Como Colar Cabo Flat em Display de TV

O cabo flat é um cabo responsável por fazer a conexão de dispositivos eletrônicos como telas, teclado, tela de televisão, dentre outros com a placa mãe do equipamento em questão. O cabo é comprido e pode variar esse comprimento, é arredondado e revestido por uma película de plástico e flexível. Nele há vários condutores metálicos que são ligados a uma superfície. Seu tamanho é variado assim como também a quantidade de conetores e vias. Essa variação irá depender muito do tipo de dispositivo de cada produto.

Além do cabo flat a televisão possui também um display que é o dispositivo onde se apresentam as informações, de modo visual, adquirida, armazenada ou transmitida de diversas formas. O que acontece é que a informação de entrada é dado como um sinal elétrico. Algumas tvs estão vindo com falha na solda do flat que liga a placa e assim é necessário realizar a cola dessas duas estruturas para poder haver o bom funcionamento do equipamento.

As vezes por cair água na tela o cabo flat pode enferrujar e o aparelho para de funcionar e para poder se recuperar o dispositivo deve se refazer os trilhos do flat. São diversos os motivos que podem levar ao dano dos trilhos e muitos tem utilizado de colas ou usado solda para refazer esses equipamentos e recuperar o dispositivo.

Algumas das trilhas que se apresentam destruídas podem ser refeitas com uma agulha fina e é retirado a parte que está interrompida da placa. Alguns fazem a raspagem na placa até sair o “verniz” para posteriormente realizar a solda dessas partes. Algo que a maioria das pessoas que trabalham com esse tipo de equipamento enfatizam é que é necessário se ter paciência para realizar todo o processo, pois a raspagem é delicada, as peças são bem pequenas e deve ser minucioso para se mexer com os dispositivos. Alguns utilizam de câmeras de aumento para poder visualizar o local exato de raspagem e o local em que será colado a malha.

Cada trilha destruída do equipamento deve ser soldado com a malha e geralmente fazem essa solda com a solda microscópica. A solda vai fazer com que haja a união dos materiais, ainda mais  os metais. A solda microscópica pode ser encontrada para a compra em sites de vendas na internet e ela auxilia na ligação de componentes que são muito pequenos para serem visualizados a olho nu. Como as estruturas que precisam colar o cabo flat são delicados e pequenos a solda microscópica é ideal nesse processo.

A operação da soldagem é manual ou automática, pode ser portátil o custo dessa não costuma ser muito elevado, impedindo o conserto do equipamento. Deve-se atentar para as desvantagens do uso de solda nesse equipamento, pois se soldar no lugar errado essa não pode ser desfeita, além disso a solda pode afetar microestruturas e propriedades do equipamento que ao invés de reparar podem danificar por completo o equipamento. Por isso, para realizar o reparo desse equipamento é fundamental que o operador de sua televisão tenha experiência com isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.