Rotina de Proteção Virtual

Uma das áreas mais exploradas atualmente é, sem dúvida, a da tecnologia de informação, ou seja, o TI. Durante os anos 1990, já se esperava que a tecnologia da internet iria dominar o planeta. Mas não se imaginava que isso seria tão rápido de acontecer. O que se aguardava era que iria ser uma tecnologia que, gradualmente e bem devagar, iria tomar o lugar de mídias já consagradas entre as pessoas, como é o caso do Rádio e da TV.

Mas, a partir de 2005, isso começou a mudar: o lançamento de vários tipos de celulares por marcas como Motorola e Nokia, com a possibilidade de conexão à internet foi um teste para a vinda mais tarde dos smartphones que conhecemos hoje. Aliás, a febre pelo smartphone começou a partir de 2007, quando a gigante de tecnologia Apple, sob o comando de Steve Jobs, lançou aos consumidores o mítico iPhone, que conseguiu reescrever tudo o que a gente conhecia sobre os celulares.

Steve Jobs Lançando o Iphone

Steve Jobs Lançando o Iphone

Mas não foi somente a indústria de comunicação que conseguiu se reinventar em relação aos celulares: diversos cantores renomados, percebendo que o futuro rumava para a digitalização, começou a trabalhar mais nesse sentido: em 2005, por exemplo, a cantora Madonna, em parceira com a Motorola, colocaram o seu álbum, Confessions On a Dance Floor, inteiramente em um celular lançado pela marca, além de disponibilizar o álbum via download na internet.

Atualmente, fazemos várias transações pela internet, desde compras em sites a até transferências bancárias. Tamanha revolução tecnológica que propiciou isso, né? Mas saiba que, juntamente com os benefícios, os riscos cresceram na mesma proporção.

Aqui nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre as medidas de proteção que devemos tomar em relação às modernidades que vem surgindo em relação à internet. Vamos lá?

As Transações Econômicas Pela Internet

Transações Econômicas Pela Internet

Transações Econômicas Pela Internet

Em 1990, a internet tinha acabado de ser disponibilizada para a população em geral. Com o primeiro intuito de servir como uma rede de troca de informações militares, um outro sistema muito mais eficaz foi lançado e a partir daí, o projeto de internet se transformou público para a sociedade. Só que, naquela época, a internet era bastante limitada. E, mesmo com essas limitações,  não impediu que pessoas previssem que as outras iriam adorar fazer compras na comodidade de suas casas. Um homem percebeu isso: estamos falando de Jeff Bezos, que fundou, em 1994, a Kadabra, empresa especializada em vender livros pela internet. Acreditando que isso seria o futuro, Bezos não somente estava certo que, antes dos anos 2000, já era um homem bilionário. A Kadabra passou para Amazon, sendo uma das maiores empresas de venda e entrega de produtos comprados pela Internet de todo o planeta.

Os Anos 2000

Nos anos 2000, várias outras empresas já consagradas no ramo varejista, passaram a investir em plataformas online para vender os seus produtos a preços mais competitivos. No Brasil, essa moda começou a pegar força no final da década de 2000 e hoje é um dos principais meios de compra do brasileiro, que pode ter a oportunidade de pagar mais barato por um produto que, na loja física, pode estar com um preço muito acima do praticado online.

Ilustração de Venda Online

Ilustração de Venda Online

Quando nós realizamos compras online, são solicitados vários tipos de documentos para comprovar que somos nós mesmos. E é aí que reside o problema: se os nossos documentos caírem em mãos erradas, a probabilidade de que possamos cair em um golpe é demasiadamente alto.

Cuidado com As Ofertas Tentadoras

Então, fica o alerta: caso você tenha visto uma oferta super tentadora na internet e já deseja de cara comprar, preste atenção em quem fez a oferta. Assim que se atentar a este fato, preste atenção, também, no estilo do site onde a oferta está hospedada. Confira se é um site que atende aos requisitos de segurança (se existe o cadeado fechado na parte superior esquerda, do lado do link). Observe também se o design é correspondente e se não há erros de grafia: sites falsos costumam ter essas lambanças de vez em quando.

Se não tiver certeza sobre a veracidade do site, é melhor que você não realize as compras. É melhor deixar de passar aperto do que fazer a compra e ficar apreensivo esperando um resultado não muito empolgante.

Ilustração Sobre Propaganda Enganosa na Internet

Ilustração Sobre Propaganda Enganosa na Internet

A mesma coisa deve ser observada caso você resolva fazer transações financeiras pelos aplicativos dos bancos. Tenha a certeza que você baixou tais aplicativos diretamente da loja oficial do sistema do seu celular – Play Store, para o caso do Android e Apple Store no caso do iOS – e veja se o desenvolvedor do app é, realmente, o da instituição financeira de sua escolha. Isso é muito importante ser seguido pois existem diversos aplicativos nessas lojas de apps que prometem o mesmo serviço bancário que as instituições já conhecidas e podem acabar roubando os seus dados.

O que é recomendado também que sempre observe os arquivos que são baixados em seu computador ou em seu celular. Se existir alguma dúvida sobre a procedência destes, o ideal é fazer com que você retire os arquivos suspeitos e, fazendo uso de antivírus, escaneie todo o equipamento em busca de possíveis vírus. Vale a pena lembrar que, apesar de existir, o antivírus para smartphone não é recomendado pois, além de desnecessário (se você somente baixa coisas do Google Play) ele pode acabar com a autonomia de sua bateria e de sua memória RAM.

Os Antivírus

Quando nós iniciamos a nossa peregrinação na internet, pode ter sido bem comum uma recomendação que muitas pessoas  devem ter passado: antes de tudo, baixe um antivírus. Realmente: na internet, existem diversas ameaças que podem comprometer o funcionamento de nossas máquinas. Nesse caso,  o melhor a se fazer é instalar um antivírus e deixar com que ele faça o trabalho de escanear a procura de vírus e outros elementos maliciosos que possam ter sido instalados em nossas máquinas.

Mas, é importante saber que é sempre necessário que se faça a atualização desses antivírus, haja vista que, todos os dias, milhares de novos vírus são jogados na grande rede. Ou seja, a vigilância deve ser constante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • concordo com o post, mas faltou dizer que se o computador está progido já é uma garantia de que nenhum vírus poderá tomar conta, roubando. Claro fizer uso de um bom antivírus. eu uso um bem bom e procuro sempre alertar as pessoas a respeito disso. Uso o psafe e indico pois estou a um bom tempo sem pegar no vírus no meu pc

    julio 24 de outubro de 2013 13:47
  • O negócio é manter o pc sempre atualizado com antivirus. Esse psafe é bom mesmo? Eu já ouvi muitos conhecidos falando que é ótimo, mas nao testei ainda.

    Reyan 4 de dezembro de 2013 15:32
  • Concordo plenamente com o julio…. também uso o psafe e acho um ótimo antivirus. Uso também o navegador e os apps pra android.

    Virgilio 5 de fevereiro de 2014 16:48
  • Olá… bom saber que mais pessoas usufruem do mesmo antivirus que eu. Isso quer dizer que existem menos arquivos com virus compartilhados na web. tbm uso o psafe virgilio e realmente, é o melhor gratuito que ja testei

    Antonio 6 de fevereiro de 2014 14:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.