A Venda de Smartphones no Mundo: Samsung Sobe e Nokia Desce

De acordo com Gartner o Android Samsung aponta crescimento de vendas e coloca o IPHONE da Apple “em pausa”. Havia 419 milhões de celulares vendidos aos usuários finais no final de 2011, queda de 2,3% nas vendas com relação ao ano atrás. Pouco mais de um terço (36,7%) de todos os dispositivos vendidos foram smartphones, que continuaram a crescer bem, mesmo que com a queda do mercado amplo (que inclui recurso de telefones).  As vendas de smartphones cresceram 42,7% para 154 milhões de unidades, com a Apple e Samsung juntas respondendo por 83% de todas as vendas de smartphones.

A Venda de Smartphones no Mundo: Samsung Sobe e Nokia Desce

A Venda de Smartphones no Mundo: Samsung Sobe e Nokia Desce

Crescimento de Vendas: Samsung Android

Dentro da categoria de smartphones, o Android, liderado pela Samsung, está colhendo o máximo de benefícios. Com cerca de 99 milhões de unidades vendidas, os dispositivos Android capturam 64% do mercado de smartphones no último trimestre de 2011 (em comparação com 43,4% em 2010). A linha Samsung Galaxy traz dispositivos responsáveis por mais de metade de todas as vendas do Android, atingindo 45,6 milhões de aparelhos vendidos. Como testemunho do poder de lançamento de produto, os S3 venderam dez milhões de unidades nos dois primeiros meses de lançamento. “O S3 Galaxy foi o mais vendido produto Android no último trimestre de 2011, número que poderia ter sido maior não fosse à escassez do produto”, observa Gartner.

Mercado Desafiador

Dispositivos da Apple IOS baseados no IPHONE, por sua vez, também encontraram crescimento, vendendo cerca de 29 milhões de unidades, mas foi apenas em linha com a expansão do mercado global de smartphones, por isso sua participação permaneceu praticamente a mesma: capturou 18,8% do mercado de smartphones (versus 18,2 % no ano anterior). Gartner observa que as vendas do IPHONE caiu de 12,6% em relação ao 1ºtrimestre. “O ambiente econômico desafiador e usuários adiando atualizações, tirando proveito de lançamentos de alto perfil do dispositivo e promoções disponíveis no final do ano, reduziu a demanda em todos os mercados”, escreveu Anshul Gupta, analista de pesquisas do Gartner, em comunicado.

Mercado Desafiador

Mercado Desafiador

Telefones e NOKIA

Com o efeito, recursos da telefonia móvel permanecem mantendo a Vivo Nokia em posição privilegiada no mercado mundial. Viu os declínios grandes da estatura de smartphones caírem quase 17 pontos percentuais, ao passo que o Windows Phone7 obteve ganhos modestos. O impacto causou pequeno declínio no ranking mundial em geral, no qual a Nokia atingiu 20% do mercado em 2012, contra 23% no ano passado. O quadro é diferente para o líder mundial: impulsionado por suas fortes vendas em smartphones (mais da metade de todos os aparelhos vendidos pela Samsung) e telefones com mais recursos, a Samsung está a jogar o jogo perfeitamente conforme parte da crítica especializada. Melhorou por quase cinco pontos percentuais para 21,6% na participação no mercado, trabalhando para mais de 90 milhões de unidades vendidas. A distância entre Samsung / Nokia e o resto do pacote é grande no momento. Apple está em terceiro lugar, com 29 milhões de unidades. Isso mostra como desafiador está o mercado de telefonia móvel, que precisa operar em escala para ser rentável para a maioria da indústria. Motorola Google está entre os desafiados. A empresa definiu plano de longo prazo para se afastar de telefones e recursos para smartphones, que vai valer a pena assistir como os pontos podem impactar a posição da empresa no ranking de maiores. Gartner diz que vendas mundiais de smartphones subiram no quarto trimestre de 2011, com 47 por cento de crescimento.

Vendas de Smartphones em Níveis Mundiais

Vendas mundiais de smartphones para usuários finais subiram para 149 milhões de unidades no quarto trimestre de 2011, um 47,3 por cento de aumento a partir do quarto trimestre de 2010, segundo o Gartner, as vendas de smartphones Inc. total em 2011 chegou a 472 milhões de unidades, representando 31 por cento de todas as vendas de dispositivos móveis, um aumento de 58 por cento a partir de 2010.

Vendas de Smartphones em Níveis Mundiais

Vendas de Smartphones em Níveis Mundiais

Vendas de Smartphones da Apple

Volumes de smartphones durante o último trimestre aumentou devido ao recorde de vendas de IPHONES da Apple. Como resultado, a Apple tornou-se a terceira maior fornecedora de telefonia móvel do mundo, ultrapassando a LG. A Apple também conquistou o topo do mercado mundial como vendedor principal de smartphones, com uma quota de mercado de 23,8 por cento no quarto trimestre de 2011, aumento da quota de mercado em dezenove por cento. “Europa Ocidental e América do Norte levaram a maior parte do crescimento de smartphones para a Apple durante o quarto trimestre de 2011”, disse Roberta Cozza, principal analista de pesquisa do Gartner. “Na Europa Ocidental, o pico de vendas do IPHONES no quarto trimestre salvou o mercado global de smartphones, após dois trimestres consecutivos de vendas lentas”, concluiu o analista. O quarto trimestre viu Samsung e Apple aumentarem as posições no topo do mercado como as marcas e produtos novos. LG, Sony Ericsson, Motorola e Research In Motion (RIM) novamente registraram resultados decepcionantes, lutam para melhorar volumes e lucros. Estes fornecedores também foram expostos à ameaça forte a partir do final de médios e baixos do mercado de smartphones.

http://www.youtube.com/watch?v=2BFt_2fGf5Y

Vendas mundiais de dispositivos móveis para usuários finais totalizaram 476,5 milhões de unidades no quarto trimestre de 2011, um aumento de 5,4 por cento em relação ao mesmo período de 2010. Em 2011, como um todo, usuários finais compraram 1,8 bilhões de unidades, um aumento de 11,1 por cento em 2010. “As expectativas para 2012 são para o mercado global a crescer em sete por cento, enquanto o crescimento de smartphones deverá abrandar para cerca de quarenta por cento”, disse Annette Zimmermann, analista de pesquisas do Gartner. No quarto trimestre de 2011, as vendas dos telefones Nokia foram numeradas em 111,7 milhões de unidades, um decréscimo de 8,7 por cento no ano passado. “A Samsung fechou o hiato com a Nokia em quota de mercado global”, disse Cozza. Samsung lucrou com fortes vendas de smartphones de 34 milhões de unidades no quarto trimestre de 2011. O ambiente conturbado econômico na Europa e os status da Nokia, uma marca enfraquecida, colocaram desafios difíceis de serem superados em apenas um trimestre. Entanto, a Nokia mostrou sua capacidade de execução ao entregar a tempo os novos aparelhos Lumia710 e 800. Nokia terá de continuar a oferecer preços agressivos para incentivar os prestadores de serviços de comunicação a adicionar os produtos para carteiras dominadas por dispositivos baseados em Android no mercado atual.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.