O Que é Baidu?

O Baidu (Chinês: 百度; Pinyin: Bǎidù) aparece na terceira posição entre os buscadores de todo mundo. Na República Popular da China ele é o buscador mais utilizado ultrapassando os rivais Google e Yahoo!. Além de oferecer o sistema de buscas ainda oferece o Baidu Baike que conta com inúmeros artigos, mais do que são encontrados nas Wikipédias.

No mês de setembro de 2007 a empresa apareceu no 18º lugar do ranking da Alexa e nessa onda a empresa chinesa começou a negociar as suas ações na NASDAQ. Uma curiosidade é que a Baidu foi a primeira empresa de tecnologia chinesa a negociar as suas ações no índice NASDAQ-100.

Números

O Baidu oferece para os seus usuários mais de 740 milhões de páginas, mais de 80 milhões de imagens e cerca de 10 milhões de ficheiros multimedia. Foi em maio de 2011 que a empresa lançou o seu serviço de busca de música licenciada chamado também de Baidu.

Através desse serviço os usuários podem transmitir, baixar e criar acervos de música licenciada além de ainda poder usar vários recursos próprios de uma rede social. O dia 17 de julho de 2014 a empresa entrou no Brasil com a versão Baidu Busca que é a versão brasileira do seu buscador.  No dia 9 de outubro de 2014 a empresa chinesa comprou o site de compras coletivas brasileiro, Peixe Urbano.

O Nome

O nome Baidu tem como origem um poema de mesmo nome de Xin Qiji que foi escrito durante a Dinastia Song.

Os Serviços e Produtos

No início a Baidu era apenas um serviço de busca que tinha o nome de MP3 Search e tinha o Baidu 500 que era um ranking criado pelo buscador com base no número de downloads que eram feitos. Dentre os formatos de música que o buscador consegue encontrar estão SWF, MP3 e WMA.

Grande parte das buscas realizadas com a ferramenta Baidu dizem respeito a música pop da China. De acordo com a explicação que consta no site o mesmo não está violando nenhum direito de Copyright mesmo daquelas músicas que tem essa proteção. O Governo chinês divulgou que autorizou o Baidu a desenvolver o seu canal de notícias. Esse é o primeiro site de busca chinês a receber autorização.

O Carro Baidu

A gigante de tecnologia chinesa tem mesmo chegado com tudo ao mercado e anunciou que está trabalhando no seu automóvel de condução autônoma para poder competir com o Google. O carro que conta com concessão e fabrico chinês irá ter um elaborado sistema de laser, radares, GPS e câmeras. Além do carro a Baidu ainda prevê o lançamento de uma bicicleta que ande sozinha.

A Censura

Não podemos esquecer que o sistema de buscas Baidu teve sua origem num país com forte regime político totalitário, a China. Seguindo a política chinesa o site filtra material que seria controverso de forma que não apareçam nos resultados de pesquisa. No entanto, isso não ocorre no portal da Baidu no Japão, cerca de 60% do seu tráfego é desviado antes de China.

Baidu no Brasil

O crescente número de usuários da internet no Brasil chamou a atenção da gigante de tecnologia Baidu que desembarcou por aqui. A empresa oferece serviços gratuitos para web. PCs e dispositivos móveis. Em declaração a Baidu declarou que nos próximos anos haverá mais 43 milhões de usuários na internet no Brasil e que esses usuários precisam de uma plataforma acessível.

O Baidu já está fazendo barulho dentre os serviços de buscas e tem competido de igual para igual com empresas como Google, Yahoo! e Bing. Os primeiros produtos da empresa lançados no Brasil foram o PC Faster que tem como objetivo analisar a máquina do usuário com o objetivo de melhorar o seu desempenho; o seu antivírus; o navegador de internet conhecido como Spark; o portal de conteúdos Hao123 e alguns serviços para aplicativos móveis.

Aceitação do Baidu no Brasil

O Brasil foi o primeiro país das Américas a receber os serviços da Baidu traduzidos para o seu idioma local. A empresa chegou com cautela e desejo de acertar já que precisa conquistar a aceitação dos brasileiros. Um dos objetivos centrais é mudar a visão que os brasileiros tem de que os produtos chineses em geral tem menos qualidade.

A empresa reconhece que o Brasil tem uma visão de que os produtos chineses são inferiores e meras cópias de produtos ocidentais, mas tem trabalhado para mudar essa percepção mostrando que o país evoluiu bastante no que concerne a tecnologia. Para a Baidu a visão dos brasileiros tende a mudar conforme o tempo passe e percebam o quanto a empresa pode oferecer.

Competição com o Google e Microsoft

A Baidu tem o grande desafio de tentar ameaçar a hegemonia que Google e Microsoft tem no Brasil sendo os serviços de busca mais usados no país. De acordo com pesquisas antes do Baidu o uso de buscadores estava dividido da seguinte forma 82,75% para o Google Brasil; 8,79% para o Google.com e 4,48% para o Bing, da Microsoft.

Baidu Pelo Mundo

A empresa Baidu afirma que na China é a líder dos sites de buscas com 80% do mercado. Essa empresa também opera na Coreia do Sul, Japão, Tailândia, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes. Para tranqüilizar os brasileiros a empresa diz que tem os seus servidores espalhados pelo mundo de forma que não há como o Governo Chinês interceptar os seus dados.

A própria Baidu afirma que no início não se preocupa com o retorno financeiro que terá no Brasil e que considera esse um investimento a longo prazo. A empresa que foi fundada em 2000 é avaliada em torno de US$ 56 bilhões e no ano de 2012 teve um lucro de US$ 3,6 bilhões.

Entrada da China no Universo da Tecnologia

Mesmo a China tendo um governo totalitário não está ficando para trás no que diz respeito a tecnologia que é o grande motor do futuro. A Baidu tem crescido bastante nos últimos anos e parece que continuará nesse caminho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.