A História do Facebook

Desde quando a internet foi criada no ano em meados do inicio da década de 90, surgiu um novo meio de comunicação em nosso planeta. A internet trouxe uma maior abrangência e velocidade na troca de informações, possibilitando que as pessoas de uma maneira geral se comunicassem de forma mais rápida. Com o aumento da agilidade e da eliminação das fronteiras entre os países, pois as pessoas podiam se comunicar via e-mail de onde estivessem a um custo mais baixo que o telefone, passou a existir o desejo de maior interação entre as pessoas. A partir disso começou a serem criados vários softwares (programas) e sites que ajudavam as pessoas a se relacionarem de forma virtual (exemplos: o instant Messenger – que deu origem ao MSN, o provedor AOL, sites como o My Space, o Sixdegrees, etc.) que acaram sendo as formas primitivas das redes sociais.

As Redes Sociais

Em outros tempos, as pessoas quando tinham intenções de manter contato com outra, perguntava se ela tinha telefone. Hoje em dia o que as pessoas perguntam é se você tem e-mail, Msn, Facebook, etc. as redes sociais estão definitivamente fixadas nas vidas das pessoas. Hoje em dia, milhares de pessoas participam de alguma rede social, as vezes até sem saber. Alguns exemplos de redes sociais existentes: Youtube, Orkut, Twitter, Facebook. As redes sociais são os sites mais acessados atualmente na internet. Em dados recentes, foi verificado que mais de 01 bilhão de pessoas está utilizando alguma rede social no planeta. A rede social mais difundida e utilizada é o Facebook que conta com mais de 900.000 perfis cadastrados. As pessoas usam as redes sociais como uma forma de se comunicar com os amigos, mas as redes sociais não se restringem apenas a conversas entre amigos, elas podem servir como local para compartilhamento de conhecimentos, local de fazer marketing pessoal ou até mesmo empresarial, local para conseguir empregos e oportunidades de negócios. Ou seja as redes sociais oferecem uma gama de oportunidades, que será utilizada de acordo com o interesse e a forma que o usuário fizer a utilização.

O Facebook e a História de sua Fundação

O Facebook, a rede social mais conhecida, acessada e de maior sucesso da atualidade em nosso planeta. Ela surgiu no ano de 2004, quando um grupo de universitários (Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes) aliados ao brasileiro Eduardo Saverin, todos alunos da universidade de Harvard nos Estados Unidos, criaram e configuraram um espaço virtual, no qual os universitários de Harvard podiam encontrar uns aos outros, compartilhando pensamentos, opiniões e fotografias. Essa ideia surgiu pelo fato da Universidade de Harvard ser umas das maiores universidades que existem no mundo, e o Facebook iria ajudar as pessoas a se conhecerem. No primeiro dia, a rede social atingiu mais de 1.000 acessos. E para continuar o crescimento e conquistar mais adeptos, eram necessários investimentos, e nisso entra a figura do brasileiro Eduardo Saverin, que foi o financiador inicial do projeto. Nos anos iniciais, Saverin foi o administrador inicial e organizou os aspectos comerciais da rede social nos primeiros anos. No inicio a rede social, era voltada apenas para os estudantes da universidade de Harvard. Contudo, o Facebook superou todas as expectativas iniciais, e com o passar do tempo, ela foi sendo estendida para outras universidades dos Estados Unidos. Com a expansão natural que foi ocorrendo, o facebook foi se espalhando por espaços universitários fora do território norte-americano.

O Facebook e a História de sua Fundação

O Facebook e a História de sua Fundação

No ano de 2005, a rede social contava com 05 milhões de participantes ativos. A medida que a rede social foi crescendo, foram surgindo os atritos entre Zuckerberg que visava novos usuários, enquanto Saverin visava captação de investimentos para ter maior retorno financeiro. Sem acordo sobre o caminho que seria seguido, Saverin saiu da sociedade e concluiu sua graduação em Harvard, enquanto Zuckerberg, deixou o curso e resolveu se dedicar a Rede Social – Facebook. Em 2006, o facebook passou a permitir o acesso de outras pessoas (estudantes de outros níveis e trabalhadores em geral), ficando assim liberado para qualquer pessoa, de qualquer local do planeta, que desejasse se registrar na rede social. Apesar de ter liberado o acesso a todas as pessoas em geral, o objetivo inicial da Rede Social, foi mantido: compartilhamento de dados e fotos, gerando interação e entretenimento entre os participantes da rede social, permitindo que todas as pessoas se relacionem socialmente. Além de possuir diversas outras ferramentas, como exemplo: escutar ao mesmo tempo junto de um amigo uma musica, ou escutar em grupo uma mesma música, com um dos membros sendo o responsável por selecionar as musicas, fazendo o papel de um DJ. O grande sucesso e crescimento do Facebook se dá pelo fato da rede social ser simples, prática e fácil de usar. Além de ser fácil para encontrar as outras pessoas, compartilhar fotos, noticias e etc.

Como se Cadastrar no Facebook

Para cadastrar um perfil no facebook é muito simples e fácil. Basta que a pessoa acesse o site da rede social (www.facebook.com). Fazendo isso, é só realizar o preenchimento dos campos cadastrais (nome, sexo, aniversário e criar uma senha). O site não permite que sejam cadastrados pessoas com menos de 13 anos.

Como se Cadastrar no Facebook

Como se Cadastrar no Facebook

O Filme – A Rede Social

A história do Facebook ficou tão famosa e conhecida, que além de parar nos tribunais, pois Saverin processou Zuckerberg e o fundador do Facebook processou o brasileiro, foi parar nas telas de cinema. A história do Facebook serviu de enredo para a criação e desenvolvimento do filme: “A Rede Social”. O filme tem o nome original de “The Social Network”, cuja história se baseia na obra de Bem Mezrich – “Bilionários por Acaso” e devido a contar a história do facebook ficou muito popular. A história do filme conta sobre a ideia de um grupo de jovens, de criar um site de relacionamento onde os universitários relatavam suas experiências sociais de forma online.

Os universitários compartilhavam suas fotos, falavam o que acharam da última festa que rolou, convidavam outra pessoa para sair, isto é, eles tinham um espaço virtual para interagir de maneira dinâmica e rápida com os amigos. O filme ainda retrata a época em que Marck Zuckerberg foi processado por roubo de ideia por parte dos irmãos Cameron e Tyler. Além disso retrata as situações difíceis que a rede social passou para se tornar famoso e conhecido como a maior rede social da atualidade. Toda esta descrição retrata o que era o Facebook, desde quando o mesmo foi fundado em fevereiro de 2004. Pois a própria rede social, se auto define, como um local que auxilia as pessoas a se comunicarem com dinamismo, eficiência e rapidez com amigos, familiares e demais pessoas em geral. O filme foi bem adaptado e devido o desenrolar da trama acaba sendo uma boa opção de entretenimento para quem desejar assistir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.