Tipos de Cloud Computing

A navegação em nuvem tornou-se extremamente eficiente nos dias de hoje onde praticamente tudo de qualquer pessoa ou empresa é movimentado através da internet. Até pouco tempo atrás, quando precisávamos mandar alguns arquivos para nosso chefe ou uma equipe de trabalho, era preciso anexar todos estes em um ou mais email e enviar para a sua lista de contato. Isso muitas vezes gerava problemas porque a plataforma de email poderia dar erro e a mensagem não chegava.

Tipos de Cloud Computing

Tipos de Cloud Computing

Com a navegação em nuvem, você precisa apenas arquivar uma única vez e ter acesso de qualquer lugar do mundo, porque seus arquivos estão como que “flutuando” pela internet. Mas não precisam ficar preocupados porque nenhum dado de tais é revelado a não ser que você os coloque como domínio público.

Tipos de Cloud Computing

Tipos de Cloud Computing

Como esse é um assunto ainda muito desconhecido da maioria, vamos entender mais sobre os tipos de navegação em nuvem ou cloud computing como também é chamada essa tecnologia e saber como cada um desses tipos pode favorecer nossas atividades diárias.

Porque Investir em Cloud Computing?

Se você entende um pouco de tecnologia da informação ou tem a leve noção do quanto uma empresa pode gastar com a implantação de sistemas de rede em seus estabelecimentos, vai com certeza achar a computação em nuvens a melhor de todas as coisas. A maior vantagem que uma empresa pode ter em adquirir esse tipo de plataforma, é a redução de seus gastos com aplicativos, softwares e quaisquer outros programas que seja necessário para o funcionamento de rede do ambiente.

Além de reduzir consideravelmente os custos, a computação em nuvem ainda facilita o acesso de qualquer pessoa aos arquivos de sua empresa de qualquer ambiente desde que esteja conectada à internet e tenha permissão para tal.

A computação em nuvem está dividida de acordo com o tipo de serviço que oferecem. No mercado já existem várias e sempre novas plataformas com novas funcionalidades também aparecem. Vamos conhecer as principais mais abaixo.

Cloud Privada

O serviço de nuvem privada deixa bem explicito do que se trata e como o nome já diz, guarda arquivos com acesso restrito para algumas pessoas apenas. Os acessos nesse tipo de nuvem pode ser feito por cargos, grupos determinados ou qualquer outro perfil previamente estabelecido pela empresa. Os limites de acesso podem variar entre visualização do arquivo, alteração do mesmo, download, encaminhamento ou o que a nuvem permitir.

Cloud Privada

Cloud Privada

A cloud privada fez com que as antigas redes internas das empresas fossem deletadas e seus suportes instalados totalmente online facilitando o trabalho de qualquer funcionário com acesso para tal sistema.

Cloud Pública

Assim como o exemplo que citamos mais acima, o sistema de computação em nuvem pública já nos deixa bem explicito do que esse sistema faz. Oposto ao sistema de rede privada, a cloud publica permite que a empresa alugue uma infraestrutura já totalmente instalada e com todos os aplicativos necessários para seus funcionários e passa a utilizá-la em ambiente interno de trabalho. É como se a empresa terceirizasse a navegação em nuvem na verdade.

A grande vantagem de trabalhar com uma nuvem pública é que você não terá os custos de implantação da rede como acontece com a cloud privada. O investimento com o aluguel, mesmo sendo um gasto eterno, ainda não possuem valores elevados o que compensa bastante seu uso. Além disso, a cloud pública permite que a empresa dispense um ou mais aplicativo que não está sendo útil no momento, modificando então os seus gastos com aquela rede.

Cloud Híbrida

Aqui você trá uma mistura entre a cloud privada e a pública onde uma das duas vai prevalecer de acordo com o perfil da sua empresa. Nesse tipo de computação em nuvem, a empresa irá determinar o que precisa como definitivo e o que precisa temporariamente para a sua rede de compartilhamento funcionar corretamente. Como citamos mais acima, existem gastos que são permanentes com o aluguel de uma rede, mas em compensação as empresas podem dispensar um aplicativo imediatamente se não tem mais utilidade, o que não seria possível na cloud privada.

Aparentemente você vai achar essa terceira opção bem mais acessível para qualquer empresa, mas profissionais da área afirmam que ainda precisa-se de um amadurecimento muito grande nas duas tecnologias acima para que esta tenha um resultado totalmente satisfatório.

Quanto Custa um Sistema de Cloud Computing?

Os custos com a computação em nuvem varia muito de acordo com o perfil de cada empresa e o tipo de plataforma que ela busca. Com valores a partir de 70 reais por mês, uma empresa pequena já consegue ter seu sistema de navegação em nuvem instalado com sucesso. Claro que são sistemas bem simples e que possuem acesso restrito, mas que facilitam o trabalho de qualquer funcionário.

Quanto Custa um Sistema de Cloud Computing?

Quanto Custa um Sistema de Cloud Computing?

Onde Contratar

Como a busca tem se intensificado muito nos últimos anos, a maioria das plataformas de instalação de projeção de sites já oferece o serviço de computação em nuvem como um adicional dos serviços prestados. Saber escolher a melhor empresa para a sua marca vai dizer muito do resultado do serviço que ela oferece. Primeiro busque informação sobre qual tipo de cloud computing você precisa e então busque empresas que ofertem tal.

Aqui no Brasil temos grandes marcas já com esse sistema online sendo vendo. A IBM é uma dessas marcas que está investindo pesado em cloud computing aqui no Brasil e tem vendido bastante, sendo ainda a mais popular do setor. Vamos ter também a Oracle que é conhecida no mundo inteiro e oferece serviços impecáveis e com uma qualidade praticamente incomparável.

A primeira a trazer a computação em nuvem para o Brasil foi a INuvem e até hoje essa empresa oferta esse serviço apesar de não ser totalmente popular como as duas marcas que citamos mais acima. Além destas, diversas outras podem ser encontradas na internet e entre profissionais de tecnologia da informação. Se você não sabe como escolher o sistema ideal para sua empresa, basta consultar um profissional do ramo de sua confiança para ajudá-lo nesse processo. Não esqueça também de sempre buscar referências em sites e fóruns do assunto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.