O Ciclo Água no Planeta: Ciência e Aspectos Gerais

Segundo dados a OMS (Organização Mundial da Saúde), se a degradação da água do mundo aumenta junto com a média de crescimento populacional do início do século XXI pode resultar em diminuição na distribuição para o consumo por habitante equivalente a trinta por cento. Com o efeito estufa, as temperaturas ficam mais quentes e demandam maior consumo por parte de seres vivos e indústrias.

Ciclo da Água: Explicações Científicas

Para entender de maneira simples como funciona o ciclo da água que mantém a vida no planeta Terra se faz necessário entender os aspectos básicos relacionados com os princípios de condensação de evaporação. A condensação representa processo no qual os gases e vapores perdem o nível de calor e por consequência se transformar para o estado líquido. Em todos os momentos que existem transferência de calor os gases mudam a temperatura, de graus maiores para menores. Interessante notar que qualquer forma de geladeira simples utiliza este conceito no intuito de esfriar e conservar os alimentos. O equipamento fornece ambientes com temperaturas baixas que absorvem o calor, atividade conhecida como ciclo de refrigeração. Por outro lado, evaporação representa processo no qual o líquido tem a incumbência de absorver o calor para depois transformar o mesmo em vapor. Exemplos explícitos são as pequenas poças de água que se formam após as chuvas, visto que em alguns minutos elas secam em consequência da evaporação e a água “escapa” das ações do vapor. No momento em que o líquido está sujeito ao calor às moléculas se movem de maneira rápida, sendo que algumas unidades conseguem se mexer rápido o bastante para sair do líquido e carregar o calor que se forma como vapor ou gás e sobe na atmosfera. Cientistas afirmam que a atmosfera possui ação parecida com a existente nos vapores e gases. Enquanto os elementos gasosos sobem na atmosfera as temperaturas ao redor diminuem. Os vapores perdem o nível de calor conformem sobem até se condensarem na atmosfera, transformando-se assim em liquida de novo.

Como Funciona o Ciclo da Água no Planeta?

O sol possui a função de trazer iluminação para o planeta terra. Não se pode ignorar que os raios solares são responsáveis por aquecer a temperatura, visto que sem a energia solar era impossível existir vida dentro do planeta azul. O sol também aquece as águas oceânicas. Por consequência o aquecimento evapora á água que sobre ao ar no formato gasoso. O vapor da água esfria e entra em condensação em formato de gotículas que formam nuvens. Quando muito nível de água se condensa as gotas ficam pesadas, caindo no solo em forma de chuvas, granizos e neves. Somente o mínimo de água é coletado pela terra, grande parte retorna aos oceanos e rios. Não se pode ignorar o fato de que caso a temperatura do ar que existe ao redor do gás que sobe à atmosfera estiver baixa em níveis considerável, o vapor por entrar em processo de condensação e congelamento, formando assim as chuvas de nele. Até mesmo nestes casos a ação da gravidade faz com que as particular congeladas voltem ao globo terrestre.

http://www.youtube.com/watch?v=4JVQ-5-DNZc

Terceira Guerra Mundial

Em alguns momentos que o mundo sentiu a falta de recursos para continuar o crescimento econômico existiram guerras. Em prática, este representa o próprio conceito das batalhas entre nações. Com a necessidade de sobreviver não conseguem encontrar acordos legais e começam a disputar os recursos em si. Existem pensadores que aponta a água como principal motivação para a eclosão do que seria da Terceira Guerra Mundial. Neste sentido, as nações na América do Sul precisam ficar com os olhos abertos, visto que o local possui maior presença de florestas tropicais e recursos fluviais em todo o mundo.

Terceira Guerra Mundial

Terceira Guerra Mundial

Ciclo da Água no Planeta: 05 Explicações Básicas

01: O calor do sol e dos arredores é absorvido pela água ou humidade do solo;

02: Após ter absorvido calor com suficiência o conjunto de moléculas possuem força e energia para escapar do líquido;

03: O vapor sobe à atmosfera em forma de estado líquido;

04: Conforme acontece a subida a temperatura do ar ao redor diminui, fazendo assim com que o calor volte ao estado líquido;

05: A tração exercida pelo globo terrestre faz com que aconteça a queda do gás em estado líquido, completando o ciclo da água.

Confira a animação feita pela NASA que explica de maneira simples e eficaz como funciona o ciclo da água

Dia Mundial da Água: 22 de Março

Desde o ano de 1992 as Organizações das Nações Unidas declarou o documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. O objetivo principal do projeto consiste em preparar as consciências dos seres humanos com relação aos estragos que a escassez do recurso natural pode trazer ao planeta Terra. Após um ano a ONU definiu como o dia XXII de março como Dia Mundial da Água. A escolha vem de encontro às recomendações feitas pela Conferência das Nações Unidas relacionadas como o meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Texto reservado no capítulo XVIII da Agenda XXI. O primeiro artigo da declaração diz que a água deve ser encarada como patrimônio do planeta, sendo plenamente responsável aos olhos de todos. Neste sentido se faz necessário entender que não somente o poder público como também os cidadãos precisam participar de forma direta nas ações que visam combater a degradação da água doce, recurso considerado em extinção cuja falta pode resultada na extinção da vida humana dentro do globo terrestre.

O segundo artigo diz que a água representa a seiva central do planeta, justamente por dar condições essenciais para que vegetais e animais originem desenvolvimento. O direito de usufruto da água representa direito fundamental e inerente às necessidades do ser humano. Porém, assim como diz o terceiro artigo da declaração, os recursos naturais que transformam a água potável acontecem de maneira lenta, além de serem frágeis e limitados. Neste sentido se faz necessário realizar o manejo e  manipulação da água com alto nível de racionalidade. Tenha em mente de que o futuro e equilíbrio do globo terrestre dependem das preservações dos ciclos da água.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.