A História do GTA

Cada jogo nesta série permite aos jogadores assumir o papel de um criminoso na cidade grande, normalmente um indivíduo que pretende subir na hierarquia do crime organizado no decorrer do jogo. Ao jogador são dadas várias missões por chefões e grandes ídolos do submundo da cidade, que deve ser preenchida para o progresso através da história. Assassinatos e outros crimes violentos são apresentados de forma regular. Ocasionalmente existe combate a incêndios, corridas de rua, condução de ônibus, ou aprender a pilotar helicópteros e aeronaves de asa fixa. Desde o final da década de noventa do século XX são lançados diversos tipos de GTA com algo incomum, ou seja, o grande apetite sexual de forma vulgarizada e a brutalidade dos atos que atropela a qualquer conjunto de valores éticos e morais, independente da sociedade. Porém, sempre existe uma grande motivação para os personagens principais serem maus, como o caso de ter sido vítima de golpe ou ter parentes que foram mortos, por exemplo.

A História do GTA

A História do GTA

Grand Theft Auto I ou II: 1997 e 1999

Causou um grande impacto no momento em que foi criado. Sem dúvidas representa um dos jogos clássicos do primeiro console Playstation. Depois do sucesso inicial surgiram diversas sequências que também conquistaram popularidade. Interessante notar que também foi desenvolvido para o sistema Microsoft DOS, alias, de forma anterior. Com dois anos de sucesso não demorou a surgir segunda edição do GTA no ano de 1999. Mesmo com a alta das vendas na primeira edição existia um clima de mistério quanto ao futuro do projeto. A empresa produtora arriscou a ficha ao apostar em nova forma de jogabilidade. Vale ressaltar que uma grande diferença entre as duas edições consiste nas características dos gráficos que no segundo trabalho trouxeram melhor qualidade. Outra peculiaridade que não pode ser negada se encontra no ambiente do GTA2 conhecido por trazer cenários do futuro. Jogadores possuem a oportunidade de fazer o tráfego como se estivessem adiantados do presente. Interessante notar que no mercado existiu também impacto das vendas na edição adaptada para o Game Boy.

Grand Theft Auto III: 2001

Aconteceu uma mudança radical nas características gerais do visual ao levar em conta a nova visão que se baseia na figura da terceira pessoa. Porém, usuários que estavam acostumados com versões anteriores podem mudar o tipo de câmera. A grande parte da cidade tem semelhança com Nova York, ao ponto que também existem outros setores que se parecem com outras cidades norte-americanas. Lançado no primeiro não do século XXI. Em termos práticos também aumento o nível de jogabilidade ao levar em conta que surgiu o GPS para identificar a posição do condutor e os locais nos quais se estabelecem os pontos das missões. Interessante notar que na prática o jogo foi pioneiro no sentido de colocar veículos com a capacidade de voar. Porém, para conseguir fazer o manuseio os jogadores precisam suar a mão no controle e se esforçar ao máximo para manter o equilíbrio. Embora a jogabilidade tenha aumentado com o GPS, controlar o carro voador do GTA3 requer o máximo de equilíbrio. Apesar de o jogo ter sido lançado de forma oficial no ano de 2001, apenas depois de dez anos aconteceu uma adaptação do game para tablets que funcionam com o sistema Android. Não se pode ignorar o fato de que existem pontos adicionais ao levar em conta que se trata de edição do tipo comemorativo.

Grand Theft Auto: 2002

A respectiva edição do GTA traz um conjunto de traços que rememoram a cultura POP norte-americana da década de oitenta do século XX. Desta vez, ao invés de NY, a inspiração acontece de forma direta na cidade de Miami, na metade da década. Como sempre a história tem algo ilícito no enredo. Na prática um mafioso é liberado da prisão depois de ficar atrás das grades por centro tempo por causa de pontos que deram errado no plano. Furioso por tudo ter dado errado, o mafioso sai em busca de vingança contra os responsáveis por sua prisão. Funciona como se fosse uma disputa entre bandidos. Apesar de a história ser baseada nos anos oitenta, em Miami, época e local no qual veículos potentes brilharam durante a época, existe também a mesma base para a estrutura de imagem ao levar em conta a quantidade de prédios que existe na grande parte dos caminhos. Representa típica edição como modo na técnica 3D que amplifica a presença na terceira pessoa. De acordo com a história do GTA essa edição pode ser considerada uma das edições com maior sucesso. Logo no ano de 2002 ganhou prêmio norte-americano por ser a maior comercialização de forma anual. Depois de quatro anos o sucesso continuou e a edição foi eleita como a melhor na memória das edições para Play II. Não se pode ignorar o fato de que após dez anos foi lançada edição especial com base no GTA 2002 para os tablets que funcionam com sistema Android. No Japão o sucesso na época foi tamanho que no ano de 2006 aconteceu uma liberação para os games feitos de forma exclusiva aos computadores pessoais (PC, sigla em inglês).

GTA 2004: San Andreas

Expandindo o tamanho do mapa do jogo a partir de títulos anteriores, GTA: San Andreas é definido no estado semifictício de San Andreas (com base na Califórnia e Nevada) e suas três cidades metropolitanas: Los Santos (Los Angeles), San Fierro (São Francisco) e Las Venturas (Las Vegas). Situado em 1992, o jogo gira em torno do membro de gangue Carl “CJ” Johnson que volta ao lar depois de saber da morte de sua mãe.

Em termos de vendas sem dúvidas tem o acesso ao topo da história do PLAY II com quase vinte mil cópias vendidas assim que saiu nas lojas, visto que no ano de 2011 o registro estava na casa de quase trinta milhões de unidades vendidas ao redor do globo terrestre. Importante frisar que continuou com a mesma linha exploratória das edições anteriores, ou seja, explorou de forma bruta a violência e a vulgarização do sexo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.