Hardware e Seu Funcionamento: Informações Principais

É evidente que a informática e os computadores revolucionaram a sociedade atual, proporcionando um grande avanço no processo de divulgação de informações e conhecimentos, de uma forma nunca vista antes. Cada vez mais, o preço de computadores e outros avanços tecnológicos caem, e a internet está cada vez mais acessível.

Todo esse avanço proporcionou mudanças na sociedade, e até mesmo derrubou regimes ditatoriais, como o que ocorreu no Egito, no início do ano, quando o movimento que derrubou o ditador Mubarak teve início pela internet.

Hardware e Seu Funcionamento Informações Principais

Mas, você sabe como funciona o sistema operacional de seu computador ? É importante conhecer os principais componentes, para auxiliá-lo na sua próxima compra, ou para escolher os periféricos e softwares adequados para a sua máquina. Leia a seguir mais informações.

De uma maneira geral, o sistema operacional dos microcomputadores precisa de três componentes básicos:

Hardware – o microcomputador digital é composto por componentes interligados em conjunto, que são: memória principal, discos magnéticos, processadores, impressoras, terminais, registradores, discos magnéticos, e também de dispositivos físicos diversos (hardware).

Esses dispositivos fazem a manipulação dos dados em formato digital e proporcionam uma representação da forma confiável. Em geral, os componentes do computador são todos agrupados em três subsistemas principais: Unidade Central de Processamento (CPU), dispositivos de entrada e saída e a memória principal.

Hardware e Seu Funcionamento Informações Principais

Esses três subsistemas, também chamados de unidade funcional, e marcam presença em todos os computadores com tecnologia digital, mesmo que seus recursos variem nas diversas arquiteturas que são produzidas e comercializadas pelos fabricantes dos aparelhos.

Software – Somente o hardware não tem utilidade, para que o sistema funcione, deve ser usado um conjunto de programas, que servem de interface entre as capacidades de hardware e as necessidades do usuário. O trabalho dos usuários do computador se torna mais eficiente e simples com softwares adequados às tarefas e aplicações necessárias.

Dados – São armazenados em formato de bits, como o que também acontece com os softwares. O sistema de dados precisa ter condições de armazenar, identificar e reparar um dado específico quando for solicitado por algum programa.

Hardware e Seu Funcionamento Informações Principais

Todo computador possui hardware, os componentes físicos, que são:

O gabinete, que possui uma unidade de alimentação elétrica e locais para encaixes das placas. As placas são circuitos elétricos agrupados que controlam, tanto o computador, quanto seus periféricos.

A mais importante deles é a placa mãe, pois nela existem circuitos integrados que gerenciam e reconhecem o funcionamento do hardware. Além disso, o processador fica acoplado na placa mãe, permitindo que o processador se comunique com os demais periféricos instalados no computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>