Iphone Crackeado Finalmente Legalizado

Não é de hoje que os compradores de produtos Apple já perceberam o regime ditatorial a que são submetidos para usar os cobiçados gadgets com a estampa da maça mordida. Um projeto de lei em tramite nos Estados Unidos acabou com o controle exercido pela empresa de Steve Jobs sobre os conteúdos que podem, ou não, circular em seus preciosos aparelhos.

Antivirus

Como Usar

Você comprou o seu iPod novinho em folha, e até ganhou uma gravação a laser do seu nome no verso do aparelho “totalmente grátis”, mas quando abriu a caixa e o conectou no computador para abastecê-lo com suas músicas favoritas caiu dentro da ditadura: você só vai poder usá-lo se tiver o Itunes instalado na sua máquina. É fato que pelo preço pago por um iPod você compraria dois tocadores de mp3 que tocam qualquer porcaria que você queira colocar neles sem frescura, mas é fato também que um iPod é um iPod.

Para os usuários do iPhone, mais controle e censura: só é possível instalar e usar aplicativos certificados pela Apple e “permitidos” pela empresa. Agora o termo ditadura faz sentido, não é? Os consumidores não são livres para usar seus equipamentos com quaisquer conteúdos que quiserem segundo a politica de Jobs. Você comprou, mas você não pode usá-lo do jeito que quiser. O mesmo acontece com os aplicativos permitidos para o cobiçado iPad, o tablet da Apple, com lançamento no Brasil previsto para outubro desse ano. O gadget pode usar aplicativos lançados para o iPhone e muitos outros desenhados para uso em seu hardware, no entanto, o usuário ainda está preso aos aplicativos comprados no Apple Store.

Iphone Crackeado Finalmente Legalizado

Os Telefones Desbloqueados

Para livrar-se das correntes autoritárias da Apple, alguns usuários apelam para o desbloqueio de seus iPhones, o chamado jailbreak, algo como fuga da cadeia. Através desse processo ilegal, os aparelhos podem ter qualquer aplicativo compatível instalado em seu sistema, mesmo que não seja aprovado pelo fabricante. O desbloqueio de aparelhos não era permitido pelas leis americanas, até o começo dessa última semana de julho, quando foi a aprovada a lei que legaliza a prática do desbloqueio. Algo similar ao que aconteceu no Brasil por parte do bloqueio de celulares para uso exclusivo em uma determinada operadora. O desbloqueio passou a ser direito do consumidor. As operadoras só podem nesse cenário oferecer aparelhos bloqueados quando possuem algum tipo de vantagem ao consumidor, como aparelhos com desconto ou planos favorecidos.

Documento Legalizado

Esclarecimentos

Em um pronunciamento em nome da empresa de Steve Jobs ao The Wall Street Journal, um porta-voz falou sobre as possíveis consequências do desbloqueio do equipamento. Segundo o porta-voz da empresa, o jailbreak pode empobrecer bastante a experiência com o iPhone tornando-o instável e suscetível a falhas. O desbloqueio infere também na perda da garantia do produto. Ameaças à parte, a maioria dos usuários do telefone mais cobiçado do mundo nos Estados Unidos estão respirando aliviados pela liberdade adquirida. Por aqui nem preciso falar que continuamos na nossa mesma mesmice, não é?

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.