Disco Rígido e Memória RAM: A Diferença

É muito normal vermos em anúncios de lojas de eletrônicos a propaganda de computadores ditos poderosos, rápidos e eficientes. Também é comum ouvir frases como “Nossa, comprei um computador de dois gigabytes! Vou guardar muito arquivo!” ditas por aquelas pessoas que compraram uma nova máquina mas, infelizmente não possuem muito conhecimento de informática.

Memória Ram e Disco Rígido

Memória Ram e Disco Rígido

Afinal, o que são as duas memórias do computador? Qual é a diferença da memória RAM e do HD, também chamado de disco rígido? É isso que vamos ver agora.

O disco rígido

Se você procura uma máquina que possa aguentar todas aquelas trilhões músicas, centenas de filmes e dezenas de jogos, você precisa priorizar o disco rígido (ou HD) na hora de comprar seu próximo computador.

A memória do HD é aquela que serve para armazenamento de todo e qualquer arquivo e normalmente possue (configurações de computadores medianos aos ótimos) de 320 gigabytes a 1 terabyte de memória.

Disco Rígido

Disco Rígido

Este nome estranho e engraçado que o componente possui é graças à sua forma. Quem já viu um HD aberto sabe que ele é basicamente um empilhado de diversos CD’s um pouco mais grossos do que o normal. Estes discos magnéticos têm suas informações lidas e gravadas por uma pequena agulha móvel dentro da caixa metálica da peça.

A memória RAM

Agora, se você quer um computador extremamente veloz e que possa aguentar dezenas de programas abertos ao mesmo tempo, você deve ter cautela e escolher um que, ao lado de um bom processador, tenha uma alta memória RAM.

A memória RAM (ou Random Acess Memory, traduzindo: Memória de Acesso Aleatório) é uma memória volátil, ou seja, seus dados são perdidos e não são armazenados com o desligar do computador. Não é a memória usada para guardar arquivos, mas a memória que é usada pelo seu computador durante a execução de programas e, mesmo durante todo o uso do computador, “segurando” informações de usuário e configurações do seu sistema operacional.

Memória Ram

Memória Ram

Os computadores medianos de atualmente possuem por volta de 1 ou 2 gigabytes de memória RAM, enquanto os mais avançados possuem até mesmo 4 gigabytes. É necessário também verificar a velocidade de operação da memória RAM, que é medida em mega-hertz.

E é só isso?

Mais ou menos. Também é necessário tomar cuidado com as “pegadinhas” que muitos anunciantes fazem. Caso você veja um computador com muita memória de HD e também de memória RAM por um preço estranhamente barato, desconfie. É possível que o HD seja do tipo IDE ao invés de SATA e a memória RAM seja SDR ao invés de DDR; ou seja, aparelhos antigos, mais lentos em seu funcionamento e que você terá muito mais dificuldade para trocar em caso de uma eventual pane ou qualquer danificação.

Agora que você já sabe a diferença, fique esperto na hora de escolher uma máquina e não compre gato por lebre!

2 comentários

  1. Nossa obrigado por ensinar, eu estava querendo saber disso muito tempo, agora sei mais sobre memorias.

    Obrigado novamente!

  2. texto objetivo!
    obrigada, vai me ajudar na compra de uma máquina boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>