Como Funciona A Internet?

Muitos usuários não entendem como eles são capazes de se conectar à Internet e exatamente onde toda essa informação está. Vamos discutir primeiro o que é a Internet? A Internet é uma vasta gama de computadores, alguns enormes, alguns pequenos, de médio porte e todos interligados.
Todos estes computadores usam algum tipo de dados, aplicações para os outros virem a utilizar. Esses computadores são conectados a uma rede backbone, que é chamada de ISP, ou Internet Service Provider.
A sua empresa de cabo ou companhia telefônica é provável que seja o seu ISP. Portanto, agora temos um monte de computadores, conectados a redes de backbones. Em termos mais simples, isso é a Internet.
Sites como o YouTube, Google, Yahoo! e Twitter estão hospedados em computadores (vários, na realidade). Agora que sabemos o que é a Internet, vamos falar sobre como você se conectar a ela.

Como funciona a Internet

Como funciona a Internet

Sua rede doméstica

Como dissemos antes, você se conecta à Internet usando um provedor de Internet. O ISP fornece um dispositivo, chamado de modem. Um modem é a abreviatura de modulador / desmodulador, e simplesmente converte os sinais digitais para analógico, e vice-versa. É o dispositivo que se conecta ao ISP e permite que você conecte seus próprios dispositivos em casa.

Como funciona a Internet

Como funciona a Internet

Você pode conectar um roteador para ele ou mesmo apenas um PC. As casas de hoje usam roteadores para conectar vários dispositivos diferentes, e até mesmo alguns sem fio. Isso é chamado de LAN, ou Local Area Network. Tudo em sua casa, não incluindo o modem, é a sua rede.

Disque 192.168.1.1 para a Assistência

Vamos sentar em um computador e ir para o Facebook. Seu computador, conectado através de sua LAN, envia os dados através da WAN, logo que você digitar www.facebook.com e pronto.

Os computadores do Facebook, neste caso os servidores, recebem o pedido e enviam a página da web de volta para o seu ISP, e, finalmente, de volta para você. Isso tudo acontece em questão de poucos milésimos de segundo.
O modem envia esses dados para o roteador e o roteador envia de volta para o computador. E é assim que trilhões de solicitações da Web são manipuladas diariamente.
Você pode dizer “trilhões!?” Sim, é muito. E há uma preocupação chamada congestionamento da rede que entra em jogo aqui.

Como funciona a Internet

Como funciona a Internet

Suponha que haja 100.000 computadores todos tentando acessar o Facebook ao mesmo tempo, como no exemplo acima. O servidor do Facebook pode lidar apenas com certo número de conexões, e a fila pode chegar a um ponto que não pode atender.
Assim, seu pedido pode ter que esperar na fila por alguns segundos antes que a página da Web seja exibida. E isso explica o motivo pelo qual algumas páginas da web nem sempre aparecem imediatamente.
Informática e Internet são recursos revolucionários para a humanidade, e compreendê-los um pouco melhor cada vez que você usar só fará a sua experiência muito melhor.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.