Scrum – Exemplo Prático

Você Sabe O Que É Scrum?

É um viés tecnólogo que se embasa em metodologias que planejam e gerenciam os projetos de software, considerado uma metodologia de processo ágil em todo o desenvolvimento. Pode-se dizer que Scrum é basicamente um projeto de desenvolvimento realizado em partes, e que por meio de sua concepção ajuda seus colaboradores a enxergar seu projeto melhor, em toda sua criação, principalmente em projetos complexos.

A facilidade e viabilidade do Scrum conquistou o mercado de trabalho, e quanto mais caótico e demorado for o desenvolvimento de um projeto de software, mais indicado o uso do Scrum é.

Todo o projeto de um Scrum é divido em três principais pilares, que são:

Os Três Pilares Do Scrum

  • Transparência: A vantagem de que o cliente pode estar a par de todo o processo de desenvolvimento do seu projeto, que os colaboradores e a equipe de desenvolvimento podem ver com mais clareza todos os passos a se seguir para que ao final de cada Scrum obtenha-se sucesso, são umas das qualidades da aplicação do Scrum dentro dos projetos.
  • Inspeção: Por a todo tempo de o andamento do trabalho realizado ter pessoas que são encarregadas de verificar o andamento de cada ciclo, reunião diárias e mensais que deixam toda a equipe a par do desenvolvimento do trabalho, a inspeção é um dos pilares do Scrum.
  • Adaptação: Como todo o processo e desenvolvimento é planejado quase que mensalmente, por meio de reuniões que definem o caminho a ser seguido, existe a facilidade de adaptação a circunstancias que possam vir a atrapalhar o cronograma do Scrum, ou até mesmo sugestões por parte dos clientes que possam a vir desestruturar o cronograma previamente estabelecido pela equipe. A adaptação do Scrum frente a outros projetos que podem ser desenvolvidas dentro de um processo, é vantajosa.

O projeto do Scrum consiste em dividir em etapas o processo de desenvolvimento de um software. Cada etapa dessa será realizada em seu tempo, que é conhecido com Sprint.

O Que É Sprint?

O Sprint então são os intervalos de tempo que o projeto necessita para ser desenvolvido, geralmente um Sprint equivale de uma a quatro semanas, ou mais.

Com esse tempo determinado do desenvolvimento dos projetos os mesmos podem ser apesentados a clientes, e os mesmos terão tempo suficiente para que novas sugestões no projeto possam ser desenvolvidas e que suas críticas quanto ao desenvolvimento do software possam ser analisadas, tornando assim um projeto mais viável, com maior participação do cliente final e a aprovação nos processos de desenvolvimento pelos mesmos.

Cada ciclo de Sprint conta com um Projeto Backlog que são definidos com atividades que devem ser executadas nesse intervalo de tempo, como se fosse metas que a equipe deve desenvolver nesse tempo para que tudo saia como planejado pelos desenvolvedores e que assim satisfaça os seus clientes.

A cada novo Sprint que se inicia no Scrum é realizado um Sprint Planning Meeting; uma reunião com todos os colaboradores onde eles decidiram juntos quais serão as novas metas. Essas metas então são transferidas do Projeto Backlog, para o Sprint Backlog, onde ficarão até que sejam executadas pela equipe de desenvolvimento.

Apesar de existirem outras reuniões que definem como está o andamento do Scrum como um todo, todos os dias existem reuniões que são chamadas de Daily Scrum. Essa reunião diária serve para que toda a equipe fique a par de como a situação do desenvolvimento do projeto ficou no dia anterior, facilitando assim o encaminhamento de outras possíveis obrigações.

Quando a equipe finaliza um Sprint há uma reunião de reavaliação das atividades realizadas no projeto, chamada de Sprint Review Meeting. Com isso todo o projeto é reavaliado, gerando então a necessidade de uma outra reunião chamada de Sprint RetroSpective, finalizando assim o ciclo do Sprint.

Com a finalização do Sprint tudo se inicia novamente, até que seja finalizado o processo.

