Sede do Facebook no Brasil

Atualmente, milhões de pessoas participam de alguma forma das redes sociais existentes (exemplos: Facebook, Orkut, Twitter, Youtube, etc.), as redes sociais podem ser consideradas como uma das grandes febres do momento. Mais de 01 bilhão de pessoas usam alguma rede social em todo o mundo, e a que é mais usada atualmente é o Facebook, que conta com aproximadamente 90% dos usuários. O Facebook possui mais 900.000 de usuários em todo o planeta. No Brasil, no final de 2012, existiam mais de 64 milhões de perfis, o que significa dizer que aproximadamente 33% da população está se conectando ao Facebook. Os usuários utilizam as redes sociais principalmente como meio de comunicação entre os amigos, mas elas podem servir como meio de compartilhamento de conhecimentos, auxilio na recolocação profissional, canal de marketing pessoal e negócios, etc..

Sede do Facebook no Brasil

Sede do Facebook no Brasil

O Facebook

A rede social Facebook foi criada em 2004 nos Estados Unidos, por um grupo de universitários liderados por Mark Zuckerberg, e tinha o seu acesso restrito aos universitários norte-americanos. Em 2006, o Facebook teve seu acesso liberado para qualquer pessoa que quisesse fazer o registro de qualquer lugar do mundo. As principais atividades realizadas pelos usuários do Facebook são: compartilhamento de fotos, interação com os seus amigos que também usam o Facebook (combinar encontros, dar sua opinião sobre a festa que aconteceu na noite anterior), conhecer outras pessoas, etc. Dessa maneira, o Facebook chegou ao Brasil, crescendo de uma forma rápida, alcançando boa parte da população, o que chamou a atenção dos seus fundadores, que para ampliação dos negócios, instalaram a sede do Facebook na América Latina, mais precisamente no Brasil, na cidade de São Paulo.

O Facebook no Brasil

No ano de 2012, o Brasil foi o país que teve o maior crescimento no número de usuários na rede social Facebook, chegando ao fim do ano a ter 64,8 milhões de usuários. Isso fez com que o país se tornasse o segundo lugar em número de perfis na rede social, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em agosto de 2011, o Facebook, observando o grande potencial de mercado existente no Brasil, abriu o seu primeiro escritório na América Latina, com sede em São Paulo. A empresa abriu essa sede, com o escritório, com a intenção de ampliar os seus negócios no país, buscando aumentar o número de patrocinadores e isso foi colaborado pelo estrondoso crescimento (29,7 milhões de novos usuários) da rede social, que quase dobrou o número de participantes no ano de 2012. Os números impressionam, pois o Facebook tem um crescimento médio de 900.000 usuários por mês no Brasil. Sendo que 20 (vinte) milhões deles acessam a rede social através de smartphones e que a cada 04 (quatro) minutos que um brasileiro navega na internet, 01 (um) minuto é com o Facebook. Isso faz apenas reforçar a fama dos brasileiros de “hard users”, pois usam os recursos das redes sociais e seus aplicativos ao máximo. Conforme os executivos da empresa existem 03 (três) razões para esse rápido crescimento do Facebook no Brasil:

  • 1)    A migração dos usuários do Orkut para o Facebook;
  • 2)    O sucesso do filme a Rede Social, que conta a história de fundação do Facebook e do seu sócio principal;
  • 3)    O fato de a rede ser acessada por grande parte dos celulares existentes no país;

E a empresa aposta que a rede social continuará em franco crescimento.

O Facebook no Brasil

O Facebook no Brasil

A Sede do Facebook no Brasil

O Facebook resolveu entrar de forma definitiva no mercado brasileiro, e para conquistar espaços está adotando estratégias agressivas, e como exemplo disso, contratou o principal executivo da Google no país, para a expansão de suas atividades. O escritório brasileiro é responsável por todas as atividades e operações em toda a América Latina, e tem por objetivo interagir com empresas que desejem utilizar o Facebook como uma forma de aproximação com os seus consumidores. Atualmente a empresa tem cerca de 50 funcionários, tendo a capacidade de abrigar até 100 pessoas. A empresa tem capacidade de expandir as suas atividades, devido aos grandes eventos de ordem mundial que se realizarão no Brasil (Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo, Olimpíadas, etc.). A sede do escritório do Facebook fica localizada na região da Avenida Faria Lima, em São Paulo, ocupando um andar completo no edifício Infinity. O Infinity é um dos prédios empresariais mais modernos do Brasil. Esse prédio é certificado na categoria ouro do selo ambiental LEED, que exige o cumprimento de uma serie de requisitos e exigências na área de sustentabilidade ambiental (exemplos: aproveitamento da água da chuva, utilização de sistemas inteligentes de iluminação, vidros de alto desempenho, etc.). O escritório da sede do Facebook no Brasil, apesar de ser moderno, é um local que demonstra pouca ostentação, refletindo os ideais e a cultura da empresa e de suas outras sedes espalhadas pelo mundo.

A sede brasileira foi idealizada seguindo os padrões da Matriz (sediada nos Estados Unidos). O escritório possui espaços abertos, com o mínimo de divisões de sala, buscando aumentar a interação e a proximidade entre os funcionários. A ideia de o espaço ser aberto é permitir que todos tenham condições de participar das discussões. Essa cultura de troca de ideias, também é refletida nas videoconferências com o criador e CEO da empresa Mark Zuckerberg, onde todos os funcionários podem participar e fazer perguntas diretamente a Zuckerberg, sem proibição de assuntos. Outra característica física do escritório brasileiro do Facebook é a existência de áreas inacabadas (exemplo: parte que falta o teto). Essas áreas têm o objetivo de mostrar aos funcionários que há muita coisa para ser realizada, essa característica existe em todas as sedes do Facebook espalhadas pelo mundo. Na cozinha, os escritórios do Facebook oferecem lanches, frutas, café, refrigerantes, etc. aos seus empregados, e essa atitude tem o objetivo de facilitar a conversa entre as pessoas, e incentivar o convívio entre os funcionários, buscando o compartilhamento de ideias e assim gerar novos produtos para a empresa. Outra característica física dos escritórios do Facebook espalhados pelo mundo é a decoração das paredes com pinturas, colagens e serigrafia. A empresa chama para a confecção desses desenhos na parede artistas regionais, para realizar o “Hack de Decoração”. O objetivo é dar uma maior personalidade ao local, dando um estilo descontraído e contemporâneo ao ambiente. No caso do escritório brasileiro, a ideia era deixar o escritório com a cara do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.