O Que é Tecnologia da Informação?

Tudo o que nos movimenta hoje, envolve tecnologia. Vivemos em tempos onde a internet se tornou fundamental para o funcionamento de uma casa, de uma escola, de uma empresa, de tudo! Já é possível encontrar universidades e empresas que possuem suas estruturas todas estabilizadas na internet e você pode acessar a qualquer momento. Não é de hoje que encontramos cursos dados à distância, mas talvez, eles nunca tiveram tão em alta como hoje. De um tempo para cá, o termo internet tem virado sinônimo de oportunidade e não mais de diversão. Há uns 15 ou 20 anos, você acessava a internet para ler seus poucos emails que não passavam de mensagens de amigos ou email marketing ou então para visitar os sites que mais gostávamos. Esses acessos agregou pouco tempo depois, os portais de notícias, blogs, sites de entretenimento e hoje, assistimos TV, compramos, fazemos a feira do supermercado e muito mais. Exemplificamos esses fatos para mostrar o quanto é importante o trabalho da Tecnologia da Informação, ou TI como conhecemos mais popularmente. Nesses últimos anos, a área de trabalho da tecnologia da informação tem crescido consideravelmente e muitas pessoas ainda não tem muito conhecimento sobre o que faz um profissional desse ramo e exatamente do que a tecnologia da informação trabalha. Aqui vamos entender tudo isso e saber exatamente o que você pode fazer para se tornar um profissional de tecnologia da informação. Confira.

O Que é Tecnologia da Informação

Quando falamos em tecnologia da informação, o próprio nome já nos remete mais ou menos a área em que essa profissão atua. Aparentemente você vai pensar que pode definir um técnico em informação como alguém que trabalha apenas com computadores, o que não deixa de ser verdade, mas definir tecnologia da informação é muito mais complexo do que isso. Então pensamos na seguinte saída, vamos entender exatamente o que faz cada uma dessas áreas para finalmente entender de forma correta, o que é a tecnologia da informação em si.

A Tecnologia

Se perguntarmos a qualquer pessoa o que é tecnologia, logo vamos ter exemplos de diversos aparelhos eletrônicos que existe no mercado. Como definição, vamos ouvir que tecnologia é algo futurista, de última geração que é capaz de realizar grandes feitos de acordo com a sua utilidade. De fato, as duas exemplificações citadas acima, não estão erradas e podemos entender então como tecnologia, a funcionalidade eletrônica, que funciona por conta de aparelhos como hardwares ou softwares, são na verdade, todo aparelho que funciona independente da programação humana. A tecnologia sempre esteve muito ligada ao futuro e essa relação é puramente verdadeira. Todos os aparelhos tecnológicos apresentados ao mercado aparecem como uma novidade e prometem fazer algo novo e curioso, justamente o que leva pessoas quererem adquiri-lo. Apesar de ser algo cada vez mais presente no nosso dia a dia, a tecnologia é bem mais antiga do que podemos imaginar. Os foguetes são ótimos exemplos de tecnologia e eles são muito antigos. As máquinas inventadas para que os homens pudessem medir e resolver problemas quanto ao ambiente também são outros exemplos. A televisão, o rádio, a luz… tudo isso um dia foi considerado tecnológico, futurista, novo e revolucionário. O que queremos dizer com tudo isso, é que a tecnologia na verdade, não é um conceito ligado apenas a aparelhos eletrônicos, cheios de botões e sim, inovações que são criadas e jogadas no mercado para que facilite o nossa movimentação no dia a dia.

A Tecnologia

A Tecnologia

A Informação

Falando em informação você vai imediatamente lembrar de que? De algum tipo de TECNOLOGIA que nos faz entrar em contato com algo ou alguém. Mas a informação também é algo muito antigo e existe desde os primórdios da humanidade. A informação nasceu juntamente com a comunicação e uma não funciona sem a outra. A informação é o que nos faz associar um detalhe a um contexto em geral. Se nós falarmos para você, “branco” e não complementarmos com mais nada, essa será uma palavra que pode significar muitas coisas, entre elas a cor. Mas se falarmos “vestido de noiva” ou “principal cor para o réveillon”, você terá uma INFORMAÇÃO e consequentemente a representação mais abstrata de um fato. Como entendemos mais em cima, a informação é uma abstração de uma sentença inteira com um significado real. No caso dos computadores, essa abstração é feita através de dados, daí que entram os hardwares e os softwares.

Podemos Concluir Agora?

Entendendo bem agora o que é tecnologia e o que é informação, podemos entender que esse setor não é responsável apenas por “cuidar” de computadores, mas também, por trabalhar para que tudo o que envolve tecnologia se mantenha em atividade. Levando em conta então a sentença citada acima, onde concluímos que a informação computadorizada é feita através de dados, podemos questionar o porquê ser “tecnologia da informação” e não “tecnologia de dados”? Sim, podemos! Mas a explicação para isso é muito simples,pois se mesmo que façamos a tecnologia computadorizada através de dados, estes precisarão de pessoas capacitadas para ajudar nesse processamento e na transmissão de dados, o que no final das contas gera a informação. Entenderam melhor agora? Quando você abre o site do seu banco, por exemplo, e solicita alguma informação, ela é gerada através de dados e rapidamente ficam disponíveis para você. Mas essa informação chega até você, mais rapidamente porque atrás desse sistema, existe um profissional da tecnologia da informação do banco, que trabalha para o seu bem estar e seu acesso rápido.

Podemos Concluir Agora?

Podemos Concluir Agora?

Como Ser um Profissional de Tecnologia da Informação

Existem alguns cursos disponíveis para essa área. Conheça alguns:

Bacharelado em:

  • – Ciência da Computação
  • – Sistemas de Informação
  • – Engenharia de Computação
  • – Engenharia de Controle e Automação
  • – Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Curso Técnico

  • – Técnico em Sistemas de informação

Existem ainda os cursos de especialização focada mais em uma área como o setor de Games, que cresce consideravelmente a cada dia. Se você tem interesse em apostar na área de tecnologia da informação, basta procurar uma universidade mais próxima de você e se informar sobre os cursos disponíveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • com esta página foi capaz de aprender muita coisa…………. e um dia mi tornarei um engenheiro informático

    devilson 16 de janeiro de 2014 5:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.