Computadores x86 e x64

Computadores x86 e x64, qual o melhor para mim?

Computadores x86 e x64

Computadores x86 e x64

Uma dúvida que sempre paira sobre a cabeça de quem vai comprar um novo computador é quanto ao modelo de hardware a comprar: arquitetura x86, a chamada 32 bits, ou arquitetura x64, chamada 64 bits.
Depois de comprada a máquina, a segunda dúvida é quanto ao modelo de sistema operacional a usar, novamente aqueles números aparentemente complicados aparecem na hora de instalar o software. Como decidir afinal?

A diferença

Bits

Bits

Se você comprou um computador baseado na arquitetura 64 bits, pode instalar nele um sistema operacional baseado tanto em 32 bits, como em 64. No entanto, máquinas baseadas em 32 bits só suportam software escrito para computadores em 32 bits.

A diferença entre as duas arquiteturas está na forma do endereçamento de memória. Sistemas de 64 bits podem gerenciar quantidades de memória muito maiores que os antigos modelos de 32 bits.

Uma máquina com modelo de arquitetura x86 pode suportar no máximo algo em torno de 3,7 GB de memória RAM, mesmo que haja 4 GB ou mais instalados no computador. O sistema operacional só irá reconhecer 4 GB, sem que ele possa usar plenamente toda aquela capacidade de memória.

Computadores com sistemas operacionais de 64 bits podem gerenciar até 64 GB de memória RAM.

Por sua capacidade superior na hora de endereçar a memória instalada no computador, os sistemas baseados em 64 bits apresentam um aproveitamento de recursos bem maior que os 32 bits.

Windows x86 e x64

Softwares

Softwares

Há versões específicas de sistema operacional para cada uma das arquiteturas. O Windows 7, por exemplo, foi lançado em todas as suas versões, com exceção do Windows 7 Starter que suporta apenas o modelo 32 bits, com suporte aos dois modelos de arquitetura.

Da mesma maneira, o Windows Vista conta com suporte à arquitetura 32 e 64 bits em todas as suas versões, com exceção do Windows Vista Starter Edition.

O Windows XP conta apenas com uma versão de suporte à arquitetura 64 bits, o Windows XP 64 bits Edition.

Ao optar por instalar um Windows de 64 bits em sua máquina nova, você terá que se preocupar também com a compatibilidade de outros softwares e itens de hardware.

rivers escritos para sistemas 32 bits não irão funcionar em um sistema operacional de 64 bits. Isso se deve à exigência de assinatura digital para que um driver funcione num sistema x64, exigência esta que não existia no sistema anterior.

Ainda que a grande maioria dos softwares escritos para sistemas 32 bits também funcionem em computadores com sistemas operacionais de 64 bits instalados, poderá haver problemas de compatibilidade.

Programas extremamente antigos, como os escritos para arquitetura 16 bits não funcionarão nesse sistema. Os jogos são os maiores causadores de problemas de compatibilidade entre sistemas operacionais de 32 e 64 bits.

O meu sistema é de 32 bits ou 64?

Descobrir isso é bastante simples. Acesse o painel de controle do seu computador, em seguida o “gerenciador de dispositivos”. Se você usa o Windows Vista ou 7 digite “gerenciador de dispositivos” no menu iniciar. O quarto item do gerenciador de dispositivos se chama computador, expanda esse item e cheque o conteúdo.

Ele dirá qual a arquitetura do seu sistema.Para checar o tipo do seu sistema operacional acesse as propriedades do sistema. Clique com o botão direito em “computador” e escolha “propriedades”. Na divisão sistema, haverá a linha “tipo de sistema” em seguida o “sistema operacional de 32 bits” ou “sistema operacional de 64 bits” de acordo com o caso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.