História da Samsung: Uma das Maiores Empresas Tecnológicas do Mundo

A Samsung é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ultimamente recebeu um destaque considerável no mundo da telefonia móvel com o lançamento da sua linha de celulares Galaxy, que chegou a ultrapassar grandes da área como a Apple e a Nokia. Além de celulares você encontrará diversos outros produtos como computadores, televisores, relógios, máquinas fotográficas e muitos outros que incluem funcionalidades tecnológicas. Por ser uma empresa de destaque no mundo inteiro, a curiosidade sobre como tudo começou e quem é o grande responsável por essa gigante da tecnologia, muitas pessoas passaram a buscar mais informações sobre a mesma pela internet. Então se você também estava com esse tipo de curiosidade de saber como, onde e porque a Samsung surgiu, trazemos um mini histórico não somente mostrando tudo desde o início, como também grandes conquistas da marca.

http://www.youtube.com/watch?v=-ckury7rZFo

A Grande Samsung

Não é novidade que os orientais dominaram o mundo quando o assunto é tecnologia. As suas grandes invenções vêm mudando o mundo há alguns anos e cada vez mais, novas ideias vão aparecendo e melhorando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. No caso da Samsung, tudo começou na Coreia com o grup Samseong Geurup, que em coreano era representado pelo gráfico 삼성그룹. A sede está em Seul, na Coreia do sul e desde os primeiros anos até hoje, essa empresa é uma corporação multinacional e atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação, colocando sua marca em diversos produtos tecnológico e alguns até, exclusivos da marca. A Samsung chegou a uma importância tão grande para o seu país de origem que as suas receitas chegaram a um patamar tão elevado que passou a ser considerada como um PIB de um país. Levando em consideração a essa afirmação, se a Samsung fosse um país, de acordo com esse “PIB”, ela seria o Estado que ocuparia o 35º lugar de mais rico do mundo. Dirigida por uma família inteira, o que fez com que a empresa ganhasse ainda mais sustentação no mundo econômico, a Samsung é encabeçada hoje por Lee Kun-Hee, Icónhi, que é o terceiro filho do fundador da marca, Lee Byung-Chul ou Ibyónchól. Para trabalhar hoje na Samsung não basta apenas gostar de tecnologia. A sua importância cresceu tanto dentro da Coreia do Sul, que atrai profissionais de todas as partes do mundo e hoje encabeça a empresa com os funcionários mais inteligentes do mundo, sendo 25% dos seus empregados, munidos de certificados de alto grau como o de doutorado ou equivalente a este. O nome da empresa também está ligada à grande eventos e outras empresas, sendo a Samsung patrocinadora grande nome do futebol ao redor do mundo como o time do Chelsea Football Club. Aqui no Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista e a Sociedade Esportiva Palmeiras já tiveram a bandeira do Suwon Samsung Bluewings estampadas em seus uniformes oficiais, como patrocinadores.

As Origens da Samsung

Tudo começou no dia 1 de Março de 1938, quando o coreano Byung Chull Lee resolveu começar um pequeno negócio na cidade de Taegu, na Coreia do Sul. Na época ele possuía apenas 30.000 won, que é a moeda oficial da Coreia, o que não era um investimento muito elevado, portanto a Samsung começou como toda pequena empresa de cidade. As primeiras transações da marca foram apenas de produtos totalmente diferentes como por exemplo, peixe seco, vegetais e frutas coreanas. Esse produtos eram importados para duas cidades da China, Manchúria e Beijing. Em pouco tempo, Byung Chull Lee conseguiu colocar alguns poucos moinhos, máquinas de confeitaria, operações de manufatura e vendas no comércio. Apesar de ainda arcaica, a vontade de crescer do empresário fez com que estas se multiplicassem em muito pouco tempo. A partir de então, novas raízes começaram a ser construídas e a Samsung foi migrando de um tipo de mercado até chegar na tecnologia e passar a se aprimorar nessa área, o que fez com que cada vez mais ganhasse popularidade não somente em seu país, como também nos países vizinhos.

As Origens da Samsung

As Origens da Samsung

Samsung no Mundo

A Samsung precisou de um tempo entre 1938, quando foi lançada, até 2011 para conseguir dominar o mundo. Vamos concordar que não é um tempo curto mas da forma como a empresa ganhou todos os país do planeta, a estabilidade é maior do que muitas que levaram muito menos do que isso. E janeiro de 2011 a Samsung Electronics contava com a presença de 206 filiais ao redor do mundo, tanto responsáveis pela distribuição de seus produtos, como também pela sua montagem. Dessas 206 filiais, 10 são sedes regionais que estão espalhadas por todos os continentes, mas a matriz ainda está localizada Coreia do Sul, na cidade de Seul como citamos mais acima. Uma dessas sedes recebeu destaque em 2009 por conseguir bater inclusive da “empresa mãe”, que foi a sede da África.

Samsung em Portugal

A primeira Samsung aberta fora da Coreia foi a de Portugal, iniciada em 1980. A partir de 1982, a empresa que só repassava os produtos da matriz, passou também a fabricar as suas próprias peças. Nessa mesma época, a Alemanha começava a se preparar para receber o segundo escritório da Samsung do mundo, em Manique , no Alcoitão, tendo suas atividades iniciadas em 10 de Setembro de 1982. Depois de alguns anos, essa fábrica de Portugal acabou migrando para a Região Norte da Europa, o que fez com que a Samsung em Portugal se transformasse em uma filial comum, como as outras ao redor do mundo, mas não deixando de receber destaque até hoje em dia.

Você Sabia Que…

Em coreano a palavra Samsung significa “3 estrelas”. Por esse motivo o primeiro logotipo da empresa era composto pelo nome da empresa, sempre em caixa alta como permanece até hoje e o símbolo de três estrelas. Somente em 1993, durante o aniversário de 55 anos da marca, que as estrelas foram retiradas e a empresa passou a adotar apenas o SAMSUNG e em letras especialmente desenvolvidas para isso. Hoje a marca estampa diversos produtos ao redor do mundo. Se você quer conhecer mais sobre a marca assim como os produtos comercializados pela mesma, visite o site totalmente em português clicando aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • teparabensnho na minha varios produtos da sansung nao esperava nao esperava que aimpresa sansung fosse tao gigantesca assim

    raimundo nonato oliveira 30 de janeiro de 2014 11:43
  • Uma história de muitas lutas, e de um grande sucesso. adorei ler e claro que tenho de parabenizar todos os diretores e administradores dessa grande empresa que hoje gera milhares de emprego em varias regiões do mundo. Isto é uma linda e verdadeira história!!!

    acyr nurille 18 de abril de 2014 18:10
  • São exemplos como estes que dão forças para o nascimento de novo micro e pequenas empresas.

    marcus 18 de maio de 2015 4:54
  • Pingback: Samsung blog: uma análise completa - E-commerce e Marketing Digital: Agência E-Plus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.