Introdução ao Mercado e Carreiras Web

Todos sabem que, atualmente, está muito difícil encontrar empregos, por conta da grande crise financeira que o Brasil atravessa. E, infelizmente, um dos efeitos dessa crise é o desemprego, que assola muitas famílias que, consequentemente, ficam aflitas e sem saber o que fazer quando o desemprego bate à porta.

Embora isso seja um capítulo triste da economia, muitos dizem que é nesses momentos que a oportunidade está presente – e, geralmente, muitas pessoas com uma visão mais otimista sempre acabam se saindo bem, mesmo em momentos de retração da economia. É daí que surgem empreendedores que, motivados pela falta de oportunidades, decidem criar seu próprio meio de sustento e, em algumas vezes, dá tão certo que começa a atingir outros ares.

E, um dos locais onde as oportunidades estão em pleno crescimento são, justamente, na internet.  Muitas são as oportunidades presentes na grande rede, e uma dessas profissões é a Profissional Web. Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre essa profissão, e algumas curiosidades acerca desta. Veja:

O Profissional Web Em Sua Síntese

Na realidade, o “Profissional Web” não é uma profissão, para início de conversa, e sim, um processo, no qual se envolve muitas outras pessoas – essas sim, exercem a profissão, que é a de Web Designer.

Muitas pessoas devem pensar que uma equipe composta por web designers possui os mesmos princípios e objetivos. Contudo, não é bem assim. Uma equipe de web designers é bastante heterogênea, e isso pode ser explicado pelo fato de que, pela grande presença de pessoas de diversas formações e ramos, a criação e as ideias são muito ricas, o que favorece a criação e a execução de um projeto.

Apesar dessa grande pluralidade de ideias, toda equipe precisa ser gerenciada com responsabilidade.  Por isso, o Gerente de Projetos fica à frente de toda a equipe. A ele, cabe a responsabilidade de manter tanto o projeto quanto as pessoas envolvidas “na linha”, para que tudo saia como planejado e com mínimos problemas. Cabe ao gerente, também, todo o ritual do produto, que consiste no início do processo, que é a solicitação do serviço pelo cliente, até a entrega do produto ao mesmo.

Nesse tipo de empreendedorismo, é necessário saber que só se começa a planejar o produto quando o cliente solicita essa solução.  E, para que o primeiro contato entre cliente e empresa seja feita de forma satisfatória, é necessário que haja um profissional que possa acompanhar o cliente por todo esse processo. É imprescindível que tal profissional se atente aos gostos e anseios do cliente, bem como as possibilidades que possam vir a ser oferecidas a ele. É esperado desse profissional que ele saiba, também, se comunicar de forma efetiva com o cliente e o restante da equipe que será responsável pelo projeto, já que, essa “ponte” entre cliente-projetos é de suma importância para o sucesso tanto da satisfação do cliente quanto da reputação da empresa e da equipe responsável.

O Início Do Desenvolvimento

Iniciado o desenvolvimento do produto, a realização do contato entre cliente e equipe, é iniciada a hora do trabalho. A equipe, então, se organiza, e uma parte dela começa a analisar as primeiras informações que o cliente forneceu, como as características, processos, enfim, o que ele necessitar em seu produto web. A organização da equipe se dá pela divisão desta em setores que, juntos, irão contribuir para a realização do projeto: São os responsáveis pela solução, tecnologia, comunicação e estrutura. É esperado que os profissionais que forem deslocados para cada um desses setores tenham um conhecimento sobre tais áreas, para que não acarrete em problemas posteriores.

Depois de feito esse planejamento – que pode levar de 15 dias a 1 mês – o projeto em construção é mostrado ao cliente. Se ele der um aval negativo, é hora de arregaçar as mangas novamente e realizar o processo descrito anteriormente. Se ele der um aval positivo, aí é hora do pessoal começar a produção dos leiautes, que, num futuro próximo, serão as páginas do site a ser desenvolvido. O responsável por esse trabalho, que é o designer de interface, deve ter um relacionamento bastante estreito com o Analista de Sistemas e com o produtor, para que, juntos, possam explorar todas as possibilidades existentes para a criação desses leiautes. Paralelamente a eles, o profissional que estiver responsável pela usabilidade, deve supervisionar o andamento do projeto para poder identificar possíveis erros que possam dificultar o uso das páginas por terceiros.  Para encontrar uma identidade visual para o site (lê-se: logotipo), mais profissionais, como fotógrafos e ilustradores podem auxiliar os responsáveis por essa identidade para encontrar as soluções mais perfeitas e harmônicas para o site. Isso pode ser definido, também, pelo sentido que o site terá quando estiver no ar: “De qual gênero será esse site? Ele terá diversos segmentos?” Essas são perguntas básicas que podem ser sanadas em uma reunião entre cliente e equipe técnica responsável.

Paralelamente a isso, os responsáveis pelo conteúdo do site começam a cuidá-lo, escrevê-lo e, enfim, realizam a distribuição dos mesmos pela internet. Esses responsáveis, geralmente, são os arquitetos de informação que, para terem um trabalho bem sucedido, precisam de um relacionamento amigável entre os pessoais responsáveis pela arte, tecnologia e usabilidade. Nessa etapa de desenvolvimento, é necessário ver se o produto pode ser facilmente identificado como o propósito para que ele foi construído, para que o usuário que venha a utilizar possa ter um acesso simplificado (mas, ao mesmo tempo, seguro) e, também, para que os administradores do site possam realizar suas funções com clareza e sem problemas posteriores.

Assim, a proposta visual é criada, e precisa seguir para a aprovação. Quando é aprovada, a produção do site começa, de fato.  Os sistemas de produção começam a dar cara ao site e os sistemas de administração começam a ser implementados, seguindo à risca tudo aquilo que foi acordado entre o cliente e a produção.  Depois dessa etapa, é hora de rechear o site com conteúdo e, por fim, testá-lo para poder aprova-lo ou não, dependendo dos atributos que foram colocados nele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.