Como Evitar Que o Facebook Seja Hackeado

Usamos o Facebook com muita frequência e dependendo do tipo de ação e conexão que temos com essa rede social, podemos ter alguns problemas com vírus e hackers. Evitar que isso aconteça é muito importante não somente porque você não vai precisar fazer outro perfil e repor todas as suas fotos e momentos, mas também porque tendo uma conta invadida, outros dados seus podem ser roubados e os danos serem maiores do que apenas um perfil social.

Então saber como cuidar bem do seu Facebook é importante para que não passe por situações complicadas como essa. Existem algumas ações importantes que podem ser tomadas para evitar que a conta do Facebook não seja hackeada e vamos ver as principais mais abaixo.

Cuidado com os Vírus

Tudo pode começar com um inocente link que você clica através do perfil do seu amigo ou um aplicativo divertido que você instala em seu perfil. Acontece que alguns desses links são na verdade vírus que roubam todos os seus dados e passam a fazer postagens do mesmo tipo para seus amigos. Existem cuidados eficientes que você pode tomar  para não instalar nenhum aplicativo no Facebook que não seja seguro e também não clicar em vírus por links que vê na sua timeline.

Protegendo Contra Aplicativos Maliciosos

Nesse primeiro caso, veja se o aplicativo que você está instalando possui conexão segura. Isso pode ser identificado através da barra de endereço. Quando um aplicativo é seguro, a sua conexão acrescenta a letra S logo após o “Http”, ficando então “HttpS”. Geralmente essa sigla também aparece em outra cor para sinalizar que aquela é uma conexão segura. Caso o S não seja identificado, indicamos não utilizar tal aplicativo porque pode ser algum vírus.

Protegendo Contra Links Maliciosos

Já sobre os links, é muito fácil identificar se aquele assunto se trata de um direcionamento correto ou não. Essa ação é ainda mais eficiente para encurtadores de link, o qual não informa o nome do site que será clicado. Para saber se um link é verdadeiro ou não, basta passar com o ponteiro do mouse sobre ele e observar o canto inferior do seu navegador. Nessa zona, o endereço de redirecionamento será informado e caso você conheça a fonte, pode clicar sem preocupação.

Ficar por dentro de todos os vírus da rede social também é uma saída bem eficiente.

Configurando a Segurança da sua Conta

Você deve também fazer algumas alterações na segurança do seu perfil. Quando fazemos uma conta no facebook, tais configurações já vêm programadas de forma padrão, mas adaptar para o nosso tipo de conexão é muito importante para deixar nossa conta ainda mais segura. Vamos ver como fazer isso. É bem simples.

• Primeiro acesse o seu perfil e do lado direito da página você encontrará o desenho de uma ferramenta. Clicando nela, abrirá uma aba com diversas funcionalidade e uma delas é “Configurações da conta”. Clique.

•Na nova tela que se abrirá, escolha a opção Segurança que fica localizada na coluna do lado esquerdo da tela.

Agora basta você configurar cada uma das funções de acordo com o seu perfil. Vamos ver o que significa cada uma delas mais abaixo.

Navegação Segura

Nesse item você vai ativar a navegação segura, ação que citamos mais acima. Com ela ativada, qualquer link que você clicar ou aplicativo que você instalar em seu perfil só será direcionado se tiver a navegação criptografada. Isso livra de você ter seu perfil invadido caso esteja utilizando uma lan house ou rede de internet pública.

Notificação de Login

Essa ação é muito legal e importante para aquelas pessoas que acessam o seu perfil de diversos aparelhos. Com a notificação de login ativada, você saberá quando o seu perfil foi acessado de outro computador além daquele que você autorizou. O facebook também envia uma mensagem de texto na hora que alguém entrar com seu login e sua senha. Isso evita que outra pessoa acesse sua conta sem a sua permissão.

Aprovação de Login

Outra função muito legal para deixar o seu perfil ainda mais seguro. Com a aprovação de login ativada, sempre que você ou qualquer pessoa acessar o se perfil, mesmo que você use a mesma máquina de sempre, o site envia um código de acesso para seu celular e você só poderá continuar se digitar tal numeração. Então se um hacker descobrir a sua senha, ele ainda assim não conseguirá acessar a sua conta porque vai precisar do número de acesso que foi enviado para seu aparelho.

Dispositivos Reconhecidos

Se você ativou a notificação de login que citamos mais acima, aqui nessa opção você poderá conferir todos os dispositivos que acessaram o seu perfil e saber quais os aparelhos que estão cadastrados. Se você não usa mais um determinado dispositivo, pode deletá-lo da lista para evitar que alguém acesse por ele e você não saiba.

Uma função também muito interessante nesse item é que se você descobrir que um dispositivo acessou o seu perfil e não está na sua lista, imediatamente você pode clicar em desconectar e nesse caso indicamos que você altere a sua senha para que o acesso não aconteça mais.

Sessões Ativas

Aqui mostra todos os lugares exatos onde sua conta está com acesso no momento. Essa função mostra apenas os lugares que você entrou com seu perfil e não clicou em “Sair” para desconectar do site. Você terá os dados de acesso como a cidade e a hora exata que o seu facebook foi acessado. Você tem a opção de encerrar tal atividade e naquele mesmo momento a sua conta é desconectada automaticamente pelo servidor da rede social

Troque sua Senha com Frequência

Mesmo conhecendo cada uma das funções acima e configurando-as de acordo com o seu perfil no facebook, ainda indicamos que você mantenha uma frequência certa para trocar a sua senha e evitar que hackers a invadam. O próprio site oferece uma função de alertar sobre a troca de senha a cada 3 meses, mas se você quiser manter outra frequência basta deixar essa função desabilitada e trocar de acordo com o tempo que você acha necessário.

Indicamos que não passe esse marco de 3 meses com uma senha para manter sua conta segura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.