Redes Sociais Mais Utilizadas Pelos Jovens

Hoje, sabemos que a internet ocupa um grande espaço no nosso cotidiano. Isso só pôde ser possível com o desenvolvimento tanto do hardware, com a criação dos microcomputadores, durante a década de 1970 e 1980, quanto do software, vindo com o lançamento dos sistemas operacionais para poder operar nessas máquinas, e, obviamente, o desenvolvido da rede de internet, que foi criado em meados de 1960, nos EUA, como um meio de estratégia militar.

Podemos falar, sem medo, que a internet chegou para revolucionar todos os meios de comunicação, entretenimento, economia e vendas. Isso pode ser explicitado muito facilmente, por conta das grandes facilidades que se têm para conseguir música pela internet, bem como comprar diversas coisas, desde uma simples meia até uma geladeira pode ser realizada facilmente com uma transação online. As bolsas de valores do mundo inteiro estão interconectadas por essa grande rede. Imagine se, por um instante, a internet mundial sofre uma pane? A desordem e o prejuízo que isso iria causar seriam sérias demais.

Mas, quando se fala em internet, muitas pessoas, principalmente jovens, já associam a grande rede com as tão faladas redes sociais, que, entre eles, fazem um grande sucesso. E, hoje, existem diversas delas na internet, e você vai conhecer algumas delas. Aqui, será mostrado um pouco sobre as redes sociais mais conhecidas pelos jovens, bem como algumas informações bem relevantes. Confira a seguir:

Facebook

É, atualmente, a maior rede social de todo o planeta, tendo mais de dois bilhões de contas ativas. Criada pelo então estudante de Harvard Mark Zuckerberg, em parceira com seu amigo Eduardo Saverin, brasileiro que também estudou na conceituada universidade, o “Thefacebook” (seu primeiro nome) entrou no ar no ano de 2004. Inicialmente, o Facebook era voltado somente para os alunos de Harvard, já que, Zuckerberg acreditava que não havia um espaço dedicado somente aos alunos dessa instituição, o que prejudicava a comunicação entre eles. Apesar de ter um início tímido, já em 2005 a rede social recebeu um aporte de 12 milhões de uma investidora, o que foi possível fazer diversas mudanças no site, como a compra do domínio “facebook.com” por duzentos mil dólares, bem como a mudança definitiva de nome, onde foi retirado o “the”, passando simplesmente a se chamar de “Facebook”.

O primeiro layout do site era bastante rudimentar, sendo bem simples e direito. Com o tempo, outras funcionalidades foram sendo adicionados à rede social, o que foi fazendo que a rede crescesse mais e mais. Saverin, um dos co-fundadores do site e que se viu envolvido em uma disputa na justiça contra Zuckerberg, disse uma vez, em entrevista, que não tinha ressentimento algum do colega e que Mark era um homem de visão, já que ele apostou que o Facebook tinha sido criado para aquelas pessoas que queriam viver, de forma intensa, a experiência do site, sem usar pseudônimos ou apelidos para isso. Ou seja, sendo si mesmo.

Em 2012, o site atingiu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos, o que só denunciou o sucesso que a rede social fez e continua fazendo, embora, nos últimos tempos, tenha registrado uma queda no número de usuários. O Facebook cresceu tanto que fez do seu fundador um homem bilionário, bem como os cofundadores. Possibilitou, também que a rede social virasse uma empresa, a Facebook Inc., que, com o crescimento de capital, começou a investir em outras redes sociais, como o Instagram e o Whatsapp, que serão falados mais à frente. Ambos os negócios foram bilionários, e só aumentou a participação do Facebook no mercado das redes sociais.

Instagram

O Instagram é uma rede social online especializada em compartilhamento de fotos, que foi lançada em 2010, nos Estados Unidos, sendo que, o seu uso se disseminou pelo mundo a partir do ano de 2014. Muitas pessoas ficaram maravilhadas com a possibilidade de compartilhar suas fotos na rede social, que permitia, ainda, uma ponte entre as principais redes sociais para que as fotos publicadas no Instagram também pudessem ser compartilhadas em outras redes sociais que o usuário poderia vir a ter, com o Facebook, Twitter, Tumblr, entre outros.

O grande passo que o Instagram deu foi com a sua compra pelo Facebook, negócio que movimentou mais de um bilhão de dólares, entre dinheiro e ações da empresa. Apesar de ter ganhado notoriedade entre os anos de 2013 e 2014, a rede social já tinha impressionado um ano antes, em 2012, quando foi registrado que ela passou a ter 100 milhões de usuários ativos.

Além da postagem de fotos, o serviço permite a postagem de vídeos e atualizações de status diários, podendo o usuário postar fotos ou vídeos sobre o seu atual momento. Essa ferramenta também está presente no Facebook: o Stories.

Whatsapp

O Whatsapp é uma rede social do tipo mensageiro, que é especializada em manter a comunicação entre as pessoas, por meio de mensagens, fotos, vídeos ou áudios. Caiu no gosto popular por, além de permitir a troca rápida de mensagens, também ser uma alternativa ao uso do SMS, serviço oferecido pelas operadoras que é desvantajoso se comparado ao uso do Whatsapp: com um serviço de internet, é possível mandar inúmeras mensagens, diferente do SMS, que, dependendo do plano, pode sair bem mais caro. Além disso, pode realizar chamadas de áudio e vídeo, economizando os créditos que seriam utilizados para esse fim, o que é um péssimo negócio para as operadoras.

Twitter

O Twitter é uma outra rede social que faz bastante sucesso no mundo.  Caracterizou-se por oferecer ao usuário a possibilidade de escrever sua mensagem em apenas 140 caracteres, o que pode parecer pouco, mas cumpre com o papel da rede social de ser um local onde as pessoas se expressam sem rodeios. Sofreu uma importante queda de uso nos últimos anos, mas não impediu que ele perdesse fôlego; ao contrário, serviu como um incentivo para que a rede social melhorasse e hoje se firma como uma das melhores redes sociais entre os jovens. Um dos jovens mais influentes do twitter é o mineiro Lucas Consoli, cujo username no twitter é “luscas”, tendo quase cinco milhões de seguidores na rede social.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.