Boas Maneiras nas Ações de E-Mail Marketing

O Marketing Association Brasil (ABEMD) elaborou lista de “boas maneiras” para contribuir para a elaboração de ações de e-mail marketing. Ele é composto de lista das recomendações que leva a ética de maneira pontual, uso relevante e responsável do e-mail como ferramenta de marketing. Estas instruções são baseadas no respeito ao destinatário a quem as ações são abordadas e também a preocupação com o uso adequado da internet que de maneira certa deve ajudar as empresas a atingir os resultados almejados e construir relacionamento sólido e mútuo de respeito aos clientes e prospectos.

Boas Maneiras nas Ações de E-Mail Marketing

Boas Maneiras nas Ações de E-Mail Marketing

Ética em Primeiro Lugar

Necessário agir em conformidade com o Código de Ética de Conduta da ABEMD, que afirma, em detalhes, os conceitos de boas práticas no marketing direto. Necessário ter em mente de que confiança representa ponto difícil de ser conquistado entre clientes e vendedores. Porém, basta um pequeno sopro de desconfiança para que os anos de confiabilidade não fiquem em cheque para sempre.

Primeira Remessa de E-mail

A primeira entrega é muito importante porque sela o início do relacionamento. A primeira impressão é aquela que fica e nas ações de marketing não é diferente. Quando a pessoa é o que parece para a empresa, o campo de opção para receber a mensagem deve estar visível e conter descrição clara do produto ou serviço prestado. As informações devem estar corretas. Consumidores da atualidade salvam os e-mails para mais tarde processar as empresas caso alguma das especificações oferecidas não forem ofertadas na prestação do serviço ou vendas de bens de consumo duráveis e não duráveis.

Direito de Resposta

Quando a empresa procura a pessoa, no caso do primeiro contato, o destinatário deve ser informado sobre como ele foi atingido. Poucas empresas disponibilizam a informação de maneira cristalina, por este motivo grande parte dos consumidores fica com o pé atrás em fechar ou não a promoção. Fornecer opção de respostas aos usuários representa o segredo. Algumas empresas praticam o famoso tiro nos pés ao enviar o primeiro e-mail de contato e não disponibilizar alternativa de resposta. Se a pessoa não responder o e-mail, mesmo com a alternativa, então representa indício entendido que ela / ele não deseja receber novas mensagens. Necessário ainda disponibilizar opção na própria mensagem para internautas que não desejam mais receber as informações da empresa ou companhia. Sem a alternativa os clientes ficam nervosos com a máquina que passa a agregar menos estereótipo positivo em termos mercadológicos. Representa prerrogativa dos receptores decidirem o não o momento em que não quer receber mensagens de remetentes específicos.

Direito de Resposta

Direito de Resposta

Uso de Endereço Eletrônico

Deve ser claro que o endereço eletrônico pode ser utilizado para enviar mensagens comerciais, o que significa, na geração de ligações específicas ou, se for o caso, também serem transmitidos a fim de realizar o envio. O receptor também participar da própria conformidade com isso. Caso estes artifícios forem aceitos apenas em outro e-mail, então deixei o endereço explícito no corpo de texto do recado virtual.

E-mail Oficial

Utilize e-mail que tenha o nome da empresa de maneira oficial no endereço. Dicas contra ataques hackers indicam aos usuários não abrirem mensagens de pessoas que não trazem o nome da empresa após o símbolo @. Por este motivo se faz necessário enviar e receber mensagens no próprio e-mail do empreendimento. Jamais utilize o endereço pessoal. Não mistura os setores.

E-mail Oficial

E-mail Oficial

O Tamanho do Arquivo

Tente limitar o tamanho dos e-mails enviados, do corpo da mensagem, bem como os anexos. Sugere-se para produzir mensagens em formatos txt ou html, este último dentro de um tamanho máximo de 12 KB. Os objetos (Gif) não são anexados à mensagem, mas localizados em provedores de serviço específico. Arquivos executáveis (Exe) não devem ser enviados. Os programas de e-mail de gestão são capazes de ler e interpretar, automaticamente iniciar algum processo que não é necessariamente o que o receptor quer. Este tipo de arquivo também deixar o sistema vulnerável à infecção de vírus (voluntária ou não) e por este motivo pode ser descartado por internautas antes da visualização.

Relevância

O consumidor não se incomoda com o recebimento de uma mensagem do tipo comercial, porque o seu conteúdo é relevante para ela / ele. Assim, estar sempre preocupado com o conceito de relevância representa ponto elementar para não perder assinatura de clientes nas ações de e-mail marketing. Quem possui loja virtual pode distribuir os folhetos online para listas de e-mails diferentes, divididos por setores como: Esportes, culinária, livros, entre outros.

Frequência

De preferência sugerir para clientes a alternativa preferida de receber relacionada com a frequência de informações ou solicitar escolha entre diferentes alternativas de periodicidade que são oferecidos. Se o formato alternativo de escolha não foi possível, deve existir clara indicação da frequência de envio de mensagens.

Política de Relacionamento

É sempre conveniente ser transparente no que respeita à relação política adotada. Isto pode ser feito por meio de um contrato ou acordo formalmente concedido entre vendedores e consumidores. Neste tópico se considera a presença das promoções como ponto indispensável. Consumidores querem pagar preços abaixo do mercado por produtos com qualidade. Não adianta quase nada oferecer os mesmos preços entre os itens online e os presentes nas vitrines de vendas das lojas físicas.

E-mail Marketing

E-mail marketing está relacionado com o conceito de mensagem comercial a um grupo de pessoas. Em seu sentido mais amplo, cada e-mail enviado a um cliente potencial ou atual poderia ser considerado como o tipo marqueteiro. Ele envolve o uso de e-mail para enviar anúncios, comerciais pedidos ou solicitar vendas e doações. Destina-se a construir a lealdade, confiança ou a consciência da marca. Pesquisadores estimam que nos Estados Unidos as empresas gastaram quase 1,51 bilhões de dólares em e-mail marketing no ano 2011. Crescimento para 2.468 bilhões dólares em 2016.

 E-mails Transacionais

E-mails transacionais são desencadeados com base na ação de cliente com empresa. O objetivo principal está em transmitir informações sobre a ação desencadeada. Mas, devido à sua alta taxa de abertura (51,3% em comparação com 36,6% para o e-mail newsletters) e-mails transacionais representam oportunidades de ouro para envolver os clientes, para introduzir ou ampliar o relacionamento de assinantes, antecipar e responder perguntas.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

E-mails Transacionais

E-mails Transacionais

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.