Skype e a Telefonia VoIP

Estamos na era da informação, todos sabem disso; uma das consequências dessa era é justamente a expansão e a melhoria dos meios de comunicação, visando a praticidade, comodidade e, acima de tudo, baixo custo.

Telefones convencionais logo serão coisa do passado. Os chamados “instant messangers”, os chats de internet também. Está chegando uma forma de comunicação que ainda é desconhecida, mas graças a seu custo reduzido e praticidade, logo chegará com força total.

Estou falando do VoIP, e seu principal ícone, o Skype.

Microsoft Skype

Microsoft Skype

Mas o que é VoIP?

VoIP, ou Voz sobre IP (Voice over Internet Protocol) é um tipo de telefonia que utiliza a internet banda larga para transmitir dados e sons, o que barateia muito as ligações telefônicas usando tal protocolo, sendo necessária apenas uma rede IP para realizar tal serviço. Graças ao baixo custo, muitas vezes as ligações de VoIP para VoIP são totalmente gratuitas, e as para telefones normais e aparelhos celulares, tarifadas com preços bem baixos e tentadores.

Existem alguns pontos negativos no uso do protocolo, como uma possível falta de energia elétrica; como o telefone VoIP utiliza de um modem de banda larga, sem energia seria impossível realizar ligações.

Uma das principais vantagens da tecnologia é a possibilidade de se fazer conferências, falando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Skype

Skype

O Skype

O Skype é um programa gratuito para computador,  que utiliza de telefonia VoIP para prover comunicação gratuito entre usuários do programa.

O aplicativo não é nada mais do que um comunicador como tantos outros que existem, mas ao invés do foco em chat de textos, ele traz ligações com voz e vídeo para usuários. Exatamente: usando um microfone e tendo qualquer aparelho para sair som (fone de ouvido, caixas de som) é possível utilizar o computador como se fosse um telefone. Se ambos tiverem uma webcam, podem conversar e ver suas imagens em tempo real.

Também é possível ligar para telefones fixos e celulares, além de mandar SMS, mediante a compra de um barato plano de créditos no site da própria Skype. É possível enviar arquivos de computador para computador, e fazer videoconferências também.

Há quem diga que a qualidade de som para voz e taxa de vídeo do programa seja má, mas isso depende muito da conexão de internet banda larga que o usuário possui.

TelExtreme Voip

TelExtreme Voip


O Futuro da Comunicação

Cada vez mais presente no Brasil, a tecnologia VoIP pode sim substituir completamente a telefonia convencional. O baixo custo, tanto para os provedores quanto para os usuários, fazem com que tal modalidade adquira muitos usuários e seja do agrado da população mundial.

Infelizmente umas das maiores barreiras do VoIP está justamente em seu funcionamento. Mesmo que praticamente todas as pessoas do mundo possuam telefone, ainda existe boa parte que não usufrui de internet banda larga. Logo, é necessário, antes de tudo, conseguir prover banda larga de baixos custos para a população em geral, para que então os telefones com tecnologia VoIP invadam de vez as casas mais simples.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.