Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

O povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo quando se trata de empreendedorismo, mas nem sempre consegue levar adiante a sua empresa porque não tem condições de bancar a estrutura necessária para a mesma. Pensando em fomentar essa noção empreendedora no âmbito universitário, um dos mais fervilhantes de ideias de inovação, as universidades têm criado as chamadas incubadores de empresas de base tecnológica.

O país vive uma carência de desenvolvimento de tecnologia própria, mas pode dar a volta por cima com a dedicação dos estudantes que estão buscando criar empresas e produtos que possam contribuir para o futuro. Dessa forma as incubadoras funcionam como aquele empurrãozinho que faltava. A seguir vamos responder algumas das principais dúvidas que os universitários tem em relação a essa empresa.

O Que é Uma Incubadora de Empresas?

Essa é a principal questão para quem está entrando agora num curso universitário e se vê diante de diversas possibilidades. Uma incubadora de empresas consiste numa estrutura montada para dar apoio a empresas iniciantes. Dessa forma oferece um espaço físico para que as atividades sejam desenvolvidas além de suporte técnico e gerencial no decorrer do desenvolvimento do negócio.

Algumas universidades dão ênfase para empresas que se iniciam através de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico. As incubadoras de base tecnológica visam que os seus alunos tenham as ferramentas necessárias para desenvolver produtos e tecnologias.

Público-Alvo das Incubadoras

Essa também é uma questão que aparece quando alguém começa a cogitar a possibilidade de incubar uma ideia. O público-alvo das incubadoras universitárias consiste em estudantes da própria universidade, mas outros tipos de incubadoras recebem empreendedores, cientistas, empresas que estão desenvolvendo projetos, serviços e produtos que tenham a tecnologia como base.

Como se Apresentar?

Muitas vezes os empreendedores têm alguma ideia do que desejam fazer, mas não tem uma empresa formalizada ou mesmo um plano de negócios. Em algumas incubadoras é necessário já ter um projeto pelo menos esboçado, mas saiba que em muitas delas é possível ter apoio para desenvolver as ideias e produtos de forma a saber se serão viáveis antes da instalação.

Geralmente as incubadoras de empresas possuem programas de pré-incubação em que acompanham a formalização do projeto para o papel até mesmo para terem uma base melhor de escolha daquelas empresas que serão incubadas. A partir do momento que você encontra uma incubadora deve se informar do procedimento dela para saber como se dá essa recepção de projetos.

O que se espera geralmente dos candidatos a incubação é um Plano de Negócios desenvolvido, ou seja, um roteiro de como se pretende levantar recursos, o que se pretende fazer entre outros dados.

Quais Empresas as Incubadoras de Base Tecnológica Recebem?

As incubadoras de base tecnológica são aquelas que recebem exclusivamente empresas que tenham base tecnológica, ou seja, que trabalhem com inovação para o desenvolvimento de produtos, processos, acessórios ou componentes. Entretanto, se você tem um projeto empreendedor que não tem base tecnológica não precisa desanimar já que existem diversas incubadoras que podem recebê-los.

Existem incubadoras que recebem apenas empresas de negócios chamadas tradicionais e também as incubadoras mistas que recebem todo tipo de projeto empreendedor. Quem quer desenvolver um projeto para o Terceiro Setor também encontra incubadoras próprias para o desenvolvimento de projetos e programas sociais assim como existem ainda as incubadoras culturais que dão apoio a programas de cultura como teatro, canto e outros.

Vantagens de Ser Uma Empresa Incubada

Quando um projeto é incubado significa que passou por uma criteriosa avaliação e que se trata de um negócio com muito potencial para dar certo. Além disso, as empresas incubadas estão num ambiente próprio para se desenvolverem e para assim terem mais chances de se estabelecer no mercado.

De acordo com dados de pesquisa da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) 93% das empresas que nascem no processo de incubação são bem-sucedidas no mercado. Muito mais do que simplesmente oferecer a infraestrutura necessária a incubação também oferece a possibilidade de trocar ideias com outras pessoas que estão no mesmo caminho, orientadores e muito mais.

Como Participar?

Cada incubadora de empresas possui as suas próprias regras quanto a escolha das iniciativas que serão incubadas, mas em geral isso se dá através de um processo seletivo em que os candidatos precisam apresentar uma proposta de negócio. No caso de incubadoras de base tecnológica a proposta precisa necessariamente ter ligação com o desenvolvimento de tecnologias e inovação.

Essas propostas passam pela avaliação de julgadores competentes para que eles possam avaliar questões como a capacidade técnico gerencial dos empreendedores além da inovação efetiva que o produto/serviço oferece. Para saber exatamente como se dá o processo seletivo da incubadora que você escolheu é importante consultar o seu site e verificar em detalhes como se dá esse processo. Fique de olho nos editais.

Empresas Incubadas tem Isenção Tributária?

As empresas incubadas precisam pagar todos os tributos de uma empresa convencional. Dessa forma as empresas incubadas não tem isenção tributária.

Tempo de Incubação

Geralmente as incubadoras estabelecem um período máximo em que a empresa pode permanecer, pois é necessário abrir espaço para outras empresas que precisem de incubação. O período de incubação costuma ser de três anos, mas vale uma pesquisa na incubadora em que você quer instalar a sua empresa. Algumas incubadoras oferecem programas de pós incubação em que as empresas continuam a usufruir de alguns benefícios mesmo depois de saírem do espaço físico.

Enfrentando o Mercado

O objetivo de empresas que estão incubadas é se prepararem para poder enfrentar o mercado com possibilidade de obter sucesso. A ideia é que a empresa com os seus próprios recursos possa se manter no universo real e ainda crescer.

Como São Formadas Incubadoras de Empresas?

As incubadoras de empresas geralmente surgem na relação de convênios e parcerias entre instituições comprometidas com o desenvolvimento de uma região como universidades, institutos de pesquisa, empresas e outro. O grande objetivo é contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Quem tem uma ideia de um projeto, mas não tem uma base para realizá-lo deve conhecer as incubadoras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.