O Que é uma Steam Machine?

Um dos grandes sonhos de muitos gamers é poder jogar os seus jogos favoritos deitados no maravilhoso conforto do seu sofá numa TV bem grande. Para tornar esse desejo uma realidade foi criada a Steam Machine, um console que vai mudar a forma como os jogadores utilizam os seus jogos de computador.

A ideia é que os jogadores possam jogar os games de PC com o mesmo conforto que o fazem com os games de console. Muitos jogadores acabam se afastando dos games de computador pelo fato de ficarem em posições de pouco conforto com os braços apoiados na mesa, o monitor próximo demais dos olhos causando irritação entre outros percalços para se aventurar no seu game favorito.

O Que a Steam Machine Pode Fazer Por Você

O objetivo da Steam Machine é oferecer aos jogadores de games de PC mais conforto para que eles possam jogar no sofá da sala e ainda usar monitores de TV. No projeto que foi anunciado pela Valve das Steam Machine virá equipado com o SteamOS que nada mais é do que o novo sistema operacional que é baseado em Linux para os jogos.

Para quem não conhece a Valve Corporation é uma das grandes empresas do desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos dentre os quais se destacam o Half-Life com as suas versões Counter-Strike e Left 4 Dead. Outro feito da Valve é o Steam um famoso software utilizado para fazer o gerenciamento e a compra de jogos online.

Entendendo as Steam Machines

Uma das características mais interessantes das Steam Machines é que elas são baseadas em hardwares convencionais de computadores e por isso os consumidores encontram uma grande vantagem, a de poder fazer upgrades de componentes. Além disso, todos os jogos da Steam funcionam nas Steam Machines.

O Steam é o serviço de distribuição online de jogos mais popular do mundo, já tem mais de 65 milhões de usuários cadastrados e cerca de 7 milhões de acessos no mundo todo. O que o anúncio da Steam Machine quer dizer é que os usuários poderão escolher qual o estilo de hardware desejam.

Diversidade

Outro fator que tem animado muito o mercado é o fato de que a Valve não será a única a montar e vender as Steam Machines. Ao todo serão treze empresas fabricando os consoles dentre as quais estão GigabteBrixPro, NextSPA, Alienware, Alternate, DigitalStormBoltII, iBuyPower, ScanNC10, CyberGamerPC, Material.net, Maingear, FalconNorthwest, Webhallen, Zotac e OriginPCChronos.

O Steam Controller – O Controle

Todas as Steam Machine serão compatíveis com o Steam Controller que é um controle bem diferente do que estamos acostumados. Nesse controle existem duas áreas com sensibilidade ao toque as chamadas trackpads que estão no lugar daquelas alavancas analógicas convencionais que acompanham o movimento do polegar mais ou menos como o mouse.

O controle foi desenvolvido para ter a mesma precisão do mouse uma vez que os jogos de PC exigem muita agilidade e precisão. Os consoles convencionais não conseguiam atender a essa precisão de movimentos que o jogo necessita. O mais interessante é que as treze empresas deverão seguir um modelo padrão de controlador, porém, poderão produzir e usar a sua versão própria do controlador.

Costume

A verdade é que os jogadores precisarão de um pouco de tempo para se acostumarem a esse controle já que até hoje utilizam apenas o mouse e o teclado. Contudo, acredita-se que logo os usuários estarão usando esse controle já que ele oferece mais conforto, com isso não é exagero dizer que a Valve Corporation muda o universo dos jogos de PC.

O conforto e a possibilidade de se integrar com os amigos que estavam ligados somente aos jogos de XBOX, Playstation e afins agora também pode existir nos jogos de computador. Uma das vantagens que isso traz é a possibilidade de aproveitar ainda mais a usabilidade e os poderosos gráficos que os jogos de PC oferecem.

Em Suma

De forma resumida podemos dizer que as Steam Machines são computadores pequenos que possuem o sistema operacional SteamOS. O valor é outro ponto que tem ‘fisgado’ o consumidor, pois é bem mais em conta do que os computadores tradicionais para jogos, os valores ficam entre US$ 400 a US$ 6.000.

Uma Ameaça as Gigantes dos Consoles?

O anúncio da Valve a respeito das Steam Machines pegou de surpresa as gigantes do setor de consoles de games e para muitos representou uma certa ameaça a hegemonia delas já que se trata de uma alternativa interessante para quem deseja usar todas as possibilidades dos jogos de PC, só que com o conforto dos controles.

As Steam Machines anunciadas pela Valve são máquinas com hardware personalizável que pode ser montado seguindo os desejos do usuário, tem versões mais simples e outras bem completas. Um produto que pode ser tratado como computador e também como console elevando o status do PC Gaming que ainda terá o seu próprio sistema operacional, o SteamOS.

Para completar a ameaça as Steam Machines ainda virão com placas Nvidia Titan e processadores Intel Core de quarta geração assim como discos SSHD. Natural pensar que essas máquinas possam ser encaradas como ameaças para as empresas de consoles.

A Resposta da Microsoft

Com todas essas características as Steam Machines estão dando muito o que falar, mas a Microsoft é uma das produtoras de console que já se manifestou para dizer que não está se sentindo ameaçada. Uma das novidades da Microsoft é o Xbox One que a empresa acredita que tem todas as condições para competir e superar as Steam Machines.

Os empresários da Microsoft chegaram a dizer que ainda não compreenderam bem o que a Valve está propondo e por isso não podem ter uma ideia de quanto isso será impactante realmente e de que forma isso poderá se refletir no mercado. Se as Steam Machines são ou não uma ameaça para os consoles não sabemos.

O que sabemos é que quem ganha com isso são os usuários que tem mais opções e alternativas que cabem no seu bolso. O entretenimento de games não precisa mais sair tão caro para o usuário e o conforto está sendo colocado em primeiro lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eletrônicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.