Diferenças Entre Processadores Core i3, i5 e i7

O avanço da tecnologia dos processadores não é acompanhado pelo conhecimento dos consumidores que acabam ficando perdidos em meio a tantas novidades. É comum que a Intel apareça divulgando aos consumidores que existe agora um processador ainda melhor e mais preparado para as suas necessidades.

Como sabemos das dificuldades que os consumidores enfrentam para escolher um processador que seja o mais interessante para as suas atividades resolvemos falar um pouco mais sobre as diferenças entre os processadores Core i3, i5 e i7.

Intel Core i3 – O Básico

A linha Intel Core i3 é a linha de CPUs que é voltada para os usuários menos exigentes. Como faz parte de uma linha mais recente da Intel o i3 possui dois núcleos de processamento, memória cachê de 4 MB que é compartilhada, tecnologia Intel Hyper-Threading (o que torna possível que o usuário realize diversas tarefas), suporte para memória RAM DDR3 entre muitos outros benefícios.

Apesar de parecer que os CPUs da linha Core i3 são fracos tem todo o potencial para substituir a linha antiga Core2Duo. Vale saber ainda que qualquer Core i3 já vem equipado com controlador de memória DDR interno assim como um controlador de vídeo integrado e ainda o suporte de duplo canal para a memória RAM.

A Tecnologia Intel Hyper-Threading

O objetivo da Intel ao usar a tecnologia Hyper-Threading no i3 é simular que o processador tem dois núcleos a mais. Dessa forma o Windows percebe a existência de quatro núcleos embora o processadores ainda se mantenha somente com os seus dois originais.

Porém, é bom estar ciente de que mesmo com essa simulação o i3 não trabalha como se tivesse mesmo quatro núcleos. Essa percepção pode ser obtida fazendo uma comparação entre as diferenças de um processador de quatro e outro de dois núcleos para ver que os resultados são semelhantes.

Essa tecnologia é interessante para aqueles momentos em que você deseja realizar várias atividades ao mesmo tempo, pois faz com que um núcleo possa realizar duas atividades ao mesmo tempo, por isso parece que o núcleo foi duplicado.

O Que o i3 Pode Fazer

Um processador i3 é capaz de realizar tudo o que você desejar, pode ser uma ótima opção para desenvolver qualquer tipo de atividade. Claro que não é o mais rápido, mas será raro acontecer desse processador não conseguir rodar um programa ou jogo.

Intel Core i5 – O Intermediário

O i3 é o processador dos usuários menos exigentes, já para atender quem tem um porte médio de exigência pode contar com o intermediário i5. Esse processador permite realizar atividades mais pesadas e está disponível em modelos que possuem dois ou quatro núcleos, CPUs de até 8MB e memória cachê compatilhada.

Também usam o soquete LGA1156 bem como tem controlador de memória DDR integrado, tecnologia Turbo Boost e a tecnologia Hyper-Threading. Em suma podemos dizer que se trata de um processador intermediário de alta velocidade.

Tecnologia Turbo Boost – O Que é? Para Que Serve?

A tecnologia Turbo Boost foi criada pela Intel para aumentar a velocidade do processador de forma automática. Trata-se de uma tecnologia inteligente que trabalha durante todo o tempo fazendo a verificação da frequência além da temperatura e voltagem do processador. Assim que percebe que existe uma baixa nos valores-padrão do CPU a tecnologia aumenta a frequência de forma a melhorar o seu desempenho.

Pense num cenário em que a temperatura do processador está abaixo do que era esperado e que você deseja aumentar a velocidade. Utilizando a tecnologia Turbo Boost do Intel Core i5 não é necessário se preocupar, pois será alterada a frequência ou a voltagem do CPU para que o desempenho possa ser aumentado. Nos modelos específicos de i5 existe a possibilidade de aumentar até 800 MHz na velocidade.

O Que o i5 Pode Fazer

Investir num i5 pode não ser necessariamente a melhor opção para quem deseja rodar games de última geração ou programas de edição de vídeo haja vista que isso demanda muito mais desempenho da placa de vídeo do que processador. Mas, se você pode investir num i5 mesmo que seja para realizar somente essas tarefas é interessante. Um computador com i5 é capaz de rodar tudo o que você quiser e imaginar.

Intel Core i7 – O Superprocessador

Não tem forma melhor de definir o Intel Core i7 do que como o superprocessador. Com tanta potência esse processador é mais voltado para o público que faz uso profissional do computador e que necessita de mais capacidade de processamento. O i7 é encontrado somente em CPUs que possuem quatro núcleos e tem ainda o i7-980X que possui seis núcleos.

Possui memória cachê L3 de 8MB, tecnologia Turbo Boost, tecnologia Intel HD Boost, tecnologia Intel Hyper-Threading e ainda o recurso Intel QPI. Um processador Intel Core i7 não tem limite de velocidade.

Tecnologia Intel HD Boost – O Que é? Para Que Serve?

Como os processadores tem avançado muito nos últimos anos os softwares também se obrigaram a evoluir. Alguns softwares trabalham somente em conjunto com instruções específicas que estão presentes somente nesses processadores. Essa necessidade se justifica pelo fato de que os programas necessitam dessas instruções para que possam ser executados com a performance máxima.

Esse conjunto de instruções recebe o nome de SSE, mas existem programas que usam outras instruções. Nos processadores Intel Cores i7 existe a tecnologia HD Boost que tem como responsabilidade fazer a compatibilidade entre o CPU e os programas que necessitam das instruções SSE4. Essa característica é a responsável por aumentar o desempenho dos aplicativos mais robustos que exigem um poder de processamento maior.

Intel QPI

O recurso que é chamado de Intel QPI ou QuickPath Interconnect (Interconexão de caminho rápido) tem como função básica aumentar o desempenho do processador. O que muda dessa tecnologia para as demais criadas com esse objetivo é a forma como ela faz isso. O recurso não aumenta a frequência ou tensão e sim aumenta a largura da banda o que faz com que mais dados possam ser transmitidos.

O Que Intel Core i7 Pode fazer

Pode ser um exagero adquirir um computador com processador i7 se você não utiliza programas que realmente demandem um processador tão poderoso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hardware

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.