Como Foi Inventada a Televisão?

Passamos muitas horas em frente a televisão assistindo os nossos filmes e programas de variedades que mais gostamos. Pouquíssimas ou nenhuma vez paramos para pensar sobre como esse aparelho foi criado ou como ele funciona. Os aparelhos de televisão são mais que indispensáveis em uma casa, não apenas pela diversão como também para a informação, pois é a partir das nossas TVs que sabemos o que acontece ao redor do mundo. Hoje temos modelos super modernos que transmitem os programas em alta definição ou em 3D, mas na verdade os primeiros televisores eram muito menos modernos, porém tão eficientes quanto os de hoje. Mas e você, sabe como os televisores foram criados e por quem? Ainda não? Pois vamos aprender um pouco mais sobre essa criação tão importante para o nosso dia a dia. Confira.

http://www.youtube.com/watch?v=xf-U6C9bMOI

Afinal, Quem é o Pai da Televisão?

A “paternidade” da televisão é um pouco complexa porque não existiu um único inventor desse aparelho. A televisão foi um processo de criação que envolveu diversos cientistas e que vamos conhecer mais um pouco aqui nessa nossa conversa. A invenção também não foi um processo de evolução apenas, já que o seu desenvolvimento foi feito simultaneamente.

Afinal, Quem é o Pai da Televisão?

Afinal, Quem é o Pai da Televisão?

Os Primeiros Passos

Tudo começou no final do século XIX, quando foi descoberto que alguns elementos químicos conseguiam conduzir energia elétrica de acordo com a quantidade de luz que ele recebe. Esse elemento químico é o selênio, muito importante nesse processo de criação. A importância do selênio cresceu quando as primeiras correntes de eletricidades foram de fato concluídas que as primeiras imagens compostas de pontos de diferentes graus de luminosidade foram aparecendo. Foi então que o alemão Gottlieb Nipkow, um jovem estudante de engenharia, firmou o primeiro sistema de televisão do mundo. Isso aconteceu em 1884 e funcionaria com uma câmera com um disco repleto de furos que girados rapidamente geravam as primeiras imagens. Os primeiros sinais luminosos então já estavam disponíveis para as pessoas e a partir daí, tudo foi se modernizando cada vez mais. Se tivermos então que arriscar um verdadeiro pai para os televisores, podemos dizer que esse pai é o selênio.

Como Funcionou a Primeira Televisão

O sistema era um pouco complexo.  O aparelho receptor é conectado e a corrente elétrica aciona uma lâmpada que acendia e apagava de acordo com os impulsos elétricos que recebia. Dentro da caixa existia um receptor onde a luz gerada pela lâmpada que citamos mais acima acionaria o disco perfurado que ao mesmo tempo, passava a rodar na mesma velocidade da câmera e dessa forma, passaria a reproduzir dentro do aparelho a imagem gerada. Esse sistema foi o criado Gottlieb Nipkow, mas não foi aplicado com popularidade porque as condições de geração de imagem eram muito complexas.

Como Funcionou a Primeira Televisão

Como Funcionou a Primeira Televisão

Do Segundo Plano em Diante

Como o projeto de Nipkow era brilhante, mas não era viável de acontecer, o projeto da criação da televisão foi então paralisada até que um novo cientista aparecesse com uma ideia mais viável. E apareceu. O primeiro a conseguir desenvolver a ideia de Gottlieb Nipkow com eficiência foi o escocês e também engenheiro John Baird, no ano de 1926. Assim como John Baird, outros inventores apresentaram também aparelhos que contribuíram para o desenvolvimento da televisão. Podemos citar os engenheiros Vladimir Zworykin da Rússia, Philo Farnsworth dos Estados Unidos e Ernst Alexanderson da Suécia. Todas essas ideias somadas e originárias de países diferentes deu origem ao que chamamos de televisão. A princípio esse novo aparelho não agradou e conquistou muito o público e levou cerca de 10 anos para começar a sua comercialização de fato, que até então tinha vendido apenas 2 mil unidades desse aparelho no mundo inteiro. O sucesso do recente aparelho veio logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, quando em busca de informações, as pessoas passaram a adotar o aparelho como funcional. A partir daí, a popularidade foi só aumentando e novos modelos sendo inventados com a mesma tecnologia dos primeiros. Foram primeiramente lançados televisores de mesa, portáteis e hoje já podemos encontrar os mais modernos possíveis.

Cronologia da Invenção

Criamos uma cronologia com os principais acontecimentos sobre o lançamento da televisão que vai desde os primeiros aparelhos até os atuais. Acompanhem.

  • 1926 – Invenção dos primeiros aparelhos. Eram grandes caixas com telas pequenas. A primeira invenção coube a John Baird. A tela dos primeiros aparelho mediam no máximo 8 por 6 centímetros de comprimento.
  • 1940 – A partir desse ano, podemos encontrar aparelhos de televisões mais modernos, onde passaram a ser eletrônicos e não mais eletromecânicos como antes. Esses novos aparelhos passaram a usar canhões de elétrons para transmitir as imagens e consequentemente com uma resolução bem melhor que os primeiros também. Esses primeiros aparelhos foram distribuídos nos Estados Unidos primeiramente.
  • 1951 – As imagens que antes eram em preto e branco, passaram a receber um colorido e ficaram muito mais atrativas. As primeiras imagens coloridas foram transmitidas pela CBS, nos Estados Unidos. Mais tarde, em 1954 o primeiro aparelho de TV colorido, o Westinghouse H-840CK15, foi lançado.
  • 1959 – Saindo dos Estados Unidos e vamos para o Japão. A Sony lança nesse país o aparelho TV8-301, bem menor que os primeiros e muito mais compactos. Isso foi possível porque as válvulas de transmissão foram substituídas por transistores que não ocupavam tanto espaço assim dentro da caixa. Eles também ficaram muito mais fáceis de ligar.
  • 2002 – Foi a partir de 2002 que podemos falar que a televisão chegou ao terceiro milênio. Diversas novas tecnologia foram lançadas e as TVs não somente diminuíram de tamanho e tornaram-se muito mais compactas, como também as imagens em alta definição passaram a ser implantadas ao redor do mundo. Foi nessa nova fase que as televisões em plasma ganharam o mercado e vêm sendo popularizadas cada vez mais até hoje.

Agora que você já sabe como foi inventado esse aparelho tão funcional e utilizado no seu dia a dia, com certeza ao assistir um programa de televisão, vai começar a imaginar mais e entender mais como é feita essa mágica de transmissão de imagem para um aparelho tão simples e tão eficiente para o nosso dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.