Funcionamento de Impressoras a Laser

A compreensão do sistema de impressão de um impressora a jato de tinta é bem mais simples do que o do funcionamento de uma impressora à laser, mas iremos aqui neste artigo explicar como funciona este processo de impressão.

Impressora

A Cola Temporária

O sistema de impressão a laser é caracterizado por sua carga completa de impressão, ou seja, diferentemente do processo à jato de tinta, quando a página vai sendo impressa à medida que as gotículas de tinta são jogadas, o princípio básico da impressão à laser é a eletricidade estática, onde uma carga elétrica faz a gravação do que precisa ser impresso numa superfície com isolamento elétrico. Como objetos com carga elétrica oposta se atraem, os objetos com carga estática oposta também se atraem, fazendo o que os especialista chamam de cola temporária.

Laser

Funcionamento

O personagem mais importante do sistema de impressão à laser é o foto receptor, que reveste todo o tambor ou cilindro de impressão que por sua vez é altamente fotocondutor, pois recebe luz fóton.
Para receber o conteúdo a ser impresso, o cilindro tem de ser preparado, e isso é conseguido através de uma carga total positiva sob o mesmo, aí, conforme o giro do cilindro, o feixe de laser vai gravando no cilindro de imagem o que será impresso, desenhando no mesmo o que será impresso e deixando as outras áreas descarregadas de energia.
Após o laser ter gravado toda a área do cilindro com o trabalho a ser impresso, o cartucho libera o toner, que por ter carga positiva, adere somente onde o feixe de laser indicou sua luz. Caso não tenha entendido, a analogia mais simples é a de que você passe alguns pontos de manteiga num rolo de macarrão e passe por uma mesa cheia de farinha e terá apenas a farinha colada onde foi marcado com a manteiga. A manteiga da impressora laser é o laser e o rolo de macarrão é o cilindro.

O Papel

Após este processo, o papel se movimenta por uma cinta, que é responsável por carregar negativamente o papel de eletricidade, o que faz o papel puxar o toner que é carregado no cilindro de impressão para si, obedecendo o movimento do cilindro. Quando deste processo, o papel sofre uma descarga de eletricidade, para que o toner ainda não fixado definitivamente não volte ao cilindro de impressão.
O penúltimo passo para que o processo de impressão esteja completo é o de fusão, que é quando o toner aplicado pelo cilindro de impressão à folha se fixe definitivamente, através de um intenso calor recebido pelo fusor, calor este que só não queima o papel devido à alta velocidade pela qual o mesmo passa sob ele.

Carregado

Recarregando

Após a fusão do toner, o cilindro de impressão é submetido à uma intensa luz que é responsável por apagar à imagem que acabara de ser impressa, e novamente o cilindro sofre uma carga total positiva, para que se inicie novamente todo o processo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.