Projeto Natal Chega Para Revolucionar o Mundo dos Games

O mundo dos jogos eletrônicos tomou proporções gigantescas de uma década para cá. Atualmente o mercado dos jogos eletrônicos é mais lucrativo que o próprio cinema, e conta com empresas gigantes que utilizando tecnologia e criatividade não param de surpreender com jogos cada vez mais realistas e inovadores.

A nova geração de consoles travou uma disputa entre Microsoft, com o Xbox 360, a Sony, com o Playstation 3, e a Nintendo, com o Wii, que vendeu praticamente o mesmo tanto de Wii que a Microsoft e a Sony venderam juntas os seus respectivos consoles.

O diferencial do Wii? com certeza seu controle inovador, com sensor de movimentos. A Microsoft, conhecida por observar idéias de concorrentes e melhorá-las não pensou duas vezes para começar a desenvolver seu próprio dispositivo com sensor de movimentos, e é aí que surgiu o Projeto Natal.

consoles

Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii

O Projeto Natal

A Microsoft sabia que o grande sucesso do Nintendo Wii era devido principalmente ao seu controle inovador. Então, começaram a desenvolver seu próprio dispositivo que competiria com o Wii nessa área. Se o objetivo era criar um controle inovador, porque não fazer do jogador o próprio controle?

Esta sempre foi a grande utopia para os desenvolvedores da área de jogos, e a Microsoft parece ter conseguido torná-la real. A Microsoft costuma dar nomes de cidades a seus projetos internos, e o nome Projeto Natal surgiu pelo fato de Alex Kipman, um dos principais engenheiros do projeto ser de Natal. Isso mesmo, temos um brasileiro como um dos responsáveis por esse projeto.

O periférico desenvolvido será vendido separadamente e deve ser “acoplado” ao Xbox 360. Ele funciona da seguinte maneira: Uma câmera rastreia o corpo do jogador localizando-o e identificando seus movimentos. Uma outra câmera é responsável por detectar movimentos em relação a profundidade – o quão longe seu corpo e seus membros estão – e um microfone é responsável pela detecção de comandos de voz. Além desse conjunto de hardware poderosíssimo, há uma tonelada de softwares por trás capazes de transferir essas informações ao Xbox, identificando o jogador, ou jogadores, seus movimentos e até os acessórios que estão usando.

project_natal

Parece mentira? Eu também não acreditei quando li a respeito. Mas então começaram a surgir vídeos mostrando o resultado dessa invenção maluca. A Microsoft fez uma campanha publicitária para mostrar o produto em funcionamento, apesar de parecer ter uma produção extra para chegar a esse resultado:

Até aí era um mistério o que o Projeto Natal realmente era capaz de fazer, pois nada impedia que o comercial fosse mentiroso. Com a chegada da E3 (maior feira de jogos do mundo) a Microsoft fez demonstrações reais que tiraram quaisquer dúvidas da capacidade do Projeto Natal:

Incrível! Quando poderei ter essa belezura em mãos?

Há alguns dias a Microsoft anunciou que o Projeto Natal será lançado em Novembro de 2010, com um preço de £50. Ainda não se tem informações sobre quando, e se, ele será lançado no Brasil, mas caso venha a ser lançado, prepare-se para um preço bem maior, como é de costume por aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bem masa esse sait

    paulo 15 de julho de 2011 12:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.