As Wikis

A internet é muito usada por estudantes para fazer pesquisas em geral. Certamente, não há lugar maior para se achar materiais de estudo e informações diversas, de modo rápido e prático.

Um dos lugares aonde mais de pode achar informações é a popular Wikipédia. Disponível em mais de dez idiomas, o site faz jus ao seu nome e realmente assemelha-se com uma enciclopédia impressa e que as antigas gerações usavam para fazer suas pesquisas escolares. O repertório de tal site é amplo e está em constante expansão; é difícil não lá achar o que se precisa.

Porém, nem sempre o conteúdo desse site é confiável e verdadeiro em sua totalidade. Aliás, com tantos sites com “wiki” em seu nome, virou moda fazer uma enciclopédia com algum assunto em específico. Mas novamente: será que podemos confiar nessas informações?

Wikileaks

Wikileaks

E afinal de contas, o que seria uma wiki?

Enciclopédias Virtuais

Uma wiki nada mais é do que um site da internet que contém informações precisas sobre qualquer assunto, ou de assuntos relativos de algum tema em específico. O mais importante e que devemos ter em mente sempre, é que uma wiki pode ser editada por qualquer pessoa e em qualquer momento, sem necessitar nem mesmo de algum breve e simples cadastro no sistema.

Essa característica das wikis foi inserida justamente para que se tornassem “um dicionário de todos”, aonde qualquer pessoa pode livremente contribuir com as informações que detêm e que são ausentes em um artigo.

Por um lado isso é bom, já que ninguém sabe de tudo e sempre tem algo que outra pessoa conhece. Mas se formos analisar bem, essa é a principal desvantagem desse tipo de serviço, já que muitas pessoas editam artigos e matérias inserindo informações falsas, com o único propósito de prejudicar os leitores.

Wikipedia

Wikipedia

Por isso, fica a dica: nunca confie integralmente nos textos em uma wiki, mesmo se for a maior delas: a Wikipédia. Qualquer um pode ter alterado aquela data, colocado um personagem a mais, mudado uma imagem de um lugar para outra de qualquer outro recinto. Pesquise sim nesses sites, mas em caso de dúvidas, sempre dê uma olhada em outros lugares. Não custa nada e é bom prevenir.

Crie sua Wiki!

Mas até agora só falamos de assuntos mais sérios, como pesquisas para aquele trabalho escolar difícil. Não é só de datas ou lugares históricos que vivem as populares wikis.

Com a facilidade atual em se criar uma enciclopédia virtual, muitos criam esse tipo de site voltado para assuntos divertidos e criativos, para o único propósito de entreter os leitores.

Wikis

Wikis


Cada vez mais as wikis estão sendo usadas por escritores, roteiristas e afins, como um modo de explicar sobre o “mundo” criado em suas histórias e aumentar ainda mais a imersão. Fãs de jogos, animes, filmes etc. também adotaram o uso das wikis para criar enciclopédias do mundo de seus heróis prediletos.

Apenas para ilustrar: é possível encontrar na internet wikis sobre animes (como Naruto, Bleach, etc.), mundos de livros com temática de fantasia, ou então wikis sobre seres mitológicos, folclore e crendices.

E se você acha que criar uma wiki é difícil, não poderia estar mais enganado! Existem muitos serviços gratuitos para esse intuito, e com pouco tempo de treino e possível criar belas wikis cheias de informações preciosas. O mais conhecido é o serviço Wikia, que com um rápido cadastro, pode ser usado para criar uma enciclopédia virtual com o tema que você quiser.

Leia, escreva, compartilhe. A internet está aí para levar informação gratuita e verdadeira para todo mundo que quiser ler!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.