Para o desenvolvimento dessa metodologia geralmente temos três diferentes setores que trabalham juntos no decorrer do projeto, são eles:

  • Equipe de desenvolvimento: essa equipe não conta com o esquema tradicional de divisão por setores, que pode se observar em outros projetos, como programador, designer e outros profissionais. Na execução do Scrum todos os colabores trabalham juntos com o papel principal de se entregar um projeto de software, desenvolvidos pela equipe toda, como um conjunto para o Sprint. Geralmente a equipe de desenvolvimento conta com cerca de seis pessoas, podendo variar esse número de acordo com o projeto. Dentro dessa equipe de desenvolvimentos pessoas são selecionadas para que possam realizar reuniões que irão atualizar outros setores do atual desenvolvimento do Scrum, como um todo.
  • Scrum Master: É o profissional responsável pelo bem-estar da execução do trabalho da equipe de desenvolvimento do Scrum, fazendo com que possíveis barreiras encontradas pela equipe possam ser resolvidas, e cuidam para que a equipe não acabe por se comprometer demais no desenvolvimento de cada Sprint. A princípio todas as pessoas da equipe estão aptas para se encarregar desse cargo, mas geralmente ele é exercido por gerentes. Perguntas sobre o desenvolvimento da equipe no trabalho, sobre seus próximos passos e se há algo que possa ser empecilho para o desenvolvimento do trabalho do grupo deve ser realizado por esse profissional.
  • Product Owner: É o profissional responsável pelo desenvolvimento da Sprint planning Meeting, que prioriza as atividades que devem ser executas a cada ciclo de Sprint, definindo o Planning Backlog.

Existe um comprometimento por parte do Product Owner, em avaliar quais as etapas estão a ser realizadas, em não encarregar a equipe demais atividades que não estão no Sprint Backlog, bem como a equipe se compromete em executar todos os itens que se encontrarão no Sprint Backlog, dentro do tempo do Sprint.

Os Sprints são dividos em fases, até o final do Scrum. Uma ferramenta que não é usada obrigatoriamente dentro do Scrum, mais que em muitos casos acabam sendo exercida é o Burn Down Chart.

Algumas pessoas realizam esse processo no programa Excel, por exemplo. Esse desenvolvedor consiste basicamente em um gráfico que analisa quais itens a equipe ainda tem por fazer, em relação ao tempo previamente estipulado para que sejam realizadas. Assim uma linha de progresso é traçada nesse gráfico e pode ser observada de uma forma mais clara pela equipe e clientes como o desenvolvimento do projeto está. Tanto em cada ciclo de Sprint, como no Scrum como um todo

Scrum – Exemplo Prático

Essa metodologia pode ser aplicada em quase todos os processos de desenvolvimento, dos mais simples até o mais complexo. Podemos tomar como exemplo o desenvolvimento de uma campanha de marketing.

Onde:

Inicialmente se tem a ideia de realizar uma campanha publicitária para determinada marca.

A partir disso a equipe de desenvolvimento do projeto deve ser decidida, com os designers, publicitários, pessoas especializadas em marketing e conhecimento das redes sociais, entre outros profissionais que são essenciais para o desenvolvimento do projeto em si.

Esse time será a equipe de desenvolvimento da campanha, e realizará todos os processos necessários para que tudo saia como o cliente deseja.

Os ciclos de Sprint podem então ser determinados, bem como os Projetos de Backlog que serão revisados pelo time e então transformados e transferidos para o Sprint Backlog.

As reuniões com os clientes e com a equipe de desenvolvimento devem ser realizadas de acordo com o ciclo, e reuniões diárias com a equipe.

Ao final de cada ciclo as propostas devem ser apresentadas para os clientes, e assim finalizada.

O Scrum é um método muito utilizado, e altamente viável de ser realizado, porém, o conhecimento dos desenvolvedores deve ser qualitativo, para que o tempo de desenvolvimento possa ser otimizado, e o projeto funcione por completo ao final de todos os ciclos de Sprint.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.