Scrum Master – Cursos

Nós estamos cansados de perceber que o nosso planeta está, cada vez mais, competitivo e, também, empreendedor. Se comparamos esse período com os anos 1990, também, iremos perceber que as pessoas estão cada vez mais comprometidas com suas profissões, buscando sempre se atualizar, para que possa manter o emprego e influência, bem como, também, poder melhorar o seu salário. Para que isso aconteça, são muitos os cursos disponibilizados pelas escolas e, inclusive, online, para que essa atualização possa ocorrer de modo gradativo e tranquilo.

Os engenheiros, principalmente os de produção, irão compreender o tópico a seguir: a gestão do seu tempo, bem como a gestão da qualidade do seu produto ou processo é, realmente, muito importante para que a empresa possa ser fortalecida, podendo, também, ser reconhecida por isso. É como se isso fosse o arroz e feijão do engenheiro responsável pela área. A graduação não oferece a experiência completa sobre esse gerenciamento, precisando, obviamente, de complementos, para que o ensino possa mostrar uma opinião mais sólida sobre esse assunto.

O nosso artigo de hoje estará focado em um recurso muito importante para esses engenheiros: o Scrum. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre essa especialização, bem como algumas informações bem importantes e interessantes sobre o tema. Confira a seguir:

O Scrum

O Scrum nada mais é do que uma ferramenta que está intimamente ligada com a gestão e planejamento, bem como todo o cuidado envolvido com um projeto de software. Quando você submete um projeto desse porte em sua plataforma, ele é dividido em ciclos, ciclos esses conhecidos por “sprints”.  O sprint representa nada mais nada menos do que um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades tem a necessidade de serem executadas. Esses ciclos nos quais o projeto é dividido têm o nome de metodologias iterativas. Essa iterações são, portanto, os sprints que foram falados anteriormente.

A lista onde está contendo tudo aquilo que deverá ser implementado no projeto é conhecida por Product Backlog.  Quando cada sprint é realizado, também é feito um sprint planning maeeting, ou seja, uma reunião com o objetivo de planejar tudo aquilo que pode ser executado ou melhorado na próxima etapa de desenvolvimento do projeto, ou seja, no próximo sprint.

É válido ressaltar que as reuniões são uma constante sempre presente na vida dos funcionários e, toda vez que uma sprint está perto de chegar ao fim, é marcada uma reunião na parte da manhã no dia seguinte ao término do projeto. Feita essa reunião, acredita-se que as dúvidas sobre os projetos, bem como uma ajuda mais detalhada do instrutor possa vir a ajudar algum erro cometido durante o processo podem ser resolvidas facilmente. Essa reunião também objetiva discutir os principais pontos do sprint anterior, tentando fazer com que eles voltem sempre para a relevância, impedindo, assim, que isso caia no esquecimento. Além disso, a identificação de erros e problemas no projeto não passa batido nessas reuniões, onde são procurados métodos mais ágeis e fáceis de executar perante os problemas existentes. Com esses pontos, fica mais fácil identificar o ponto onde estava dando certo, para poder planejar os próximos sprints.


Depois do fim da sprint, a equipe responsável pelo projeto apresenta uma nova lista para o pessoal, no qual essa lista está totalmente ligada com os principais pontos que foram tratados nessa nova sprint, desde a revisão dos dados a, até mesmo, a inclusão dos novos termos que foram tratados ou discutidos ( e implementados, claro) no novo sprint. Ao final, como de praxe, é realizado um spring retrospective, acionando, novamente, o ciclo  para uma nova sprint.

Esse método é muito utilizado pelas empresas, sobretudo as que estão ligadas com as novas tecnologias, pois, certamente, ele pode ajudar em alguns produtos relacionados com a linha de produção, principalmente com o atraso na fabricação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.