A História da Smartphones

Como Foi a Evolução Deste Aparelho

O Smartphone virou um aparelho prioritário na vida de muita gente. O seu surgimento foi em 1992, e era o Simon, da IBM. Seus recursos como PDA e fax, tela sensível ao toque e outras funções avançadas para a época justificava seu preço de quase 900 dólares. Dez anos depois foi a vez de a empresa Kyocera lançar o modelo QCP 6035 no mercado brasileiro, o primeiro por aqui a mesclar funções de celular e de computador. O sistema operacional era o Palm OS, e possuía conexão com a internet. O preço era cerca de 2900 reais.

Nomes

Outro avanço 2002: a tela colorida e o GSM chegam ao mercado brasileiro com o Communicator 9210, da Nokia. O preço era salgado: 3,5 mil reais. No mesmo ano outra novidade, mas que nunca foi lançado no Brasil: a empresa Handspring lança o Treo 300, também com Palm OS e teclado QWERTY. O ano de 2005 foi marcado pela chegada do BlackBerry em sistema de comodato. A TIM oferecia o serviço para as empresas, por 429 reais mensais. A HP também lança seu iPaq Mobile Messenger, com sistema operacional Windows Mobile. A conectividade é o forte deste aparelho, que combina GSM, GPRS, Wi-Fi, GPS e EDGE. O Treo 700w é lançada pela Palm, mas agora com o Windows Mobile.

Televisão

O Primeiro iPhone

Chega em 2007 para conquistar o mercado. Steve Jobs fez o anúncio durante a MacWorld, realizada na cidade de Las Vegas. O ano de 2008 traz o G1 da HTC, que vem com o novíssimo sistema Android. O aparelho não foi vendido oficialmente no Brasil. No mesmo ano chegou o iPhone 3G no país, três meses após o lançamento mundial, com preços que variavam de 900 a até 600 reais. Em 2009, chega a segunda versão do produto da Apple, o iPhone 3GS, com recursos como gravação de vídeo e mais rápido. A Samsung foi a primeira a trazer um celular com Android para o Brasil, o Galaxy.

A História da Smartphones

Lançamentos em 2010

O sistema operacional Android é a grande aposta do ano. A Google chegou a colocar sua marca no celular fabricado pela HTC, o Nexus One. No entanto, o smartphone não vende como o esperado. De outro lado a Microsoft lança o Windows Phone 7, com recursos como integração à rede Xbox Live e Zune HD. O lançamento foi anunciado durante o World Mobile Congress. A Apple não fica atrás e anuncia o seu iPhone4. Steve Jobs faz o anúncio em São Francisco, e alguns episódios envolvendo a marca e o produto ganham grande destaque na mídia, como o caso do funcionário da Apple que perdeu o produto em um bar.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • qual a historia da criação do smartphone

    jessica 28 de julho de 2012 18:39
  • quem criou? onde surgiu? quando surgiu? pk surgiu? vc acha a historia de qualquer celular na internet menos do smartphone!!

    jessica 28 de julho de 2012 18:40
  • Você deixa tudo, menos o principal: O smartphone

    NomeWesley 4 de abril de 2013 20:56
  • Está um tanto que confuso, seria legal se fosse mais objetivo.
    Elogio por ter muitas informações úteis, e desconsidere o meu primeiro comentário.

    NomeWesley 4 de abril de 2013 20:59
  • Gostei da matéria, foi bastante elucidativa para pessoas, como eu que, apesar de possuir um aparelho, jamais pensara na sua história e seu surgimento…não sabia que era tão antigo (“…O seu surgimento foi em 1992…”) e, como sempre, estamos 10 anos, ou mais, atrasados em tecnologia se compararmos com os EUA e o resto dos países tecnologicamente mais evoluídos. E olha que estamos no mesmo continente da grande potencia mundial, e num atraso absurdo desses.

    Paulo 2 de novembro de 2013 12:21
  • Em 1992!!… Cara nao tinha nem nascido e ja existia essa maravilha :3

    Cris 8 de março de 2014 1:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.