Museu do Computador em São Paulo

O Museu do Computado, situado na cidade de São Paulo, conta com mais de dez mil peças conservadas em níveis qualitativos dentro do acervo. Está sempre com as portas abertas às pessoas que desejam fazer doações, seja da ordem tecnológica ou financeira. Com o plano de cotas a ajuda pode colaborar para que a memória da informática na cidade continue vive e estimulando as próximas gerações.

• Como Começou Tudo?

José Carlos Valle foi o principal idealizador do projeto, engenheiro com ampla experiência no mercado desde a década de sessenta, quando estas máquinas ainda eram verdadeiros mistérios entre a massa popular. Valle se especializou em calculadoras mecânicas. Atuou de maneira profissional. No início dos anos oitenta, abriu a primeira empresa voltada para manutenção de computador em toda a história brasileira: DATAROAD. Já na década de noventa do século passado abriu o primeiro empreendimento especializado na manutenção de notebooks, a 3TECH, em 1992. Quando Valle esteve na Feira da COMDEX no ano de 1998, acabou percebendo que a memória dos modelos do passado estava sendo perdido por causa da alta velocidade com que acontece a evolução no mundo dos computadores. Foi neste momento que surgiu a ideia de fundar o Museu do Computador.

• Busca de Peças e Computadores

Com a ideia inédita dentro do território brasileiro, Valle começou a procurar empresas nas quais prestou serviço nas épocas do DATAROAD para solicitar peças no intuito de montar o acervo. De início, conseguiu juntar inclusive artefatos informáticos e mainframes raros da IBM. O espaço e tempo para fazer a reunião e organização foram ficando escassos. No intuito de reservar maior estrutura física, o museu conseguiu conquistar espeço relativo em Interlagos, bairro nobre sitiado na zona Sul da capital paulista.

Busca de Peças e Computadores

Busca de Peças e Computadores

• Primeira Exposição do Museu de Computadores em SP

A primeira exposição aconteceu com a COMDEX 1999, representando enorme sucesso que contou com a cobertura das principais emissores da televisão aberta no Brasil. O público ficou satisfeito, o que representou ponto positivo, visto que grande parte dos visitantes é especialista de longa data nas áreas computacionais. Após a realização do evento a criação de José Carlos Valle ganhou títulos de único museu na América Latina, que traz como tema o respectivo assunto. Vale ressaltar que desde o início do projeto o Museu já realizou exposições para regiões distintas no Brasil. O estilo itinerante chega às empresas, faculdades, escolas, shoppings, enfim, para qualquer zona comercial que atrai multidões em busca de cultura da informática.

• Museu do Computador e Relevância Nacional

Aos poucos, as mostras do Museu foram ganhando prestígio em nível nacional por causa da qualidade dos eventos preparados para fascinar as pessoas, principalmente com o número do acervo, visto que o computador é considerado invenção nova pelo senso comum. Pensamento que fica admirado ao perceber que a informática começou antes mesmo da invenção das luzes elétricas. Na estrutura dos eventos existem painéis explicativos sobre fatos históricos da informática e dos cubos que representa máquinas marcadoras em nível histórico em suas épocas. O objetivo principal consiste em demonstrar para o maior número de pessoas possível os traços que marcaram a memória do computador no Brasil e mundo. Explicações concedidas com formatos simples e diretos. Depois da histórica COMDEX 1999, a iniciativa privada começou a conceder doações em dinheiro ou em peças. Em 2005, com a evolução o Museu foi remodelado para o formato “faça você mesmo”, fato que com certeza atraiu maior número de jovens dispostos em conhecer as novidades na prática. No ano de 2008, o aumento de peças fez com que surgisse a necessidade de maior espaço, conquistado em um enorme galpão situado na região de Itapecerica da Serra que também está adaptado para receber mostras fixas.

Coleta de Lixo Eletrônico: Museu do CPU em SP

São Paulo representa o estado com maior número de pessoas dentro do Brasil, além de estar no topo da economia federal. Estes fatos retratam que o maior acúmulo de lixo está dentro do território paulista. Alguma parte está relacionada com os lixos eletrônicos que contêm substâncias tóxicas que causam o efeito estufa, além de lançarem gases venenosos na atmosfera. Alguma porcentagem da energia solar é refletida ao universo quando chega ao planeta, atingindo assim a cobertura da atmosfera. Parte tem absorção pelos oceanos e superfícies do globo terrestre, fazendo com que aconteça ao aquecimento. Parcela do claro volta ao espaço, sendo que alguma parcela fica bloqueada por causa dos gases que geram o efeito estufa, gerando assim aumento na sensação de calor. Sem contar que o lixo tóxico gerado na grande metrópole prejudica de maneira direta as grandes vegetações, em especial a Mata Atlântica, que no início do século XXI tinha apenas trinta por cento do que na época da colonização portuguesa. Para tentar minimizar os efeitos nocivos causados pelo impacto do lixo eletrônico, o Museu do Computador recebe as coletas sem cobrar nenhum custo. Todas as doações passam pela seleção no galpão, local no qual se diferencia o conteúdo para novas mostras ou os direcionados ao pessoal da reciclagem. Os especialistas levam o lixo e os separam nas caçambas doadas por empresas capacitadas em fazer este tipo de coleta. Todos os empreendimentos que atuam em conjunto com o Museu do Computador possuem certificações.

Objetivo: Museu do Computador SP

Não existe apenas o objetivo de ser museu, mas sim a incumbência extra de ser um centro de formação para pessoas aprenderem novos conhecimentos informáticos. Neste sentido, possui programas que visam oferecer cursos de nível básico até avançado, com olhos voltados de maneira principal à população carente. Outros objetivos ambicionados e executados desde o surgimento do Museu estão voltados para a coleta correta do lixo eletrônico.

Objetivo: Museu do Computador SP

Objetivo: Museu do Computador SP

Principais Incumbências

01: As peças doadas seguem para o acervo no qual são divididas para mostras ou à empresa especializada em reciclagem;

02: Algumas peças são doadas para instituições carentes no intuito de colaborar o ideal de democracia da informática. Sempre que as peças estão funcionando são redirecionadas aos cidadãos que estão necessitando e não possuem condições financeiras para comprar computador novo.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.