Rotina de Proteção Virtual

O roubo de identidade pode ser uma grande desvantagem para quem a sofre, independente de onde foi cometido o delito. Não é tão difícil de ver que a queixa de roubo de identidade está sempre no topo das paradas de sucesso das dores de cabeça online.

Identidade

Além disso, o roubo de identidade custa aproximadamente 53 milhões de dólares anualmente em prejuízos. Esse total inclui todos os tipos de perda, como a perda de sites, de negócios e de vítimas individuais.

De Onde Partem Esses Roubos

Várias pessoas supõem que o roubo de identidade acontece somente pelo uso de seu cartão de crédito na internet, ou ainda pelo uso de serviços bancários baseados na web. Essencialmente, os estudos mostram que 70% de todos os casos de roubo de identidade foi resultado de um “trabalho interno”.

Roubos

Isso significa que um empregado ou colega de trabalho de um negócio onde você procura ofertas pode ser um ladrão de identidade. Além disso, muitas vezes, o que resulta em tais casos é que o autor não é sequer um empregado, é o empresário que protagoniza o papel de ladrão de identidade.

Uma outra revelação surpreendente é que em 20% dos casos em que o roubo de identidade é relatado, as vítimas conheciam o ladrão de identidade ou são relacionadas a eles. Uma das regras mais valiosas em se proteger contra o roubo de identidade é ser muito cuidadoso com quem você compartilha suas informações. Estes vários tipos de roubo de identidade e dicas para evitar que isso aconteça podem ajudá-lo a se proteger.

Os e-mails de Phishing

Todos nós recebemos e-mails de “phishing”, e alguns parecem muito realistas. Não caia nessa. Se você receber um e-mail que parece ser do seu banco, lojas que você compra, agências governamentais ou talvez as pessoas que querem “ajudar” ou que têm uma “oferta de emprego”, não mande abrir qualquer tipo de conteúdo ou anexo e apague esse email imediatamente, de preferência sem deixar ele na lixeira.

O Golpe do Cartão

Um golpe de roubo de identidade bastante recente é aplicado por email, chamando os titulares de cartão de crédito, fingindo ser a empresa do cartão. Os mais desavisados enviam todas as suas informações pessoais e, bam! Eles acabaram de ter a identidade roubada. Se você receber uma mensagem desse tipo, ligue para o telefone da sua central de atendimento e avise a operadora de seu cartão.

Suas Contas e Extratos Bancários

Assim que você receber sua fatura ou extratos bancários do mês, abra e olhe com cuidado. Se você ver que há lançamentos não autorizados ou retiradas, informe imediatamente sua central, para bloquear suas informações.

Golpes

Além disso, se suas contas não chegarem a tempo, verifique com sua operadora, pois pode ser resultado de que alguém tenha modificado suas informações de correspondência para esconder as cobranças fraudulentas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • concordo com o post, mas faltou dizer que se o computador está progido já é uma garantia de que nenhum vírus poderá tomar conta, roubando. Claro fizer uso de um bom antivírus. eu uso um bem bom e procuro sempre alertar as pessoas a respeito disso. Uso o psafe e indico pois estou a um bom tempo sem pegar no vírus no meu pc

    julio 24 de outubro de 2013 13:47
  • O negócio é manter o pc sempre atualizado com antivirus. Esse psafe é bom mesmo? Eu já ouvi muitos conhecidos falando que é ótimo, mas nao testei ainda.

    Reyan 4 de dezembro de 2013 15:32
  • Concordo plenamente com o julio…. também uso o psafe e acho um ótimo antivirus. Uso também o navegador e os apps pra android.

    Virgilio 5 de fevereiro de 2014 16:48
  • Olá… bom saber que mais pessoas usufruem do mesmo antivirus que eu. Isso quer dizer que existem menos arquivos com virus compartilhados na web. tbm uso o psafe virgilio e realmente, é o melhor gratuito que ja testei

    Antonio 6 de fevereiro de 2014 14:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.