Algumas Lendas Sobre Computadores

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de contar histórias. Entre essas histórias que aumentam um pouco em cada boca que passam, existem alguns mitos que perduram por anos a fio. Mesmo em um mercado dinâmico como o de tecnologia ainda tem as suas lendas que enchem a cabeça de usuários de toda parte de medos sem motivo. Alguns deles vão cair agora.

Sistema

Há Problemas em Deixar o Computador Ligado Por Muito Tempo?

A resposta é não. Os atuais sistemas podem se manter ligados por semanas ou até meses. Se você deixou seu PC ligado durante a noite baixando algo da internet não precisa se preocupar em reiniciá-lo ou desliga-lo para “descanso”. Se seu computador começa a ficar lento após muitas horas ligado, você certamente está com algum problema com vírus ou até mesmo aquecimento excessivo interno.

Imãs Prejudicam Computadores?

A menos que você tenha em casa um imã de tamanho respeitável, e estou falando daqueles tirados de alto-falantes de carro para maior, você não precisa se preocupar com esse tipo de coisa. Computadores são construídos com blindagens específicas para evitar qualquer tipo de interferência externa. Além do mais, a imunidade a interferências é inerente da natureza digital com que os dados são trabalhados no interior da máquina. Você deve ter cuidado, no entanto, com imãs perto de monitores CRT — aqueles grandões de tubo.

Curso

Depois de Desligar o Computador é Preciso Esperar Algum Tempo Antes de Religa-lo?

Não há problema algum em ligar e desligar o computador sem intervalo de tempo. Esse mito vem dos computadores antigos do século passado que podiam apresentar problemas no disco rígido com tal atitude. Os discos rígidos atuais possuem um recurso que encerra suas atividades na ausência de energia, minimizando quaisquer danos.

É Melhor Desligar o Computador Durante Uma Tempestade?

Essa é uma história verdadeira entre os mitos. Embora o risco de descargas elétricas no interior da sua residência seja pequeno, é melhor prevenir. Qualquer equipamento eletrônico deve ser retirado da tomada durante uma tempestade com raios. Para o caso de uma eventual descarga na rede, seu computador poderá não sobreviver.

Algumas Lendas Sobre Computadores

Olhar Para Luz do Mouse Prejudica a Visão?

É verdade. O led usado na maioria dos mouses ópticos não é um laser, mas pode trazer problemas para a visão. Isso se deve à lente que focaliza a luz sobre as superfícies, a intensidade gerada por essa lente pode ser prejudicial à retina.

O Computador Fica Lento Quando o HD Está Cheio?

Verdade. O sistema operacional da sua máquina precisa de algum espaço em disco para trabalhar. O HD pode ser usado eventualmente como arquivo de paginação — quando não há espaço suficiente para todos os programas na memória RAM, o computador apela para o disco rígido —, ao gravar um CD ou DVD, ou para arquivos temporários do próprio sistema. O que importa é que, um disco rígido cheio, limita algumas tarefas do sistema e o torna mais lento. Essa ideia só vale para o disco primário do sistema. Se você tem mais de um HD conectado à sua máquina, ou um disco particionado, deve se preocupar unicamente com o espaço livre do seu disco primário — normalmente  C:.

Tirar o Pendrive “Sem Segurança” é Errado?

Sim. Quando o usuário avisa ao sistema que vai retirar um pendrive da porta USB, o computador finaliza todas as interações com o hardware. Em alguns casos, pode haver perda de dados ou até mesmo a perda total da sua unidade de memória.

Muitos Ícones na Área de Trabalho Deixam o Computador Lento?

Bobagem. O número de ícones não aumenta em nada a quantidade de processos rodando na memória do seu computador. Deve-se levar em conta de que possivelmente é você quem fica mais lento enquanto procura alguma coisa numa área de trabalho labiríntica.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ter problemas ao deixar o computador ligado por muito tempo não é um mito por completo.
    O computador é uma máquina que realiza operações com unidades discretas e ,por isso, “arredonda” boa parte dos cálculos, o que pode levar a estados de erro se feito por um longo período de tempo.
    É comum, em empresas, desligar as máquinas de tempos em tempos para evitar essa situação. Especialmente máquinas que fazem processamento de um volume grande de dados.

    Péricles Alves 15 de outubro de 2011 14:45
  • Olá, poderia tirar uma dúvida que tenho faz tempo? o windows 7 64-bits requer quanto de espaço em disco livre para funcionar adequadamente, quero dizer espaço livre num hd (por ex: num hd de 180 gigas sobrando somente 30 gigas livres, assim ele roda bem?

    curioso 26 de Fevereiro de 2012 16:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.