O Que é QR CODE?

Código QR (abreviação de Quick Response Code) consiste na marca de tipo de matriz de código de barras, em inicial concebido à indústria automotiva no Japão. Códigos de barras são etiquetas legíveis por máquina óticas ligadas aos itens  de informações de registro relacionadas ao item. Foi patenteada. No entanto, o seu titular da patente optou por não exercer o direito.

Características Gerais

O sistema de código QR se tornou popular fora da indústria automotiva devido à capacidade de leitura rápida e de armazenamento em comparação com padrão de códigos de barras UPC. O código é composto de módulos de negros dispostos em grade quadrada no fundo de cor branca. A informação codificada pode ser composta por quatro tipos padronizados (“modos”) de dados (numérico) ou, através de extensões suportadas. Código QR é dispositivo de imagem, tal como uma câmera, formatado por algoritmos de software subjacente à correção de erros até que a imagem possa ser interpretada de forma adequada. Em seguida os dados são extraídos a partir de padrões presentes em ambos os componentes horizontal e vertical da imagem. Como variedade de indústrias utilizando o código QR pode existir rastreamento de produtos, identificação, controle de tempo, gerenciamento de documentos e fins de marketing em geral.

Características Gerais

Características Gerais

Invenção do QR CODE?

Inventado no Japão pela Toyota em 1994 para rastrear veículos durante a fabricação. Projeto para permitir a varredura no componente de alta velocidade. Desde então, se tornou um dos mais populares tipos de códigos de barras bidimensionais. Ao contrário do código de barras unidimensional, digitalizado de modo mecânico por feixe estreito de luz a extrair dados. O código é detectado por imagem digital bidimensional e sensor de imagem semicondutor, analisado via processador programado. O processador localiza as três partes distintas nos cantos da imagem e usa quadrado menor para normalizar ao tamanho, orientação e ângulo de visão. Os pequenos pontos são convertidos em números binários e marcados por código de correção de erros.

Usos: Código QR

Originalmente concebido para usos industriais, os códigos QR se tornaram comuns na publicidade do consumidor. Usuários de smartphones podem instalar aplicativo com scanner que pode ler código exibido e converter à URL em direção do navegador para o site de determinada empresa, armazenar ou associar o produto ao código de informação específica. No setor de compras, sabendo o que faz com que os consumidores sejam motivados quando se aproxima de produtos pelo uso de códigos QR, os anunciantes e profissionais de marketing usam o comportamento de digitalização para aumentar o poder de consumo a promover melhor impacto no anúncio e comercialização. Como resultado, o código QR se tornou foco de publicidade estratégia, uma vez que fornece acesso rápido e fácil para o site da marca. Além da mera conveniência ao consumidor, a importância da capacidade é que aumenta a taxa de conversão (seja no aumento à chance do contato com a propaganda a converter à venda). Sem qualquer demora ou esforço traz o espectador ao site do anunciante imediatamente.

Usos: Código QR

Usos: Código QR

Embora tenha sido usado de maneira inicial para rastrear peças na fabricação de veículos, o código é usado a gama maior de aplicações, incluindo o acompanhamento comercial, entretenimento e bilhetes. Em junho de 2011, The Royal Dutch Mint emitiu a primeira moeda oficial do mundo com código QR para celebrar o centenário do atual edifício e instalações. O dinheiro foi capaz de ser digitalizado por smartphone e “linkado” ao site especial com conteúdos do evento histórico e opções para modificar o design monetário. Códigos QR podem ser usados para armazenar informação na conta bancária ou cartão de crédito, especificamente projetado para trabalhar com aplicações de provedor para pagamentos particulares. Existem várias aplicações de teste de pagamentos com o sistema ao redor do mundo. Em novembro de 2012, os pagamentos de códigos QR foram implantados em maior escala na República Checa, quando formato aberto para a troca de informações de pagamento foi apresentado e aprovado pela Associação Bancária Checa – solução oficial do país. Não se pode ignorar a importância dos Códigos QR para conectar em sites: QR Code é exibido na página da tela do computador e quando um usuário tem o smartphone verificado. A autenticação é realizada por servidor.

Sistemas Operacionais Móveis

Códigos QR podem ser usados no sistema operacional Google Android e dispositivos IOS (IPHONE / IPOD / IPAD), bem como Nintendo 3DS. O browser suporta redirecionamento URI, que permite aos códigos QR enviar aplicações existentes no dispositivo. No IOS, da Apple, leitor de QR não é incluído de fábrica, mas possuem quase cinquenta aplicativos pagos e gratuitos disponíveis tanto com a capacidade de digitalizar os códigos como trabalhar com URL externa. Google Goggles é um exemplo de uma das muitas aplicações que podem digitalizar URL para IOS e Android.

Sistemas Operacionais Móveis

Sistemas Operacionais Móveis

Armazenamento

A quantidade de dados que pode ser armazenada no símbolo de código de QR depende do tipo de dados (o modo, um conjunto de caracteres de entrada) e a correção de erros de nível. A capacidade máxima de armazenamento de caracteres (40-L) refere-se aos valores individuais do modo de entrada. QR codes criptografados não são comuns.

Correção de Erros

Exemplo de código QR com o embelezamento artístico irá analisar de modo correto graças à correção de erros. Quanto maior o nível de correção de erro, menor capacidade de armazenamento. Em símbolos QR maiores a mensagem é dividida em vários blocos de código. O tamanho é escolhido de modo que, no máximo, quinze erros possam ser corrigidos dentro de cada bloco, o que limita a complexidade do algoritmo de descodificação. Os blocos de código são então intercalados em conjunto, tornando menos provável que danos localizados a um símbolo QR sobrecarreguem a capacidade de qualquer módulo.

Graças à correção de erros é possível criar códigos QR artísticos que ainda digitam de modo correto, mas contêm erros intencionais para tornar mais legíveis ou atraentes ao olho humano, bem como para incorporar cores, logotipos e outros recursos. Indicadores de quatro bits são usados para selecionar o modo de codificação e transmitir outras informações. Modos de codificação estão misturados conforme necessário dentro de um símbolo QR.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.