Principais Vírus de Facebook e Como se Prevenir

Passamos o dia todo praticamente, navegando por diversos sites na internet. Isso nos fez aprender sobre certos links maliciosos que existem e assim, evitar que nosso computador seja infestado de vírus que estragam por total a nossa máquina. Agora a moda é compartilhar esses vírus através do Facebook e o maior site de rede social do mundo, está infestado deles. Cada novo dia aparece um vírus diferente e temos que nos atentar para não clicar em nenhum desses links e acabar com o nosso computador. Mais abaixo, vamos conhecer alguns desses vírus que circulam pelo facebook e aprender a como nos prevenir para não cair em nenhum e correr o risco de perder o computador. Selecionamos alguns, não todos, mas de uma forma que você possa identificar de um jeito geral. Eles são sempre muito parecidos então dá pra identificar de imediato. Conheça os principais vírus de Facebook e saiba como se prevenir deles.

Principais Vírus de Facebook e Como se Prevenir

Principais Vírus de Facebook e Como se Prevenir

O Que Fazer se Cair em Algum Vírus

Primeiramente, mude imediatamente a sua senha para evitar que as mensagens continuem sendo compartilhadas no seu perfil. Delete o aplicativo além de denunciar e bloquear o mesmo aplicativo.

O Que Fazer se Cair em Algum Vírus

O Que Fazer se Cair em Algum Vírus

E Morreu mais uma Celebridade

Assim como isso vende revistas e leva fluxo de visitas à sites de fofoca, vai também chamar atenção nas redes sociais. Ultimamente diversas celebridades têm sido “mortas” por internautas e links maliciosos são compartilhados no facebook. Muitas pessoas não confirmam a veracidade dos fatos e quase que imediatamente clicam em “compartilhar” e ajudam a espalhar também o vírus mesmo sem saber. Ano passado, o ator Roberto Bolaños, o Chaves, foi vitima no Facebook, onde sua foto com a noticia de sua morte foi compartilhada por milhões de usuários do site. Depois de ganhar uma proporção imensa e ser noticiada em diversos programas, a assessoria de imprensa do ator mexicano desmentiu o ocorrido. Caso você veja alguma imagem acompanhada de um link noticiando morte de algum famoso ou qualquer outra noticia sobre famosos, é bom sempre se certificar em sites de busca assim como noticiários locais e nacionais para se certificar de que realmente aconteceu antes de clicar no link que vem acompanhado na notícia, para também evitar de cair em algum golpe aplicado por hackers.  Não esqueçam que existem portais de notícias atualizadas instantaneamente e caso alguma celebridade venha a falecer, isso será imediatamente noticiado.

Fotos e Vídeos Polêmicos

Como citamos mais acima, a curiosidade do ser humano é muito facilmente aguçada e isso é onde os hackers levam muita vantagem ao atacar, principalmente nas redes sociais. Fotos e vídeos polêmicos são diariamente compartilhados no facebook e as pessoas naturalmente já buscam visualizá-los. Temas como nudez, micos, vídeos ou fotos engraçados, curiosidades, flagras de famosos, entre outros assuntos são os que chamam mais atenção. Para evitar cair nesses truques, o ideal é que você coloque a seta do mouse em cima do link, sem clicar. Ao fazer isso, o link completo aparecerá no rodapé do navegador e você pode se certificar para onde será direcionado caso clique ali. Se desconhecer o site, evite clicar para não ter sua máquina infectada.

Fotos e Vídeos Polêmicos

Fotos e Vídeos Polêmicos

Você já viu o que Falaram Sobre Você?

Com certeza você tomaria um susto se algum de seus amigos enviasse essa frase pelo chat do facebook seguido de um link. Isso acontece muitas vezes e com muitas pessoas que tem acesso ao Facebook e tudo não passa de um belo truque de hackers para roubar os dados do seu perfil como nome de usuário e senha. Esse é o vírus mais popular porque devido o susto do momento e também porque sempre virá de um perfil de seus amigos, as pessoas tendem a clicar quase que imediatamente e sem observar pelo menos o endereço do link. Caso isso aconteça com você, questione ao seu amigo que enviou o link, o que está naquele endereço e também pergunte qual o conteúdo antes de sair clicando. Como esses links são enviados sistematicamente, mesmo que o seu amigo esteja online, ele não vai saber do que se trata ou não vai responder!

Descobrir quem te Visitou, quem te Deletou ou quem te Bloqueou no Facebook

Isso era uma ferramenta que inventaram no MSN e no Orkut, mas totalmente impossível de ser aplicada no Facebook. O site não possui essa funcionalidade, mas ainda assim, existem sites e aplicativos externos que prometem essa possibilidade.  Mesmo sendo interessante, não cliquem nesses links ou acessem esses sites que possivelmente pedirão os seus dados de acesso no facebook.

Descobrir quem te Visitou, quem te Deletou ou quem te Bloqueou no Facebook

Descobrir quem te Visitou, quem te Deletou ou quem te Bloqueou no Facebook

Mude a Cor do seu Facebook

Assim como o vírus que citamos mais acima, esse outro recurso é o mais popular do Facebook e também impossível de ser feito. O Facebook só tem um formato e uma cor e não pode ser alterado. Se alguém indicar algum site ou comentar em seu perfil que fez isso e indica você a fazer também, desconsidere porque não é possível e não passa de um golpe para roubar seus dados e sua senha.

Aplicativos e Jogos

Eles são tendenciosos e maliciosos. Evite aceitar aplicativos ou jogos que você desconhece e caso nenhum de seus amigos use, busque informações pela internet onde com certeza encontrar algumas postagens a respeito. A central de aplicativos do Facebook foi criada para filtrar um pouco mais esses aplicativos maliciosos, mas mesmo assim alguns ainda são criados. Lembrando que existe a funcionalidade de qualquer usuário criar um aplicativo sobre o assunto que lhe for mais conveniente, então alguns hackers usam desse artifícios para criar aplicativos contaminados e que roubam os dados da sua conta no Facebook. Recentemente um aplicativo chamado de “My top 10 profiles stalkers” ou “Meu top 10 perfis mais visitados” oferecia a possibilidade de você saber qual o s 10 perfis que mais acessam o seu perfil. Acontece que como citamos mais acima, não é possível saber quem visitou o seu perfil no Facebook então consequentemente não tinha como saber também através desse aplicativo. Ao aceitar o aplicativo, o mesmo roubava os dados do seu perfil e passava a postar mensagens aos seus amigos com links maliciosos e até mensagens pornográficas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.