintonia, propiciando um trabalho com uma qualidade ainda maior.

Reunião Após Um Sprint

Reunião Após Um Sprint

E, nesses casos, podemos  falar um pouco mais sobre o Grooming Scrum, que está muito interligado com o scrum, pois é uma parte vital para que todo o sistema funcione, de fato. Confira:

O Grooming Scrum

O Grooming nada mais é do que uma outra ferramenta que tem por principal objetivo ajudar a organizar tudo aquilo que foi tratado no projeto, nos sprints e em quaisquer processos que o projeto tenha passado. Em inglês, o significado da palavra “grooming” é de “manter organizado”, ou seja, é o principal objetivo desse tipo de ferramenta. Por manter organizado, fala-se em criar seções bem divididas e organizadas de todas as etapas do projeto, bem como enumerar todos os ciclos pelos quais esse projeto tenha sido dividido. Não é preciso ser nenhum expert no assunto para saber que uma maior organização nesses casos, a probabilidade de o projeto ser um sucesso é bem maior, não é mesmo?

O grooming permite que os executores do projeto encontrem itens novos que possam estar perdidos no projeto, bem como, também, itens esquecidos ou que não deveriam estar mais ali. Quando tais itens são encontrados nesse “exame” de rotina, eles são todos catalogados e deixados a parte do projeto, para que possa ser conferido em caso de necessidade (como em uma reunião, por exemplo).

Os Dados

Além de catalogar esses itens, têm-se a possibilidade de fazer com que eles fiquem mais “refinados”, tirando a ideia de que todos os itens que são analisados são descartados. Há todo um estudo de viabilidade que busca adequar esse item ao projeto. Lembre-se que o descarte nunca é o melhor caminho, já que se gastou tempo e dinheiro para que tais itens fossem colocados nos projetos. O mínimo que se pode fazer e revê-los e moldá-los para que possam ser usados em tais planos.

 Product Owner

Product Owner

Geralmente, é o Product Owner o responsável por cuidar dessa parte do projeto. No entanto, se o grupo for extremamente organizado, é possível com que outros componentes do grupo também possam cuidar dessa área. É, inclusive, recomendável que eles façam tal coisa, já que, com o tempo, a tendência é que os membros da equipe se entrelacem tanto que a junção e o compartilhamento de trabalho e pesquisa seja inevitável.

Para que a reunião seja mais proveitosa nesse sentido, recomenda-se o uso de cartões de papel com as inscrições dos itens analisados, para uma apreciação mais “palpável” para os presentes na reunião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.