Drivers: O que São?

Um termo que geralmente complica a cabeça de quem é novo no mundo da informática é, certamente, os chamados “drivers”. Essa é uma palavra usada comumente na internet, como sites que se especializam em downloads desses arquivos e também fóruns de ajuda sobre os mesmos.

Mas então você se pergunta: “afinal, o que é um driver”? E o mais importante, eu realmente preciso me preocupar tanto com drivers? Nós veremos agora.

Drivers de Computador

Drivers de Computador

Pilotando Hardwares

A palavra driver, traduzida ao português, significa “piloto”, “motorista”. Apesar de tal nome parecer estranho à primeira vista, é exatamente o que o driver é: um piloto, um controlador.

A grosso modo, um driver é um software (excetuando alguns raros casos e estilos, é um software sem interface visual) que controla, regula e ordena algum hardware instalado internamente ou externamente em seu computador. Vamos pensar de um modo mais fácil: certamente, ao comprar um celular, um aparelho de MP3, uma webcam ou qualquer outro aparelho eletrônico que se conecte ao computador por meio de cabos, você recebeu junto um pequeno CD. Mesmo que na maioria das vezes não seja necessária sua utilização, aquele disco é o driver do aparelho adquirido.

Se você nunca pilotou um carro antes, ao ganhar um, precisará de instruções para saber como pilotá-lo, certo? E mesmo que pilote tal automóvel, caso recebesse um helicóptero, também seria necessário alguma aprendizagem, correto? Com o computador é a mesma coisa: é necessário instalar o driver, que irá “ensinar” a sua máquina a reconhecer e fazer tal aparelho funcionar.

Gerenciador de Dispositivos

Gerenciador de Dispositivos

Mesmo que você não imagine, todas as peças de seu computador precisam de drivers: a placa de som, a placa de vídeo, a placa de USB, a placa de rede, o leitor e gravador de CD/DVD, o HD e até mesmo, em alguns casos, a memória RAM. Você não tem o trabalho de instalar todos porque eles já vêm de fábrica; ou então, mesmo os Windows mais novos já possuem alguns drivers universais que são ativados caso o aparelho conectado seja mais comum (como um simples pen-drive, por exemplo).

E se Ele Esquecer Tudo?

E então você pergunta: “e por que tenho que me preocupar com tais drivers, já que os mesmos vêm instalados de fábrica?”. Simples. Um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam com os drivers são quando elas formatam o computador. Se você já passou por essa experiência feita por uma pessoa não experiente, certamente o som parou de sair, o vídeo não está com aquela qualidade ou seu pen-drive não conecta mais.

Usuário

Usuário


Isso ocorreu (principalmente quando na formatação um novo sistema operacional é instalado) porque, desde que todas as informações se perderam, os drives também sumiram. É como se o computador tivesse “esquecido” de tudo que aprendeu.

Nesse caso, é natural que algumas funções parem de funcionar. Nesse caso, a solução é usar algum programa que automaticamente procura por hardwares sem drivers, baixa os arquivos ausentes e então os instala automaticamente. Os melhores programas para esse fim são o DriverEasy e o DriverDoctor, que podem ser baixados pela internet.

É bom deixar esses programas sempre prontos; nunca se sabe quando um driver vai dar defeito e deixar você na mão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.