Um Pacotão de Codecs Para seu Computador

Assistir a filmes e outros tipos de vídeos no computador está se tornando uma rotina para a grande maioria dos usuários. Os sites de vídeos estão cada vez mais populares e os computadores cada vez mais bem equipados para reproduzir toda espécie de mídia como DVDs, discos Blu-ray e mídias em formatos diversos.

Sem falar na facilidade de assistir tudo que quiser na hora que quiser. O problema é quando seu reprodutor de mídia resolve encrencar com um formato diferente e você e seus amigos ficam na mão com já com as pipocas estouradas.

Os Formatos de Mídia

O problema com mídias digitais é exatamente a portabilidade delas. Esse tipo de arquivo pode ser transportado por toda parte a qualquer hora sem perder a qualidade, seja por unidades de memória flash ou discos ou até mesmo pela internet. Existe uma infinidade de modos de se gravar esse tipo de mídia para posterior reprodução. Os chamados formatos.

Um formato de mídia é um padrão para a gravação de informações que pode ser entendido por equipamentos de reprodução que sabem “falar a mesma língua” dos equipamentos que o gravaram. Há formatos que atendem a todo o tipo de necessidade de gravação. Por exemplo, o formato 3gp usado para a gravação de vídeos em celulares.

É um formato que gera arquivos extremamente reduzidos e, consequentemente, de baixa qualidade. Porém celulares não eram muito abundantes de memória até pouco tempo atrás, logo era necessária uma solução para permitir a gravação de vídeos sem encher a memória do aparelho rapidamente.

De maneira similar há o mp3, um formato criado para a gravação de áudio para aparelhos com memória reduzida, como celulares e mp3 players. Enquanto uma musica em formato de áudio para CD pode ocupar mais de 50MB de espaço, essa mesma música pode medir entre 1 a 10MB em mp3 de acordo com o grau de compactação. Naturalmente graus de compactação mais altos tendem a reduzir a qualidade da mídia enquanto compactações menores a preservam quase completamente.

Ainda visando a portabilidade há o RMVB, um formato de vídeos bastante popular entre os aficionados por downloads. Esse formato mantém os vídeos em um tamanho razoável para transferência pela internet e o melhor, mantém a qualidade do arquivo quase intocada.

Pacotes de Codecs – A Solução Para os Problemas de Compatibilidade

Os chamados pacotes de codecs contribuem para a resolução de problemas de compatibilidade que podem se manifestar pelo mau funcionamento do Windows. Os recursos que estão disponíveis na forma de pacotes contribuem para que o usuário consiga abrir arquivos como fotos, vídeos, músicas entre outros que estejam em formatos desconhecidos para a máquina. Confira a seguir um tutorial que explica como ter acesso a um codec pack específico para o Windows Media Player.

Como Ter Acesso a um Codec Pack Para Windows Media Player

Se você tenta abrir um arquivo no Windows Media Player e ele para de funcionar como deveria é sinal de que não tem compatibilidade para rodar o formato do arquivo em questão. Para ter acesso aos codecs mais populares do media player basta seguir os seguintes passos:

  • Clique no menu iniciar e então acesse o Windows Media Player.
  • Em seguida você deverá clicar em ‘Library’ e depois em ‘More Options’.
  • Prossiga clicando sobre a aba Player e tenha certeza de que está marcada a opção ‘Download Codecs Automatically’.
  • Há ainda a opção de acessar o site de plug-ins do Windows Media Player para fazer o download e dessa forma instalar por si mesmo os pacotes de codecs.

Se um arquivo que você está tentando abrir no Media Player travar basta visitar a página da Microsoft com a opção de download automático marcada ou então fazer a instalação por si mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.