Os Números do Twitter

A rede social que limita suas publicações a um total máximo de 140 caracteres, o Twitter, está operando há mais de uma década. Em todo esse tempo no mercado foi necessário encontrar um posicionamento de mercado que tornasse possível competir com outras redes sociais como Facebook, Instagram e Snapchat. Os números mundiais do Twitter sofreram quedas bastante alarmantes nos últimos anos.

Os Números do Twitter

Os Números do Twitter

Porém, comparativamente os seus números no Brasil tem apresentado ascensão, algo que despertou a atenção dos principais executivos da empresa para nosso país. A média de crescimento do Twitter em território nacional foi de cerca de 139% nos últimos anos. Em parte esse crescimento se deve ao fato de que na América Latina ainda existe uma porcentagem significativa de pessoas que não tiveram seu primeiro contato com a internet.

Revolução dos Smartphones

Enquanto em países europeus e nos Estados Unidos é pequeno o número de pessoas que nunca acessaram a rede por aqui esse número só passou a diminuir nos últimos anos com o advento do smartphone. Estar em posse de um aparelho celular que permite conexão com a internet contribuiu para que mais pessoas conhecessem e se integrassem as redes sociais como o Twitter.

Uma pesquisa recente revelou que mais da metade dos usuários do Twitter se cadastraram e utilizam a plataforma somente pelo smartphone. O fato de ser uma rede mais dinâmica em que as postagens são curtas também contribui para o aumento estratosférico dos últimos anos. Twittar se tornou uma das principais diversões da rotina de muitos brasileiros.

Público Aberto as Novidades

Uma década é muito tempo para uma empresa que administra uma rede social uma vez que esse é um serviço que pode ficar defasado em questão de meses. Tendo esse desafio em mãos a equipe do Twitter está sempre criando novidades para a plataforma. Enquanto em alguns países essas novidades levam algum tempo para cair nas graças do público por aqui já são usadas assim que lançadas.

Um exemplo de como a empresa tem privilegiado os brasileiros é o lançamento do recurso ‘Moments’ que conta histórias dos principais fatos do dia usando Tweets e que chegou aqui só depois dos Estados Unidos. O Brasil foi o segundo país a conhecer o recurso e atualmente é o que mais o utiliza. Os diretores do Twiiter já declararam que é covardia comparar os números de engajamento dos brasileiros com os de outros países.

Aposta no Imediatismo para Crescer

No entanto, mesmo tendo uma posição relativamente confortável no Brasil, o Twitter, sabe que precisa de algumas inovações para se consolidar entre os mais jovens uma vez que eles representam o futuro das redes sociais. A questão mais preocupante nesse sentido é a busca pelo imediatismo que redes como o Snapchat oferecem. Nesse contexto o principal rival é o Snapchat.

Para diminuir a sua distância da rede social que permite compartilhar fotos e vídeos curtos, o Twitter, adquiriu o Periscope (aplicativo de transmissão de dados ao vivo). A integração se deu em 2016 e possibilitou que os usuários dessa rede social acompanhassem a transmissão de vídeos na sua timeline. O foco está em conquistar o público para quem não existem novidades, pois tudo está online no mesmo segundo em que acontece.

Tornando-se uma Rede Segura

O motivo central da queda do número de usuários do Twitter ao longo dos seus primeiros dez anos de vida é a agressividade presente na rede. Foram muitos os episódios de compartilhamento de opiniões ofensivas o que fez com que parte das pessoas não desejasse mais fazer parte do microblog.

Observando que estava perdendo terreno a empresa lançou uma série de medidas para conter comportamentos de ódios. No ano de 2016 o Twitter se tornou notícia no mundo por suspender 125 mil contas que difundiam o terrorismo. O momento atual exige mais responsabilidade dos principais canais de comunicação especialmente das redes sociais.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.