Qual é o Melhor CMS: WordPress, Drupal ou Joomla?

Então você quer construir um site? Você tem basicamente duas opções: construir com código HTML ou escolher um sistema de gerenciamento de conteúdo. CMS é uma aplicação web que permite que você crie, gerencie e edite seu site. Se você quiser adicionar um anúncio, postar uma atualização, ou editar o site, um CMS permite que você o faça sem entrar no código ou precisar entrar em contato com o desenvolvedor web para fazer isso por você. O CMS torna sua vida mais simples. Há muitas plataformas de CMS, então antes de escolher uma, você precisa considerar algumas coisas.

Perguntas importantes

Qual é o propósito do seu site? É um site para seu negócio? Um blog? Um site de comércio eletrônico? Isso é importante porque cada um desses CMS requer características diferentes e cada CMS atende a um nicho diferente. Considere o que o seu site precisa e escolha um CMS com base nesses critérios, pois cada CMS faz algo melhor do que outro CMS.

Quem é você?

Você é um usuário final, designer, desenvolvedor ou profissional de marketing? A resposta a esta pergunta também pode ajudar a determinar o CMS adequado para você. Os CMSs variam em termos de flexibilidade, que se correlaciona com a usabilidade. Em um extremo, há plataformas “duras”. Elas fazem algumas coisas muito bem, são fáceis de aprender, fáceis de usar, e fáceis de ativar. Esta seria a plataforma ideal para um usuário ou um novato que está criando um site pela primeira vez. Do outro lado do espectro, estão os CMS flexíveis. Estes sistemas permitem fazer muito mais em seu site, mas tem uma curva de aprendizagem e requerem treinamento muito mais forte.

Qual é o Melhor CMS: WordPress, Drupal ou Joomla?

Open-Source

Os códigos para todos os três CMS citados no título estão disponíveis para todos, e qualquer um pode contribuir para seu desenvolvimento. Há CMSs proprietários disponíveis, mas você teria que pagar uma nota alta pelos direitos de licenciamento.

WordPress

O WordPress começou como uma plataforma de blogs e ainda se destaca como tal. Se tudo que você quer é um blog, não procure mais, use o WordPress. Se você é um novato e vai experimentar essa coisa de website pela primeira vez, o WordPress seria um ponto de partida ideal.

Drupal

Movendo-se para o outro lado do espectro, temos Drupal. Drupal é voltado para desenvolvedores. É o mais flexível e poderoso dos três CMSs. Nele, os sites podem ser mais dinâmicos e interativos, se criados com Drupal.  A principal desvantagem do Drupal é que um site só pode usar o máximo dependendo das habilidades de desenvolvedor.

Joomla!

Se você está no WordPress e seu site simplesmente não está fazendo o suficiente para atender às suas necessidades, e você não está completamente pronto para assumir as complexidades do Drupal, considere Joomla. É por vezes referido como “o pai dos CMSs.” A plataforma Joomla tem também muitos temas bonitos disponíveis e pode criar sites dinâmicos e elegantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.